Descubra quais são os melhores lugares para morar em SP

visão panorâmica da cidade de São Paulo

Muitas variáveis pesam na hora de escolher qual o melhor lugar para morar, todas igualmente relevantes. Fatores como segurança, opções de lazer, a proximidade com locais destacados e o custo-benefício têm grande influência sobre a decisão de onde viver. Esse conjunto de aspectos a conciliar, somado à necessidade de encontrar o imóvel que abarque as necessidades, pode ocasionar dúvidas.

Neste post, listamos localidades que reúnem requisitos indispensáveis ao bem-viver. Preparamos também dicas especialmente destinadas a quem está indeciso quanto ao melhor bairro para se mudar.

Prossiga a leitura e confira!

Quais são os melhores lugares para morar em SP?

Praticidade no dia a dia, conforto e segurança, provavelmente, são características que você busca em uma localidade. Porém, encontrar todas essas qualidades em um só bairro é meta que, para ser alcançada, exige saber o que cada região oferece.

Com a finalidade de facilitar a sua procura, elencamos 11 bairros ótimos para morar em SP. Confira quais são logo a seguir!

1. Centro

Quando pensamos na mobilidade da cidade de São Paulo, este é um local que se destaca. O Centro conta com enorme quantidade de ônibus e, ainda por cima, possui acesso a cinco estações de metrô.

É muito interessante frisar que a região, além de contar com ônibus e metrôs, também possui uma ciclovia que se estende por 45 quilômetros.

Além do parâmetro mobilidade, podemos considerar o local ótimo para compras populares, tendo em vista que o centro de SP oferece uma grande variedade comercial. A 25 de Março e o Brás, por exemplo, são regiões famosas por oferecerem produtos de todos os gostos a preços populares.

2. Vila Mariana

Vila Mariana é um bairro nobre e tradicional da zona sul de São Paulo, com variados atrativos em seus quarteirões. Entre eles a Casa Modernista, Sesc Vila Mariana, Teatro Novo e Cinemateca Brasileira, alguns dos muitos endereços culturais e de lazer da região.

Por lá há muitas opções de bares, restaurantes, pizzarias e lanchonetes de qualidade. Ou seja, diversão para todos os gostos nesse bairro que conquista, cada vez mais, novos moradores e altos investimentos.

Além de tudo, é considerado muito seguro e oferece toda mobilidade que se possa desejar, com a Estação Vila Mariana do metrô e diversos ônibus. O comércio é atuante e acontece em diferentes partes, embora predomine na Avenida Domingos de Morais.

3. Vila Madalena

Mais uma opção de bairro nobre e tradicional, a Vila Madalena fica no distrito de Pinheiros, na zona oeste. Chama a atenção pela variedade de opções de lazer, que vão desde baladas agitadas a galerias de arte.

É considerado um centro cultural a céu aberto, onde você encontrará as exposições mais faladas da cidade. Em relação às artes, a região apresenta locais pitorescos, um deles chamado “Beco do Batman”. O trecho, com muros pintados nos anos 80, é agora ponto turístico da capital.

Em relação à vida noturna, o bairro também não deixa a desejar, pois proporciona muitas opções de barzinhos, restaurantes e boates. Charmoso por vocação, tem até apelido carinhoso, sendo chamado de “Vila Madá” por quem vive ali ou costuma passear por seus animados recantos.

4. Jardim Paulista

Jardim Paulista está localizado entre a Avenida Paulista e o Parque Ibirapuera, pontos emblemáticos da cidade. Concentra comércios de alto padrão, a exemplo dos empórios, mercados e lojas de vinho vistos nas suas ruas.

O luxo tem seu espaço garantido na localidade, em ruas como a Oscar Freire, lugar de marcas famosas e público exigente. O comércio popular marca presença na Rua Augusta em lojas e galerias, entre elas a Ouro Fino.

Bares, baladas, restaurantes, lanchonetes e padarias dão o tom da gastronomia na região. A cultura está por toda a parte, no Cinesesc, Museu de Arte de São Paulo (Masp), Museu da Imagem e Som (MIS) e muitos mais lugares.

Por essa excelente infraestrutura, é um dos pontos mais bem avaliados da capital, com alguns dos imóveis mais caros de São Paulo ali situados.

5. Moema

Localizado na região Centro-Sul de SP, Moema é um dos bairros mais seguros e bem iluminados da zona sul. Nessa região, o índice de assalto é bem menor se comparado à maioria dos bairros da capital paulista.

Sendo assim, mostra alto índice de qualidade de vida, possui forte comércio e muitas lojas de grife. Nele está localizado o famoso Shopping Ibirapuera, um dos primeiros e mais requintados centros comerciais do país.

Para quem viaja sempre, a proximidade de Moema ao Aeroporto de Congonhas constitui diferencial de peso para a escolha da localidade. Ainda no quesito mobilidade, vale salientar que tem acesso direto à Avenida dos Bandeirantes, um dos principais corredores que atravessam a cidade.

6. Paraíso

Mais um lugar na linha completo e bem-estruturado, o Paraíso fica bem perto da Avenida Paulista. Em sua área está o Shopping Pátio Paulista, um dos mais requintados centros comerciais da cidade.

Pontos gastronômicos fazem parte da cultura local, que reúne restaurantes, casas especializadas em culinária típica árabe e algumas das lanchonetes mais aclamadas da cidade. Escolas tradicionais, faculdades e hospitais, considerados entre os melhores do mundo, fazem parte das facilidades que o morador do Paraíso tem à disposição.

As mais destacadas vias do bairro são a Avenida Bernardino de Campos e as ruas Do Paraíso, Vergueiro, Maestro Cardim, Abílio Soares e Rafael de Barros. Muitas linhas de ônibus circulam na região, que conta com a Estação Paraíso do metrô e tem acesso direto à Avenida 23 de Maio, ligação às mais diversas partes da cidade.

7. Bela Vista

Teatros, cinema e muitos restaurantes fazem da Bela Vista uma verdadeira atração para quem vive em São Paulo. O lazer no bairro conta ainda com feira de artes, realizada na Praça Dom Orione.

Ao redor da pracinha, que tem playground para a garotada se divertir, diversos antiquários, bares, casas de comidas típicas e lanchonetes fazem a alegria de moradores e visitantes locais.

No quesito atendimento à saúde, a região tem posto público, pronto-socorro infantil, hospital, clínicas médicas e odontológicas.

Escolas e faculdades se encarregam da educação nesse entorno, que conta com a proximidade das avenidas Brigadeiro Luiz Antônio, Paulista e Nove de Julho, logradouros com múltiplas opções comerciais, comodidades e farto transporte público.

8. Saúde

Servida por estação do metrô e diversas linhas de ônibus, com variadas lojas em suas ruas e avenidas, a Saúde tem completa infraestrutura. Supermercados, restaurantes, lanchonetes, drogarias de grandes redes, renomadas escolas, há de tudo no bairro.

As avenidas Jabaquara, Nossa Senhora da Saúde e Rua Fagundes Filho estão entre as suas principais ligações, permitindo acessar com facilidade pontos relevantes da cidade. Conta com arborização, fica perto do Shopping Santa Cruz e está a poucos quilômetros do Parque Ibirapuera, uma das maiores áreas verdes da capital.

9. Aclimação

Arborizada e completa, a Aclimação guarda um dos mais frequentados parques da cidade, o Parque da Aclimação. A imensa área verde ocupa uma posição destacada no bairro, tendo ao seu redor supermercados, restaurantes, padarias e outros comércios, além das muitas residências.

O bairro é bem servido por escolas de todos os níveis educacionais, tem faculdade, academias de ginástica, centro estético, muitos comércios e serviços. Várias linhas de ônibus circulam pelas vias locais, fazendo sua ligação aos arredores, muitas delas conectadas ao metro Vergueiro.

A vasta mobilidade urbana está garantida ainda pelas avenidas Aclimação e Lins de Vasconcelos, logradouros quase sempre intensamente movimentados.

10. Pompeia

Bairro nobre da região oeste, a Pompeia é fortemente arborizada e apresenta um dos mais belos panoramas urbanos da capital paulista. Seu variado comércio conta com supermercados, padarias, lojas, drogarias e outros estabelecimentos para suprir necessidades de consumo.

Na região estão dezenas de escolas, além de centros médicos, bancos e outros recursos. Esses estabelecimentos funcionam em diversas ruas da localidade, principalmente na Turiassú, afamada por estar sempre movimentada. O Bourbon Shopping serve às compras na localidade, tem ampla praça de alimentação e modernas salas de cinema.

Outra opção de centro comercial é o Shopping Pompeia Nobre, que abriga o Teatro Plínio Marcos e a Sala Lineu Dias, importantes espaços culturais da cena paulistana. O Sesc Pompeia, com suas atrações culturais e esportivas, também fica no bairro, que conta na vizinhança com diversos locais igualmente nobres.

11. Pinheiros

Este é um dos bairros mais aclamados da capital, onde está uma coleção impressionante de pontos culturais. Em sua área há muitas ruas só de casas, as chamadas vilinhas, além de praças e dezenas de árvores.

Restaurantes, cafés e casas de chá fazem parte das atrações de Pinheiros, ao lado de cervejarias e casas noturnas, algumas, inclusive, com shows ao vivo.

A Feira de Antiguidades da Praça Benedito Calixto, o Museu da Voz e o Igreja do Calvário são amostras do que integra a efervescência local. A Rua Cardeal Arcoverde é uma das vias mais comerciais da região, que tem ainda o Sesc Pinheiros, galerias de arte, os clubes Pinheiros e A Hebraica.

A Praça Pôr do Sol e outros lugares encantadores ficam nesse bairro, que consegue misturar moradia e lazer como poucos são capazes.

Como analisar o custo-benefício de uma nova moradia?

Anteriormente, listamos alguns lugares e falamos um pouco sobre as especificidades de cada um. Então, você pôde verificar que cada bairro tem suas próprias singularidades, portanto, a escolha, assim como a avaliação de cada lugar, vai depender muito do estilo de vida pretendido.

O fator financeiro é outro a ser considerado na hora da decisão, pois o preço do metro quadrado varia de acordo com cada região.

Com isso em mente, encontrar o lugar ideal para moradia demanda pensar se ele deve ser muito movimentado ou bem tranquilo, distante ou próximo a centros comerciais e empresariais, com efervescente vida noturna ou não, e por aí vão as preferências.

Tais aspectos, quando avaliados, fazem um lugar se sobrepor aos demais, levando a valorizar uma localidade em detrimento de outras. Nem sempre pelo bairro ser inferior, mas por não estar plenamente alinhado com o que se pretende.

Portanto, o importante é equilibrar atributos e decidir pelo lugar que atenda amplamente as expectativas. Para você visualizar os pontos mais desejáveis quando o assunto é moradia, trazemos eles abaixo elencados. Confira!

Proximidade de regiões comerciais e empresariais

Áreas consideradas centrais são bastante propícias se você busca um local com maior concentração de lojas e empresas. Nesses lugares é possível contar com mais espaços de lazer, além de opções em vida noturna, parques e centros culturais.

Há ainda a considerar, entre as vantagens dos lugares centrais, sua boa variedade de lojas, comércios e serviços. Essas comodidades facilitam ter as demandas cotidianas atendidas, seja fazer supermercado, comprar produtos ou encontrar uma lavanderia, por exemplo.

Se sua meta é ter um endereço residencial perto de onde estão concentradas oportunidades de trabalho, seu lugar ideal pode estar no entorno dos polos empresariais da cidade. Esses eixos são bem servidos por vias que facilitam o acesso de quem vive nos arredores, ganho e tanto para quem convive com uma agenda apertada.

Transporte acessível

O deslocamento é fator muito importante se você precisa realizar trajetos rumo aos compromissos diários. Portanto, não se esqueça de que uma boa opção é morar próximo aos locais do cotidiano. Essa escolha promove grande economia ao permitir gastar menos tempo e recursos com locomoção.

Em relação ao transporte público, seja ônibus ou metrô, é importante prezar pelas regiões que tenham esses modais nos arredores. Veja que, mesmo se você costuma usar seu carro para transitar pela cidade, existem percursos que são mais rápidos com a utilização dos transportes coletivos.

Prestar atenção a isso ao procurar pelo bairro onde morar pode significar enfrentar menos horas de trânsito e diminuir o estresse. Quer dizer, você investe em qualidade de vida e bem-estar, ganhando mais tempo para atividades proveitosas.

Segurança

Para avaliar bem a área onde você planeja morar, visite-a em horários variados e preste atenção à movimentação da rua — se é um local mais deserto ou há circulação constante de pessoas.

Atente ao policiamento nos arredores, se existe uma delegacia, posto policial ou vigilância particular. No caso de o bairro ser atendido por segurança particular, verifique como ela é realizada, se conta com guaritas na rua e faz rondas regulares.

Olhe, ainda, se por ali estão casas ou espaços públicos abandonados — ou em evidente decadência —, que possam atrair desocupados. Busque conversar com moradores mais antigos e descobrir se o ambiente no lugar é tranquilo ou sofre constantemente com furtos e assaltos.

Lembre-se de que boa infraestrutura e iluminação adequada ajudam a diminuir os riscos de assaltos e exposição a situações de violência. Por isso, não descuide de verificar esses itens na sua busca pelos melhores lugares para morar em SP.

A questão em torno de qual o melhor lugar para morar levanta outras perguntas que, respondidas, apontam o bairro indicado a cada perfil de morador. Para todos os gostos, São Paulo oferece um caprichado acervo de bairros com altíssima qualidade de vida. Para fazer uma busca rápida e eficiente, utilize a tecnologia a seu favor. Essa escolha vai retornar milhares de possibilidades nos principais bairros da cidade!

E aí, gostou do texto? Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a conhecer mais a respeito dos melhores lugares para morar em SP. Se as informações foram úteis, compartilhe-as com seus amigos nas redes sociais!

Compartilhar: