6 ferramentas do Google para ajudar no dia a dia da imobiliária

A tecnologia é uma grande aliada na maioria dos processos e rotinas de uma imobiliária. Existem diversas ferramentas que ajudam na organização e tornam as tarefas diárias bem mais simples, colaborando com ações que vão desde a emissão de um documento até o seu armazenamento na nuvem. 

As ferramentas do Google, disponibilizadas gratuitamente, cumprem muito bem com esse papel. Atualmente, podemos contar com várias delas que ajudam bastante a otimizar diversos processos burocráticos de uma empresa. 

O fato é que o “Gigante das Buscas” não se limita a encontrar sites e tudo mais que precisamos na internet, ele vai bem além disso. Dentre as ferramentas, podemos citar a conta de e-mail, um serviço de armazenamento em nuvem com muito espaço para documentos, um excelente editor de textos e planilhas, um local para criar notas e listas, e muito mais.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue, então, conosco e confira as principais ferramentas do Google e suas funcionalidades!  

Por que as ferramentas do Google são tão importantes?

Essas ferramentas contam com recursos muito úteis necessários para qualquer tipo de negócio. Elas auxiliam no gerenciamento e agilização dos diversos processos que fazem parte do dia a dia das imobiliárias — integrando as equipes de corretores. 

São utilizadas para diversos fins, como: serviço de e-mail, elaboração de documentos e planilhas, GPS, videochamadas, entre outros. Tudo isso podendo ser armazenado no serviço de nuvem, garantindo que os colaboradores tenham acesso em qualquer lugar e permitindo uma integração maior da equipe com mais agilidade nas negociações.

Quais as ferramentas do Google mais usadas em ambientes corporativos?

Agora, você vai conhecer as ferramentas que não podem faltar na sua imobiliária. Certamente, elas contribuem bastante com a gestão e a produtividade do negócio. Veja!

1. Gmail

Trata-se da porta de entrada para todas as outras ferramentas gratuitas do Google. Por meio do Gmail, você pode criar uma conta de e-mail e ter acesso a todas as ferramentas gratuitas, como Google Drive, Google Maps, Google Docs etc. 

É um e-mail bem intuitivo e fácil de navegar, podendo ser personalizado a critério do usuário — que pode colocar uma foto como plano de fundo e escolher as cores que mais agradam. Ou seja, ele tem muitas formas de configuração, com marcadores que separam os e-mails por categorias e importância. Vale a pena criar uma conta. 

É importante ressaltar que o Gmail tem uma versão profissional que oferece um domínio personalizado, cujo valor depende do espaço contratado. 

Exemplo: meunome@nomedaimobiliária.com.br.

2. Google Keep

Ideal para a criação de notas e listas, o Google Keep permite que você acesse seus arquivos em qualquer local e dispositivo — tornando tudo muito prático. Assim, é possível ter acesso a dados importantes onde quer que você esteja, bastando ter um sinal de internet.

3. Google Drive

É um suporte do Google que disponibiliza ao usuário um espaço gratuito na nuvem de até 15 GB, ajudando bastante no armazenamento de documentos, planilhas, apresentações, entre muitos outros arquivos. 

Além de ser bem intuitivo e simples de ser usado, a plataforma facilita que mais de uma pessoa tenha acesso a determinada pasta — visto que conta com a funcionalidade do compartilhamento.

4. Google Docs

O Google Docs é um editor de texto que substitui à altura os mais conhecidos, e é utilizado por uma infinidade de usuários que veem a ferramenta como algo muito prático no dia a dia. Você digita o documento e ele fica armazenado na nuvem, podendo a qualquer momento ser editado ou compartilhado por alguém que tenha a permissão.

5. Google Forms

É um programa de gerenciamento do Google que possibilita que seus usuários façam pesquisas. Ele pode ser utilizado para coletar informações de pessoas, assim como para fazer questionários e formulários de registro.

6. Google Meet

Se você já usava o Hangouts para se conectar com as pessoas por vídeo, vai gostar bastante do Google Meet. Considerada como uma das melhores ferramentas para empresas, ela permite fazer videochamadas com uma excelente qualidade em qualquer lugar e de qualquer dispositivo, bastando uma banda larga e um aparelho compatível.

Quais são as principais vantagens das ferramentas do Google?

São muitos os motivos que explicam a importância das ferramentas na rotina de trabalho de qualquer empresa. Confira as principais! 

Colaboração

Ferramentas, que otimizam o trabalho, garantem que as empresas apostem em uma cultura de colaboração — assegurando uma melhor experiência aos clientes, bem como possibilitando que os processos se tornem mais ágeis.

Exemplo disso são os documentos que podem ser compartilhados por meio do Google Docs, em que é possível acrescentar comentários, permitindo uma comunicação online em qualquer local e por meio de qualquer dispositivo.

Agilidade

Hoje, todos os processos requerem muita agilidade e, na maioria dos casos, as consultas a vários documentos e planilhas são extremamente necessárias nos processos. A ferramenta em nuvem do Google, o Drive, permite essa comodidade.

Armazenando os arquivos no Drive, é possível de qualquer notebook, desktop, celular ou tablet acessar rapidamente documentos, planilhas e qualquer arquivo que seja necessário para o desempenho de uma tarefa ou negociação.

Produtividade

As integrações promovidas pelas ferramentas do Google garantem, certamente, mais produtividade. Isso ocorre, principalmente, pelo fato de haver mais interação entre as equipes e os gestores.

Veja alguns exemplos:

  • a marcação de uma reunião na agenda do Google, criando automaticamente um link que faz com que toda a equipe receba e fique ciente do evento;
  • compartilhar um arquivo permite que qualquer funcionário, que tenha acesso a ele, possa criar um chat para dirimir possíveis dúvidas ou dar sugestões, por exemplo.

Segurança

As Ferramentas do Google são muito seguras, pois seus servidores contam com muitas camadas de proteção para dados. Além disso, usam criptografia e, ainda, um backup que torna tudo mais protegido.

Como você conferiu neste conteúdo, as ferramentas do Google têm funcionalidades variadas para o uso em muitos momentos de uma rotina de trabalho. Garantem, para qualquer imobiliária, a otimização nos processos e uma interação maior entre os colaboradores e gestores.

Gostou deste post? Confira, então, outro artigo bem interessante que fala sobre como motivar a equipe de vendas da sua imobiliária!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.