Decoração de sala para dois ambientes? Confira 5 dicas!

A decoração de sala para dois ambientes pode deixar o espaço harmonioso e aconchegante. Além disso, é possível aproveitá-lo melhor — o que, estrategicamente, dá uma ideia de amplitude diferenciada.

Um imóvel que possui muitas paredes limita as ideias e isola a conexão entre as pessoas. Por isso, a tendência do momento é usar móveis e acessórios para separar os recintos, facilitando a interação entre os moradores e visitantes.

O objetivo deste post é mostrar a vantagem de aproveitar bem os espaços e como a decoração tem um papel fundamental nesse aspecto. Continue lendo e veja 5 dicas de como decorar sua sala para dois ambientes!

Vantagens do aproveitamento de espaços

O lar dos sonhos é aquele em que todos os moradores se sentem confortáveis, seguros e conectados uns aos outros. Assim, a ideia de dois ambientes em um mesmo espaço tem sido cada vez mais difundida. A ausência de paredes aumenta as possibilidades de fazer uma decoração de sala para dois ambientes que seja, ao mesmo tempo, funcional e elegante. Em um mundo moderno e digital, é importante que as pessoas se encontrem dentro da própria casa.

No geral, quando integrada, a sala de dois ambientes concentra móveis de estar e de jantar. Logo, com dois ambientes, a circulação é mais fácil, assim como os diálogos, devido à proximidade do mobiliário. Os imóveis modernos são compactos, estruturados para um dia a dia que requer praticidade. Portanto, os apartamentos e casas enormes, com grandes cômodos já não são tão preferidos, como no passado.

São agora casas e apartamentos pequenos e compactos que priorizam as facilidades para moradores com uma rotina intensa, repleta de compromissos e pouco tempo para se dedicar aos cuidados com a arrumação doméstica. Essa é uma das vantagens da decoração de sala para dois ambientes — sem paredes, o cômodo dará a sensação de ser muito maior do que é, na verdade. Dessa forma você vai conseguir ter um espaço bastante agradável.

Os acessórios usados para complementar a decoração podem ser livros, quadros, almofadas, etc. É importante que a composição traduza a ideia de simplicidade, mas, com elegância e bom gosto. Em espaços conjugados, cada detalhe faz diferença, sendo importante ter a relevância e a utilidade conectadas. De um espaço a outro, qualquer pessoa precisa sentir a extensão e profundidade, assim como a facilidade de transitar pelos dois ambientes.

5 dicas especiais para decoração de sala para dois ambientes

A divisão da sala e transformação em dois ambientes requer cuidado e atenção, para que a decoração não cause efeito contrário. A ideia deve ser sempre de amplitude, aconchego e praticidade. Assim, trouxemos 5 ideias para você adotar em seu imóvel e deixar o ambiente bonito, acolhedor e fácil de ser usado por moradores, visitantes e, até mesmo, hóspedes. Veja o que você pode usar na decoração da sua sala!

1. Jardim vertical

O tipo mais conhecido de jardim é horizontal e ocupa maior espaço. Com uma opção verticalizada, além do aproveitamento do espaço, a aproximação da natureza dará maior energia e integração com a beleza, o aroma e a harmonia das plantas.

Entretanto, é preciso ter cuidado com os tipos de plantas usadas para montagem desse tipo de jardim. Muitas exigem luz do sol, enquanto outras preferem a sombra. Com a ajuda de um profissional, você saberá exatamente o que usar e como cuidar do seu jardim, para que ele esteja sempre bonito e saudável.

2. Espelhos inteiriços

Os espelhos podem, estrategicamente, ampliar os espaços e dar uma sensação maior de profundidade. Eles contribuem também para reforçar a luz natural, o que é importante para quem usa os ambientes para ler ou estudar.

Não importa se o seu estilo é clássico, contemporâneo, moderno ou rústico — o espelho sempre terá uma participação positiva na decoração. Você pode usar um espelho inteiriço em um lado que favoreça a luminosidade ou a imagem refletida dos móveis e das pessoas, por exemplo.

3. Cores ampliadoras

Tons neutros e claros costumam ser mais usuais em decoração de sala para dois ambientes. Além da sensação de amplitude, eles permitem que os móveis e adereços tenham mais cores — sobretudo, em um espaço menor, para não deixar o ambiente carregado. Você pode também optar por um ambiente clean e minimalista, combinando tons entre ambientes e móveis. Assim, a sala terá um toque único e especial, com uma tonalidade que beneficia todo o espaço.

4. Móveis planejados

Essa é uma das partes mais importantes na decoração de sala para dois ambientes. Os moveis planejados têm a medida adequada, de acordo com a disponibilidade de espaço. Novamente, contar com a ajuda de um profissional vai poupar tempo e dinheiro no investimento mobiliário.

Imagine comprar a mesa dos sonhos, com diversas cadeiras e perceber que um aparador para auxiliar nos almoços e jantares não caberá no ambiente. Se a cozinha for longe, pode gerar um transtorno para locomover refeições, pratos e talheres.

5. Iluminação planejada

O ideal é aproveitar a iluminação natural, ao máximo, para deixar o ambiente mais convidativo. Contudo, sabemos quem nem todos os imóveis são favorecidos pela sua posição para aproveitar a luz que vem de fora. Assim, você pode sintonizar uma iluminação planejada com móveis, cortinas, espelhos e janelas, por exemplo.

Afinal, um ambiente bem iluminado valoriza a decoração e estimula o desejo de permanecer no lugar por mais tempo. Existem diversas opções de lâmpadas e iluminação — com lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, de alto rendimento, com fibra ótica, vapor metálico, lavanda fluorescente, lâmpadas halógenas, etc.

Para ter o ambiente ideal e fazer o planejamento adequado da iluminação, considere as cores de paredes, pilastras e móveis. É importante que o tempo e a intensidade de luz natural sejam levados em conta, nesse momento — os lustres e luminárias vêm para dar o toque final na decoração.

Como dissemos ao longo do artigo, a decoração de sala para dois ambientes requer um olhar diferenciado sobre o tamanho do espaço, tipos de iluminação, combinação de cores e tons. Lembrando que contar com a ajuda de um profissional especializado em decoração é essencial para que você alcance os resultados desejados.

Se você gostou do post, que tal compartilhar em suas redes sociais? Assim, você vai permitir que mais pessoas aproveitem as dicas de como fazer a decoração de sala para dois ambientes e ter um espaço caloroso e agradável!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.