10 dicas de decoração para apartamento de praia para você se inspirar

10 dicas de decoração para apartamento de praia para você se inspirar

Ter uma residência no litoral que garanta aqueles momentos maravilhosos com a família nas férias e finais de semana, certamente, é o que muita gente deseja. Junto a isso, garantir um décor especial, para que o espaço se torne prático, funcional — e ainda mais gostoso e aconchegante — realmente, não tem preço.

De fato, a decoração de apartamento de praia merece bastante atenção. Ela deve ser, essencialmente, leve e transmitir uma sensação de tranquilidade para assegurar que os momentos sejam de total relax e aproveitados ao máximo, sem estresse e preocupação.

Sendo assim, alguns detalhes requerem cuidados especiais para ficar tudo perfeito e com a cara dos moradores — como a escolha da paleta de cores, os móveis, os elementos decorativos e tudo mais que compreende a decoração desse tipo de espaço.

Neste post, vamos dar algumas boas dicas de decoração para apartamento de praia. Continue a leitura e confira!

1. Aposte na praticidade

Momentos de descanso combinam com revestimentos de fácil manutenção, práticos e simples de limpar. Algumas alterações podem ser feitas para chegarmos a esse objetivo, como substituir azulejos por placas de vidro. Afinal, esse item não possui rejunte — material que acumula muita gordura.

A maioria dos apartamentos do litoral segue uma linha mais despojada e prática, talvez pelo próprio estilo de vida da região praiana. Por isso, os ambientes devem ser simples e de fácil limpeza.

O ideal, portanto, em relação aos pisos, é que sejam frios, como cerâmica e porcelanato com antiderrapante para evitar acidentes. Trata-se de uma opção prática, mas que confere ao local estilo e beleza, combinando com qualquer tipo de decoração.

2. Invista em prateleiras

Ainda buscando a praticidade na decoração, utilizar prateleiras pela casa é uma dica que garante vários locais para guardar objetos, além de evitar o mofo — comum em armários de residência de praia, por ficar muito tempo fechada.

A sugestão é substituir gavetas de cozinhas e quartos por prateleiras. Os ambientes ganham leveza e um visual mais simples, que combina com a natureza, tão presente nesses locais. Além disso, é possível dar um toque pessoal, customizando esses itens.

3. Utilize o “menos é mais” na praia também

Hoje, o estilo minimalista e o clean ganham cada vez mais terreno no gosto das pessoas. Na praia, isso não é diferente. Encher a casa de móveis e elementos decorativos está em baixa. Excluir da decoração itens, como tapetes, armários em excesso e tudo mais que não seja extremamente necessário garante ambientes mais arejados, práticos e espaçosos.

Isso não quer dizer que não haja decoração nesse tipo de espaço. Ela ocorre, sim, mas de maneira simples e sutil — com pequenos toques cá e lá, de forma a não poluir visualmente o local.

4. Pense em itens náuticos e artesanais

Para decoração de paredes e mesas, invista em objetos artesanais com temas náuticos que lembram a praia, como barcos, cavalos do mar, estrelas, conchas, remos e coqueiros. Com um pouco de bom gosto, criatividade e moderação, é possível deixar espaços desse tipo bem agradáveis.

Essa sugestão vale para o imóvel todo, visto que dará um certo clima praiano em todos os cômodos da casa. Quanto aos tapetes, cortinas e roupas de camas, é possível recorrer ao artesanato local, que, certamente, contribuirá com lindas peças.

5. Explore as cores neutras

A decoração praiana pede cores mais suaves que remetam à tranquilidade. Adote, portanto, uma paleta de cores em tonalidades pastel, como o bege, branco, areia e outras. O azul, o verde e o amarelo são também tonalidades que se aplicam bem a esses ambientes.

Essas cores, além de leves, dão a sensação de amplitude aos espaços da casa, principalmente nessas regiões que, geralmente, são mais frequentadas em estações de alta temperatura.

6. Escolha móveis resistentes

Como a umidade está bem presente em regiões praianas, a decoração deve privilegiar itens resistentes, não se esquecendo também do conforto. Móveis de madeira e de fibras naturais são os mais indicados, preferencialmente os fabricados com madeira reaproveitada, que conferem um visual rústico aos ambientes da casa.

Outra opção são os móveis de alumínio que também são resistentes, conferindo leveza e modernidade à decoração. No entanto, devemos evitar os de metal que, devido à maresia, não garantem uma boa durabilidade.

7. Lembre-se da iluminação

Tão importante quanto as cores, a iluminação garante espaços praianos ainda mais agradáveis e bonitos. Abuse e explore a iluminação natural, por meio de cortinas claras que propiciam a entrada da luz do dia. Ao escolher as lâmpadas, priorize aquelas que oferecem luz semelhante à natural. No mais, mantenha as janelas sempre abertas para aproveitar, ao máximo, a luminosidade do dia.

8. Invista em janelas e portas de vidro

Regiões praianas são beneficiadas com um belo visual que, muitas vezes, nem aproveitamos. Diante disso, recomenda-se o uso de porta e janelas de vidros. Elas permitem uma visão privilegiada e ampla do local. Em apartamento com varanda, a dica é optar por portas corrediças de vidro, que proporcionam, do interior da residência, uma bela vista, além de garantirem uma maior penetração da luminosidade no ambiente.

9. Busque um mobiliário funcional

Quando estamos de folga ou de férias, o tempo voa, não é? Então, tudo que nos leve a soluções mais práticas é bem-vindo para aproveitarmos ainda mais esses bons momentos. Móveis funcionais são muito úteis em casas de praia. Exemplos disso são sofá-cama, sofá de canto, balcão para refeições, entre outros que nos auxiliam, tornando o dia a dia bem mais simples.

10. Inspire-se por meio de alguns canais

Para garantir ainda mais inspiração ao decorar seu apartamento de praia, pesquise em alguns canais relacionados a design de interiores, para encontrar o que busca, como catálogos, exposições relacionadas ao assunto, páginas de designers de interiores (comuns no Instagram), entre outros.

Como você conferiu neste post, a decoração para apartamento de praia deve priorizar a simplicidade e funcionalidades dos espaços, de modo que se aproveite, ao máximo, os momentos de descanso e lazer.

Gostou de saber mais sobre decoração? Confira, então, em nosso blog outro post igualmente interessante, que dá dicas de como decorar apartamento pequeno. Confira!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. ótimas dicas que realmente funcionam na hora de criar uma decoração bem feita no apto de praia.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.