7 especializações para corretores de imóveis que você deveria fazer

Para atuar como corretor de imóveis no mercado de trabalho, não é exigido um curso superior, mas é preciso solicitar um registro junto ao CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Além disso, é preciso ter o ensino médio completo e ter realizado o Curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI).

No entanto, para quem pretende conquistar mais espaço e se destacar na profissão, realizar especializações para corretores de imóveis pode ser um bom diferencial. Exemplos de bons cursos são: avaliação imobiliária, vendas, marketing digital para imobiliárias, entre outros. 

O fato é que aqueles profissionais que buscam capacitação, realmente se destacam, pois passam a ter mais conteúdo relacionado à área, além de demonstrarem aos clientes autoridade no assunto.

A negociação flui mais tranquilamente e os argumentos para as questões apresentadas pelos clientes se tornam mais consistentes. Neste artigo, vamos relacionar algumas especializações para corretores de imóveis. Veja!

1. TTI – Técnico em Transações Imobiliárias

O curso Técnico em Transações Imobiliárias é exigido para atuar na função de corretor de imóveis. Sem ele o corretor não consegue se registrar no CRECI e exercer a profissão. Além disso, o aluno matriculado fará um estágio, ao final do curso, e conhecerá, na prática, como tudo funciona — ou seja, passará por todos os trâmites que envolvem uma transação imobiliária. Para isso, ele será supervisionado por um corretor experiente.

2. Curso de Documentação imobiliária

Conhecer bem a documentação exigida na negociação de compra e venda de imóvel é essencial para evitar problemas. Isso porque antes de fazer uma oferta a um cliente, o corretor deve elaborar uma análise minuciosa da documentação e isso vale, tanto para a compra como para a locação de imóveis. Esse curso proporciona ao corretor uma maior autonomia, sem que ele precise ficar o tempo todo consultando a imobiliária.

Além disso, otimiza os processos já tendo respostas rápidas para as questões relativas à documentação. Para aqueles que desejam se destacar na profissão, essa especialização é excelente, já que proporcionará ao corretor um conhecimento acerca da documentação necessária nas negociações imobiliárias. Ele saberá identificar e analisar toda a documentação, que envolve muita burocracia, tornando o trabalho mais fluido e produtivo.

3. Curso de Avaliação de Imóveis

Avaliar um imóvel não é algo tão simples, requer um conhecimento técnico que leva muitas questões em consideração. Com esse curso, um corretor de imóveis pode assumir essa função, que é essencial para o setor e só pode ser exercida por profissionais especializados. A avaliação imobiliária define um valor de um determinado imóvel no mercado. Ele pode ser residencial, rural, comercial, industrial etc.

No curso, o aluno aprende a avaliar imóveis, não só para compra, venda e aluguel, mas também na esfera judicial, como em casos de seguros, inventários, hipotecas e cobranças de tributos. Para assumir essa função em uma imobiliária, é necessário que o corretor de imóveis tenha registro no CRECI, além de formação superior em Gestão Imobiliária ou uma especialização em Avaliação Imobiliária.

Vale ressaltar que se trata de uma função de extrema importância para o setor imobiliário. Para desempenhar essa função é indispensável que o corretor tenha um grande conhecimento acerca do mercado, além de uma boa experiência na profissão de corretor.

4. Curso de Direito Imobiliário

Uma das especializações para corretores mais indicadas é o curso de Direito Imobiliário. O profissional garantirá uma qualificação maior, quando comparado aos demais corretores, visto que estudará mais detalhadamente as questões jurídicas que envolvem imóveis. O curso garante ao aluno determinados conhecimentos que o curso básico de corretor não oferece. Por isso, especializar-se é sempre bom. Além disso, o cliente percebe quando o profissional tem mais conteúdo e entende realmente do assunto.

Durante o curso o aluno estuda muitos temas de Direito ligados ao setor imobiliário, como leis federais, estaduais e municipais na transferência de imóveis e noções de Direito aplicadas aos contratos de negociação de imóveis. O Direito Imobiliário é uma ramificação do Direito privado, que trata de tudo o que for relacionado ao setor de imóveis, nas transações de compra, venda e aluguel, tanto de pessoa física quanto de jurídica.

O profissional sai com um bom conhecimento sobre Direito Imobiliário, auxiliando seus clientes nas mais variadas questões que surgem durante a negociação. Dessa forma, o corretor passa confiança e credibilidade. Acompanhar as mudanças nas normas e legislações referentes ao mercado de trabalho é de extrema importância ao assessorar um cliente.

5. Curso Incorporação Imobiliária e Condomínios

Incorporação Imobiliária é o nome que recebe o conjunto de atividades que têm por finalidade a construção de edificações, assim como a sua comercialização total ou parcial, constituída por unidades que formam um condomínio. O curso aborda vários aspectos sobre as construções de condomínios e normas que regulam o setor. A concorrência é grande e, na hora de negociar, quanto mais informações sobre o mercado você tiver mais ajudará ao cliente, que, na maioria das vezes, não entende nada sobre o assunto.

6. Curso de Técnica de Vendas

Se você já é corretor, certamente já sabe algumas técnicas de vendas, no entanto, é comum que surjam novidades na área, como novas ferramentas e recursos. Assim, o curso permitirá que você diversifique sua forma de trabalhar e encontre novas estratégias de persuasão para conquistar futuros clientes. 

O curso de vendas para corretor de imóveis funciona como uma reciclagem, visto que ele é todo montado visando os objetivos desse profissional. Apresenta as novidades na área, assim como aborda importantes temas antigos, como é o caso do público-alvo, promovendo formas de o corretor saber identificar os perfis de clientes, de maneira objetiva, entre muitas outras questões.

7. Curso de Marketing Digital para Imobiliárias

O curso visa ensinar o corretor a divulgar negócios, criar conexões entre pessoas e empresas que atuam no setor imobiliário. Mostra as novas estratégias de marketing digital que podem atrair mais clientes para sua carteira, garantindo mais produtividade. Muitas outras ações de marketing são passadas para o aluno, como desenvolver e divulgar anúncios, prestar suporte ao consumidor, revisar estratégias de marketing, entre outras.

Como você conferiu neste conteúdo, são muitas opções de cursos de especializações para corretores de imóveis, além de vários darem a alternativa de fazer o curso online, o que representa muita praticidade.

Se você gostou deste post, curta nossa página no Facebook e encontre outras publicações sobre o mercado imobiliário!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.