Quais são os documentos necessários para alugar um imóvel? Confira!

Quais são os documentos necessários para alugar um imóvel? Confira!

Se você está pensando em se mudar e pretende pagar por uma locação, precisa saber quais os documentos para alugar um imóvel. Apesar da oscilação no preço de locação imobiliária, para quem não pode investir na compra, ainda é uma boa opção de moradia.

Cada imobiliária tem suas regras e exigências de locação, no entanto, a documentação costuma seguir um padrão. Por isso, ao escolher aquele imóvel no bairro que você deseja, seja um lugar mais sossegado, seja perto do trabalho ou da faculdade, é bom já ter a papelada em mãos para agilizar o processo e não perder a oportunidade.

Neste post, você vai saber sobre os documentos necessários para alugar um imóvel e toda a atenção que é preciso ter na hora de apresentar os comprovantes para evitar que a ficha seja reprovada. Confira o que preparamos para você!

Quais são os documentos para alugar um imóvel em caso de pessoa física?

Para a locação de um imóvel, existe uma lista de documentos que devem ser separados e apresentados na imobiliária para dar entrada no pedido de aprovação da ficha e posterior elaboração do contrato. Fizemos uma relação desses documentos, detalhando sua importância, necessidade e papel dentro do processo para alugar um imóvel!

Comprovante de renda

O comprovante de renda é solicitado para provar que você consegue arcar com o pagamento do seu aluguel. Geralmente, são exigidos três comprovantes de renda — os documentos devem ser sempre atualizados.

Não é um padrão, mas as imobiliárias costumam impor que a renda seja três vezes a taxa do aluguel. Aqui, pode ser o holerite ou o recibo pelos serviços prestados, caso seja autônomo.

Identificação com foto e CPF

Um documento de identificação é exigido em qualquer lugar — obrigatoriamente, devemos andar com um deles. Para locar um imóvel, também não é diferente: você precisa apresentar um documento, como RG ou CNH, com o CPF para constar no contrato de locação.

Certidão de estado civil

Grande parte das imobiliárias pede a certidão que comprove o estado civil do locatário. Por isso, se você é casado ou viúvo, é necessário apresentar o documento atualizado — geralmente, de até 90 dias. Aqui, você deve se informar com a empresa que fará o seu contrato.

Comprovante de residência

O comprovante de residência é essencial para qualquer serviço. A maioria deles exige esse documento para provar que o solicitante tem uma residência fixa. Vale lembrar um detalhe: nem toda conta que recebemos em casa é válida como comprovante — você deve se informar com quem solicitou.

Um adendo, que tem a ver com a documentação, é que a papelada pode variar conforme o tipo do imóvel e também com a política da imobiliária.

Quais os documentos para alugar um imóvel em outros casos?

A locação para pessoa jurídica, profissionais liberais, autônomos ou aposentados pode exigir documentação diferente e gerar um contrato com cláusulas específicas. De modo geral, além dos dados pessoais, precisam comprovar a renda por documentação específica. Veja como funciona para cada um:

  • aposentados ou pensionistas: apresentação do comprovante de recebimento de aposentadoria ou pensão e extrato bancário com movimentação dos últimos três meses;
  • autônomos ou profissionais liberais: extrato bancário com movimentação dos últimos três meses ou declaração de rendimentos atuais (Decore) assinada por um contador devidamente habilitado;
  • comerciantes ou industriais: contrato social com a última alteração da empresa (proprietário, sócio ou administrador), cartão do CNPJ, extrato bancário com movimentação dos últimos três meses ou declaração de rendimentos atuais (Decore) assinada por um contador devidamente habilitado.

Como posso locar um imóvel?

Existem várias formas para alugar um imóvel. Para entender melhor como funciona, vamos explicar os principais tipos de garantia para conseguir locar.

Fiador

Ter um fiador é uma das formas de garantia mais comum para quem deseja alugar um imóvel. Caso o locatário tenha algum problema com o aluguel, é o fiador quem assume, para evitar que o proprietário tenha prejuízos.

Para ser fiador, a pessoa deve ter um imóvel quitado e ele pode estar localizado em qualquer lugar no Brasil. Vamos ver os documentos necessários para isso:

  • cópia do RG e CPF do fiador e do cônjuge, caso seja casado;
  • comprovante de residência e de renda;
  • certidão de estado civil;
  • cópia do registro de imóvel.

Com relação ao comprovante de renda, é necessário que o fiador comprove um valor três vezes acima do preço do aluguel. É a forma jurídica de tornar responsável um terceiro em caso de inadimplência do locatário.

Caução

Outra forma muito comum de garantia é o caução, ou depósito caução. Nesse caso, o proprietário do imóvel pode exigir, no máximo, três aluguéis, antecipadamente. Além disso, como caução, é possível oferecer propriedades, como imóvel rural, residencial e até salas comerciais.

A forma de pagamento pode ser negociada diretamente com o proprietário, mas, geralmente, é comum que seja feito à vista, a partir de depósito bancário. Guarde os comprovantes com o contrato até o final do prazo do aluguel.

Seguro fiança

Nem sempre é fácil conseguir alguém que queira ou pode ser seu fiador. Se for o seu caso, você pode optar pelo seguro fiança. Para contar com ele, é necessário encontrar uma instituição financeira que preste esse serviço.

O valor do seguro fiança varia. Por isso, o ideal é pesquisar sobre ele. Mas, fique tranquilo, que não passa dos três aluguéis que servem como garantia para o proprietário. Além disso, ele pode ser pago em até 12 vezes.

Capitalização

O título de capitalização pode ser definido como uma contribuição mensal de determinado valor e que, em troca, pode oferecer prêmios em dinheiro ou outros tipos de sorteio, durante o prazo que foi determinado. Depois disso, o dinheiro investido pode ser resgatado, com correção.

Algumas pessoas não sabem, mas os títulos de capitalização também podem ser oferecidos como garantia, no momento da locação do imóvel. Funciona da forma que explicamos no parágrafo anterior. Nesse caso, o dinheiro é devolvido ao final do contrato de locação.

O que considerar na hora de alugar um imóvel?

Agora que você já conhece os documentos necessários para alugar um imóvel e quais são as formas de garantia, saiba que é importante levar alguns pontos em consideração, nesse momento.

Facilidade de locação

Facilidade é o que buscamos em várias coisas, não é mesmo? Para alugar um imóvel, não é diferente. Afinal, ninguém quer passar por tanta burocracia para conseguir morar na casa ou no apartamento que deseja. Por isso, opte por imobiliárias que simplifiquem esse trâmite. Atualmente, existem diversas formas para auxiliar na rapidez do processo, como um contrato digital.

Reputação da imobiliária

Ao encontrar o imóvel desejado, é necessário saber se a imobiliária que está divulgando tem uma boa reputação no mercado. Por isso, é importante avaliar também quem está anunciando. Lembre-se de que todo o processo será realizado pela empresa, então, avaliar com quem você vai fazer o contrato é essencial.

Segurança do imóvel

Além de analisar bem a localização, que faz parte da segurança, outro ponto importante é avaliar a proteção do imóvel. Ou seja, verificar trincos, fechaduras, portas, janelas, sistemas de vigilância, interfones, porteiros etc. Tudo isso deve ser levado em consideração ao alugar um imóvel. Para completar, é necessário trocar as chaves, assim que você se mudar.

Quais os cuidados que se deve ter na hora de alugar um imóvel?

Com a virtualidade, normalmente, a procura por um imóvel para alugar acontece pela internet. A maioria das imobiliárias têm um site com todos os imóveis disponíveis para locação, separados por tipo.

Muitas fotos condizem com a realidade, mas é preciso levar em conta que se trata de um lugar que você morará por pelo menos um ano. Por isso, é importante considerar alguns aspectos antes de assinar o contrato!

Visita e verificação do estado do imóvel

Só pelas fotos não é possível ter total dimensão do quanto o imóvel está conservado e pronto para morar. Por isso, agende uma visita e vá pessoalmente conferir todos os detalhes descritos no anúncio e se corresponde às expectativas.

Análise e conferência do relatório de vistoria

Entre a aprovação da ficha e a assinatura do contrato, existe a vistoria do imóvel, que é um relatório feito pela imobiliária detalhando toda a condição do imóvel entregue ao locatário. Ao término ou rescisão do contrato, quem aluga deve entregar o bem nas mesmas condições relatadas na vistoria, ou seja, pintura, situação da estrutura (portas, janelas, torneiras, pisos e trincos), chaves, controle remoto, entre outros.

Prazo do contrato

O contrato de locação tem prazo médio de 30 meses, e algumas imobiliárias incluem uma cláusula de rescisão sem pagamento de multa depois de 12 meses. Leia o documento na íntegra para ter a certeza de estar de acordo com o que foi combinado para não ter problemas futuros e prejuízos financeiros.

Para ajudar, montamos esse infográfico que vai facilitar seu entendimento sobre os documentos necessários para alugar um imóvel:

Para te ajudar, montamos esse infográfico que vai facilitar seu entendimento sobre os documentos necessários para alugar um imóvel:

Infográfico com documentos necessários para alugar um imóvel

São muitos detalhes para se alugar um imóvel, entretanto, devem ser cumpridos para melhor conforto do locatário. Tudo isso pode ser resolvido com o auxílio de uma plataforma digital, como a Moving Imóveis, que sempre está inovando em seu site e aplicativo para auxiliar na decisão do usuário.

Gostou de saber sobre os documentos para alugar um imóvel? Que tal seguir a gente nas redes sociais e ficar por dentro de outros assuntos relacionados à compra e locação? Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.