Entenda a importância das fotos na hora de divulgar seus imóveis

Uma das máximas do mercado é dizer que compramos com o olhar. Pode ser um clichê, tudo bem. Entretanto, quando você para e pondera certamente que a afirmativa muda de patamar. Não fosse uma verdade, por qual razão uma boa imagem é sempre utilizada nos anúncios? Por isso, no setor imobiliário, as fotos de imóveis são indispensáveis para incentivar a compra ou locação.

Como você acompanha o comportamento do mercado e da concorrência para manter o seu negócio competitivo e atraente, este post ajudará muito. Ele fala sobre a importância das fotografias de qualidade para divulgar um imóvel, principalmente por meio das plataformas digitais. Ótima leitura!

Por que investir na qualidade das fotos de imóveis?

A ligação inicial entre a pessoa que deseja encontrar um imóvel para aquisição ou para alugar é feita por meio da fotografia. É a maneira mais rápida de aproximar o seu produto à expectativa dela.

Com a utilização de plataformas digitais para anunciar o aluguel e a venda de casas, apartamentos, lojas, galpões e sítios, por exemplo, realizar investimentos na qualidade de suas imagens é fundamental. Não custa nada repetir que “uma imagem vale mais que mil palavras”; ou melhor: “uma boa imagem vale mais que mil palavras para justificar uma foto ruim”.

Desse modo, você aprimora a visibilidade e estimula o interesse pelo seu produto. Um retrato de bom gosto provoca um impacto positivo no seu cliente potencial, pois oferece uma visualização de como é o exterior e o interior da edificação e o atrai para um contato com a sua empresa.

O que é importante para uma boa foto?

Por meio das fotografias, você proporciona às pessoas a oportunidade de conhecerem aspectos e detalhes do imóvel que lhes interessam: o tamanho dos quartos, as cores da sala, as janelas, corredores, a área da cozinha e o banheiro, por exemplo. Elas são o cartão de apresentação do lugar e demonstram a atenção que você dedica ao seu produto e ao seu mercado consumidor.

Entretanto, não é simplesmente utilizar um celular ou uma máquina fotográfica, sair por aí clicando a torto e direito e depois inserir no seu site ou página de rede social.

É indispensável que seja um material bem produzido, que venda qualidade, bem-estar, conforto e, especialmente, o profissionalismo da sua imobiliária.

Para auxiliar você relacionamos alguns fatores imprescindíveis a observar para obter uma foto de excelência. Confira.

Mantenha os ambientes limpos e organizados

Na hora de clicar o interior do imóvel é fundamental deixar tudo bem organizado e nos seus devidos lugares. Apresentar ao cliente um espaço limpo e arrumado transmite a ele uma sensação de conforto, aconchego e higiene.

Construções que já foram habitadas e estão mobiliadas merecem uma atenção especial. Observe se na sala de estar existem muitos itens, como objetos pessoais, porta-retratos, peças decorativas ou artigos que se relacionem às preferências esportivas, religiosas ou políticas do morador anterior. Retire-os ou não os fotografe. Procure deixar apenas os móveis que destacam o espaço.

Em se tratando dos quartos, caso eles tenham cama, verifique como estão forradas. Se necessário, vale passar a ferro o lençol e posicionar corretamente os travesseiros.

Na sala de jantar, alinhe a mesa e as cadeiras. Além disso, deixe tudo bem limpo e sem nenhum objeto que interfira no equilíbrio do espaço.

Cuidado para não fotografar o banheiro com toalha usada e pendurada e com cesto de lixo. Tire os dois.

ofertas mitre

Invista na iluminação natural

Aproveite ao máximo a luz natural dos ambientes para favorecer a qualidade do imóvel. Ela é a melhor e reproduz, com fidelidade na foto, aquilo que é o local fotografado.

Procure captar imagens equilibradas e evite cliques claros ou escuros em demasia. Deixe a luz entrar nos cômodos, abrindo as janelas e as portas para não precisar utilizar o flash da câmera. Uma boa iluminação sugere que os espaços são mais amplos e confortáveis.

Se quiser, mas evitando excessos de filtros e máscaras, você pode fazer uso de programas simples para editar as fotos. Lembre-se de que o bom senso é o fator prioritário na hora de decidir pela tonalidade e intensidade das cores.

Enquadre toda a fachada

Aqui a situação é semelhante a fotografar alguém e “cortar” os pés ou a cabeça. Antes de clicar, avalie a posição da construção e descubra o melhor ângulo para enquadrá-la corretamente. Procure enquadrar o chão, a parede e o teto.

Certifique-se de que a luz do sol incide na frente do prédio que você fotografará. Caso a luz esteja nos fundos, a frente pode ficar escura e difícil de visualizar.

Verifique o foco das imagens

De nada adianta a organização do ambiente, aquela luz maravilhosa irradiando bem-estar e qualidade de vida, a fachada vendendo o melhor imóvel do mundo se a foto sair desfocada.

Claro que com os equipamentos digitais você pode avaliar como ficou o resultado e voltar a clicar, caso perceba algum problema. Exibir uma imagem desfocada é ainda pior do que uma escura ou clara em excesso.

Tudo bem que você não é um profissional da área, mas seguindo alguns passos fundamentais, a foto ficará do jeito que você deseja.

Primeiro é preciso definir o que será fotografado e avaliar as condições de iluminação (os smartphones e as câmeras digitais têm regulagens para isso, ainda que, geralmente, na posição “automático” eles consigam registrar bons cliques).

A seguir, segurando com firmeza o equipamento, pressione levemente o botão do disparador. Dependendo do tipo de aparato, você ouvirá um ruído, ou verá uma luz verde ou uma moldura sinalizando que o tema enquadrado está focado, então, é só apertar o disparador com mais força e pronto.

Como aplicar corretamente o logotipo da empresa na foto?

Última etapa antes de postar a imagem sensacional que você registrou: assinar a fotografia com a aplicação do logotipo da imobiliária. Então, muito cuidado nessa hora para não “matar a galinha dos ovos de ouro”.

Não aplique o logotipo como se ele fosse a grande atração da foto. Isso significa que é preciso equilíbrio, bom senso e discrição. Preste atenção ao tamanho e ao posicionamento dele. A colocação incorreta pode por todo o trabalho anterior a perder.

Não insira no centro da foto para não prejudicar a visualização. O ideal é nas extremidades e deve assumir a função de uma assinatura, de um selo de propriedade. Dependendo de como é o seu logotipo pode ser que você precise de uma nova programação visual, de uma repaginada na marca. Tudo em benefício dos bons negócios e da boa imagem, é claro.

As fotos de imóveis são peças imprescindíveis para valorizá-los e qualificar os serviços oferecidos por sua empresa. Assim, elas contribuem para que a imobiliária aumente as vendas e as locações e seja um referencial na região onde atua.

Para complementar o tema deste post, sugerimos que você leia outro artigo do nosso blog sobre a importância do uso das plataformas digitais para anunciar imóveis.

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

  1. Oportunamente podemos falar do Tour Virtual 3D, que já está funcionando perfeitamente na plataforma Moving?

    1. Olá Willes. Essa é uma ótima sugestão! Vamos verificar junto ao nosso time. Inclusive, já temos uma matéria falando de tendências e uma delas é a realidade virtual: http://blog.movingimoveis.com.br/4-tipos-de-tecnologia-na-publicidade-que-podem-ser-adotadas-na-imobiliaria/

      Obrigado 😀

  2. Bom dia, achei muito bom o artigo, parabéns! As fotografias bem planejadas é um instrumento maravilhoso de apresentação de um imóvel sem dúvida nenhuma, porém conforme o Willes, um tur virtual 3D, traduz uma melhor ideia do imóvel, como se você estivesse caminhando pelos locais e observando cada detalhe importante de espaço, mas para isso é necessário técnica e equipamento adequado. Que equipamento utilizar?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.