Expectativas para a economia do mercado imobiliário em 2019

Expectativas para a economia do mercado imobiliário em 2019

Considerado um dos principais termômetros da economia brasileira, o mercado imobiliário em 2019 está gerando grandes expectativas para os investidores. A esperança de crescimento no cenário econômico do país anima os brasileiros e aumenta a busca por imóveis!

No decorrer deste texto, vamos explicar a importância de buscar informações sobre esse mercado e quais são as principais expectativas do público em relação ao assunto. Sendo assim, continue a leitura e prepare-se saber como convencer os seus clientes a investir neste ano!

Qual é a importância de acompanhar as tendências do mercado imobiliário em 2019?

A demanda por imóveis e movimentação do ramo pode influenciar na economia de um país, por isso, analisar as expectativas dos especialistas e monitorar o mercado é essencial para garantir a segurança na hora de investir.

Já sabemos que os investimentos em imóveis são extremamente rentáveis e lucrativos, uma vez que os seus índices de valorização contam com ótimas porcentagens. Isso faz com que cada vez mais os apartamentos e casas sejam valorizados, principalmente quando a região onde estão localizados apresenta um bom desenvolvimento.

Contudo, existem fatores que precisam ser analisados antes de realizar essas aquisições e o mercado imobiliário é um dos pontos mais decisivos nessa decisão. Compreender quais são as expectativas de crescimento, valorização e demanda por imóveis fazem com que a sua compra se torne mais acertada, evitando prejuízos ou investimentos em períodos de recessão.

Sendo assim, sempre busque informações sobre a situação atual da economia do mercado imobiliário e prefira fontes com datas recentes, mantendo os seus conhecimentos atualizados para transmitir dados seguros para os clientes.

Quais são as principais expectativas para o ramo imobiliário neste ano?

Pensando em facilitar a sua pesquisa sobre 2019 ser, ou não, um bom período para investir em imóveis, resolvemos listar quais são as perspectivas mais comentadas para o mercado, confira:

Facilidade de crédito

Após as mudanças aprovadas pelo ”Conselho Monetário Nacional”, que começaram a valer em 2019, com essas medidas a concorrência entre construtoras e incorporadoras deve aumentar. Na busca por expandir novamente o investimento no mercado imobiliário, com a retomada de novas obras e ativação da construção civil no país.

A ideia é que essas mudanças comecem a interferir aos poucos no mercado até que cheguem no consumidor final, ou seja, os investidores e, assim, aos poucos, a procura por novos imóveis comece a subir, movimentando o setor.

Algumas das medidas publicadas são:

  • os empréstimos, que antigamente deveriam ter 80% de suas emissões para o Sistema Financeiro da Habitação (SFH), agora vão poder ser aplicados em diferentes linhas de crédito para imóveis. Um exemplo são os financiamentos populares, como “Minha Casa, Minha Vida”, e também o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI);
  • os brasileiros vão poder solicitar o uso dos recursos do FGTS seguindo os seguintes requisitos:
    • após 3 anos de carteira assinada;
    • que não tenham nenhum outro financiamento pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

Com essas medidas, a expectativa é que os investidores possam ter mais oportunidades para conseguirem adquirir os seus imóveis e os trabalhadores que possam usar o FGTS tenham essa alteração como um incentivo, na hora de aplicar a quantia como entrada para uma nova casa ou apartamento.

Melhora na credibilidade nas vendas online

A tecnologia é cada vez mais uma grande aliada do mercado imobiliário, com as suas constantes mudanças e o desenvolvimento de novas ferramentas, softwares mobile e plataformas, o setor conseguiu somar os seus benefícios a essas diferentes possibilidades.

Com isso, as imobiliárias estão utilizando a internet para padronizar os seus serviços e oferecer uma experiência de compra mais personalizada e de qualidade para os investidores. Dessa forma, podemos esperar, neste 2019, que as plataformas de demonstrações online sejam otimizadas, voltadas para proporcionar um acesso fácil e prático aos usuários.

É esperado, também, que cada vez mais novas transações possam ser realizadas por meio da internet, acelerando o processo das vendas e evitando tanta burocracia encontrada nos processos tradicionais.

Queda da inflação

Com a influência política esperada para 2019 e novas mudanças na economia do país, as expectativas dos otimistas é que a inflação comece a diminuir. Com isso, é possível que os preços do mercado se tornem cada vez mais atraentes para os investidores, atraindo a atenção de novos públicos para o setor.

Investimentos em sustentabilidade

As campanhas incentivando um mundo mais sustentável tendem a ganhar mais força em 2019 e isso afeta diretamente o mercado imobiliário. Por isso, neste ano, vamos ter um grande crescimento no desenvolvimento de obras que visam a preservação ambiental.

As construções que conseguirem unir projetos modernos e sustentáveis vão se destacar e ganhar o apoio da população, um dos principais exemplos dessas práticas que já podemos ver no mercado são:

  • controles de iluminação: proporcionam aos moradores a possibilidade de ajustar a intensidade da luz, economizando energia;
  • construções que permitem a instalação de ferramentas de captação de energia solar;
  • encanamentos que facilitam a captação de água da chuva.

Novos formatos de visitas

Conhecer o imóvel é essencial para garantir a satisfação da sua compra, afinal, um investidor dificilmente vai aceitar aplicar o seu dinheiro em algo no qual não tenha certeza de que seja um bom negócio.

No entanto, nem sempre as obras estão finalizadas e essas visitas podem prejudicar o andamento da negociação, já que o comprador não consegue visualizar corretamente o ambiente durante a sua construção. Por isso, junto com o desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas surgiram as apresentações realísticas dos imóveis.

A partir de visitas online, que podem ser realizadas em 3D, tours virtuais, câmeras 360º e, até mesmos, óculos de realidade virtual, os investidores conseguem analisar os projetos finalizados e inclusive, realizar mudanças no planejamento e disposição para a sua melhor satisfação.

No decorrer deste texto, foi possível ver que o mercado imobiliário em 2019 está cheio de novidades e expectativas de um ano promissor! Portanto, não fique para trás e comece a se atualizar nas principais tendências para conseguir sair na frente e garantir a preferência do público na hora de fechar novos negócios!

O que você achou deste texto? Gostou? Então, continue a sua visita em nosso blog e confira as expectativas de crescimento para o mercado imobiliário em 2019!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.