Descubra como escolher o bairro ideal para morar com a sua família

Descubra como escolher o bairro ideal para morar com a sua família

Por melhor que seja um imóvel, sua localização será fundamental no momento de decidir pela compra. Isso porque esse fator influencia na vida cotidiana do morador. Por isso, escolher o bairro ideal é muito importante.

No entanto, a definição de “ideal” pode variar de acordo com as necessidades de cada pessoa ou família. Um bairro afastado do centro da cidade pode ser adequado para quem quer sossego, por exemplo.

Pensando nisso, este artigo reuniu algumas dicas para ajudá-lo a entender o que é importante na hora de avaliar um bairro. Preparado (a)? Então, boa leitura!

1. O bairro ideal é seguro

É inegável o quão importante é esse tema para o brasileiro. Infelizmente, os noticiários bombardeiam as pessoas com informações sobre criminalidade, fazendo com que elas se sintam inseguras.

Esse sentimento deve ser levado em consideração na hora de escolher o bairro ideal em que você deseja viver. Nesse caso, a dica é buscar informação com moradores mais antigo para entender como o bairro é de verdade.

Além disso, órgãos públicos, como a Secretária de Segurança Pública do seu estado, desenvolvem estudos estatísticos com um mapeamento dos lugares mais perigosos. Vale a pena consultar essa informação!

2. O comércio local pode ser importante

Essa característica pode variar de importância de acordo com o perfil de consumo de cada pessoa. Para alguns, morar perto de shoppings é algo muito vantajoso, devido às diversas opções de lazer. Para outros, o mais importante é o comércio local.

Alguns bairros são famosos pela qualidade e variedade dos produtos e serviços oferecidos pelos seus comerciantes. Por isso, antes de se mudar, passeie pelo bairro e verifique as características do comércio lá existente. O bairro ideal pode ser aquele que tem as lojas da moda ou a mercearia antiga, tudo depende do que você gosta de consumir.

3. Morar perto do trabalho é uma vantagem

Algumas capitais são conhecidas pelos problemas de trânsito. Por isso, seus habitantes costumam ficar horas presos em engarrafamentos. Um estudo publicado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostra que, em média, os moradores das capitais passam 40 dias por ano em congestionamentos.

Sem sombra de dúvida, esse tempo poderia ser melhor aproveitado, não é verdade? Afinal de contas, são tantos os projetos que as pessoas deixam de lado por falta de tempo, como os exercícios, cursos ou mesmo um momento especial com a família.

Como o maior motivo para o deslocamento urbano é trabalhar, aproveite que você está escolhendo um novo lugar para morar e opte por uma localização estratégica. Isso sim é um bairro ideal.

4. A educação dos filhos também é importante

Voltando a pensar nas motivações que as pessoas têm para enfrentar o trânsito, não podemos ignorar a escola dos filhos, não é verdade?

Por isso, não se esqueça de verificar as opções disponíveis no seu bairro, sejam elas públicas sejam privadas. Aliás, em alguns bairros, os colégios públicos podem surpreender pela qualidade e organização. Não custa nada (literalmente) fazer uma visita.

New York Tower

Outro ponto importante é pensar no futuro. Por exemplo: o bairro tem muitas opções para crianças com idade pré-escolar, mas, tem alternativas de ensino fundamental e médio?

Entram nesse combo outras modalidades educacionais, como cursos extracurriculares e atividades esportivas, como natação ou futebol, por exemplo.

5. Os estudos não podem ser negligenciados

Como sabemos, as pessoas estão dedicando mais tempo e recursos para se educarem. Não importa se a motivação é melhorar o currículo para conseguir um emprego melhor ou se o aluno deseja aprender mais sobre um tema.

Por isso, o bairro ideal não pode ser uma pedra no sapato de quem quer fazer do ensino parte da rotina. A dica, nesse caso, é mapear as instituições nas quais você gostaria de estudar. Normalmente, esses locais têm boa localização dentro da cidade, tornando essa tarefa mais simples.

Se você já é aluno, é provável que já esteja de olho em uma casa ou apartamento que fique perto do seu local de estudos.

6. O bairro ideal oferece opções de transporte

Usar o transporte público deveria ser uma opção viável para todos os brasileiros. No entanto, nem sempre as linhas são pensadas de forma inteligente, integrando a cidade.

Por isso, não se esqueça de avaliar a qualidade das opções do transporte público local, ainda que você não tenha o hábito de usá-lo. Lembre-se que seus filhos, hoje crianças, poderão querer ter certa autonomia para se deslocarem, por exemplo.

Ademais, o transporte público representa uma opção mais econômica e ecológica em relação ao transporte individual. Vale a pena, inclusive, colocar essa pauta na lista de sugestões para os seus candidatos.

Se você encontrou um bairro em que pode ir para qualquer canto da cidade de ônibus, trem ou metrô, acredite: você fez um belo achado — e esse é, sem dúvidas, um bairro ideal para viver e se locomover.

7. A vizinhança precisa ser suportável

Talvez esse subtítulo tenha parecido um pouco negativo. Um texto mais otimista poderia ter usado a palavra “agradável”, por exemplo. Contudo, nem todas as pessoas querem ter uma relação mais próxima com os seus vizinhos — como naqueles filmes em que senhoras levam tortas para dar às boas-vindas aos recém-chegados.

Na verdade, tudo o que alguns moradores querem é não serem incomodados com som alto em horário inadequado, por exemplo. Por isso, vale novamente a pena uma caminhada pelo bairro e um bom papo com os moradores para entender como é o comportamento das pessoas que ali vivem.

Logicamente, o visitante deve ter bom senso, pois exigir calma e tranquilidade em um bairro universitário pode ser um exagero. Do mesmo modo, desejar uma vida boêmia em um bairro cuja maioria da população é formada por idosos não condiz com a realidade.

Como vimos neste artigo, escolher o bairro ideal é uma tarefa que pede a análise de muitos pontos importantes. Contudo, deve ser encarada como uma oportunidade de conhecer a cidade — e isso pode ser bem divertido.

Se você gostou deste artigo sobre as características de um bairro ideal, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais, afinal, alguns amigos podem estar enfrentando dificuldades para decidir onde morar.

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.