financiar imóvel em outra cidade

É possível financiar imóvel em outra cidade? Venha descobrir!

Uma dúvida comum a quem está planejando uma mudança é sobre a possibilidade de financiar imóvel em outra cidade. Seja para fazer um investimento ou mudar para outro município, saber tudo sobre o processo é indispensável para evitar transtornos.

Independentemente do motivo que leva a considerar a possibilidade de adquirir um imóvel em outra cidade, é necessário planejar todo o processo com cautela — analisando informações sobre a documentação legal, financeira e possíveis particularidades do local.

Se você também deseja saber mais sobre o assunto para realizar seus objetivos com excelência, vamos ajudar! Veja, neste post, se é possível financiar imóvel em outra cidade e saiba como esse processo funciona. Continue a leitura e confira!

Como funciona o financiamento de imóveis?

O financiamento de imóveis é essencial para muitas pessoas, pois ajuda a realizar o sonho de ter a própria casa ou apartamento e conquistar a tão sonhada liberdade. Esse é um recurso importante, tanto para quem quer o primeiro imóvel, quanto para pessoas que desejam investir. Uma casa ou apartamento é um bem com valor significativo.

Sendo assim, para realizar a aquisição, é preciso fazer um financiamento pelos bancos, ou seja, contratar um crédito imobiliário e efetuar o pagamento mensal das prestações. Para tanto, cada instituição bancária tem suas próprias condições referentes às taxas, valor de entrada e número de parcelas. É possível, inclusive, que os clientes utilizem o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço — FGTS — como parte do pagamento.

Porém, não é possível financiar com o FGTS, se a pessoa já tem uma operação em aberto, é proprietário de um imóvel no município de residência, no município onde trabalha ou em cidades na região metropolitana de onde mora ou trabalha. O processo de financiamento e exigências para adquirir um imóvel pode variar de acordo com o município. Por isso, muitas pessoas acreditam que não existe possibilidade de financiar imóvel em outra cidade.

É possível financiar um imóvel em outra cidade?

Não existe nenhuma condição que impeça uma pessoa de adquirir um imóvel em outra cidade. Portanto, é possível sim financiar um imóvel em cidades distintas. Basta entrar em contato com alguma instituição financeira, não precisando estar na mesma cidade do imóvel, e passar por uma análise de crédito.

Etapas e requisitos necessários

O primeiro passo para financiar um imóvel é entender quais as opções disponíveis no mercado, sendo que o crédito imobiliário é o mais comum. De forma geral, a instituição escolhida faz a análise de crédito para se certificar da capacidade financeira da pessoa para assumir as parcelas e demais taxas relacionadas estabelecidas.

Caso seja aprovado, a instituição disponibiliza o valor do imóvel e o cliente assume o pagamento das parcelas e taxas, conforme determinado em contrato. A quantidade de parcelas, entrada e juros variam de acordo com a renda familiar. No entanto, o governo oferece programas para facilitar o financiamento, em caso de pessoas de baixa renda.

Os principais requisitos para financiamento são:

  • ser brasileiro nascido ou naturalizado;
  • visto de permanência, em caso de estrangeiros;
  • ser maior de 18 anos ou ser emancipado;
  • não ultrapassar 80 anos e 6 meses na soma da sua idade ao prazo de amortização do empréstimo;
  • não ter enfermidades sérias, vício em drogas ou deficiência mental que impeça o discernimento.

Quais as principais dúvidas sobre o assunto?

O processo de financiamento de um imóvel desperta muitas dúvidas em qualquer pessoa. Embora pareça algo complexo e trabalhoso, a operação é simples — basta ter atenção e entender todos os requisitos, condições e regras.

Veja quais as principais dúvidas sobre o assunto!

Posso financiar em outro estado?

Da mesma forma que qualquer pessoa pode financiar um imóvel em outra cidade, também é possível adquirir em outros estados. No entanto, é preciso atender aos requisitos, compreender as particularidades da cidade e passar por uma análise de crédito de uma instituição financeira.

Quais documentos apresentar?

Um dos principais problemas que ocorrem o andamento do financiamento imobiliário é a falta dos documentos necessários. Normalmente, é preciso apresentar documentos pessoais, documentos do cônjuge e comprovantes de renda familiar e pessoal.

Como não cair em armadilhas?

Comprar um imóvel costuma ser um momento de euforia, pois se trata de uma grande realização pessoal. No entanto, é essencial manter o foco no processo e contar com especialistas para evitar cair em ciladas, o que pode tornar um momento agradável em uma dor de cabeça.

Fique atento às seguintes situações para evitar armadinhas:

  • vá pessoalmente ao local e conheça bem o imóvel;
  • certifique-se da regularidade do imóvel;
  • verifique se há dívidas do IPTU;
  • solicite certidões negativas;
  • consulte a matrícula do imóvel;
  • solicite a certidão de matrícula atualizada;
  • avalie bem as taxas cobradas para o financiamento.

 Posso fazer uma simulação?

A simulação é um mecanismo que permite a visualização completa do financiamento, valores das parcelas e taxas. Fazer a simulação é fundamental para analisar se o planejamento financeiro para o financiamento estará de acordo com as suas condições, favorecendo decisões mais seguras e objetivas.

A Moving Imóveis é ideal para encontrar o meu imóvel?

A busca por um imóvel deve ser realizada da melhor maneira possível, para que todas as suas expectativas sejam atendidas e você se sinta satisfeito com as escolhas. É um momento que exige calma e uma pesquisa minuciosa. E, para atingir esse objetivo, contar com recursos modernos, que permitem a visualização de forma completa, centralizada e intuitiva é imprescindível.

Sobretudo, para analisar as melhores opções do mercado com comodidade e eficiência. Nesse sentido, o Moving Imóveis é a melhor alternativa para ajudar você a encontrar o imóvel perfeito para financiar em outra cidade. Com ferramentas de pesquisa inteligentes e inúmeras opções, é possível analisar diversos imóveis, de forma centralizada e prática.

Dessa forma, você pode filtrar informações e obter resultados que se encaixam perfeitamente nas suas intenções, facilitando muito o processo de busca. Além disso, é possível fazer simulações de financiamento com as instituições parceiras, diretamente no site, tornando tudo ainda mais eficiente.

Como você percebeu neste artigo, financiar imóvel em outra cidade é algo possível e mais simples do que parece. Portanto, procure boas opções para fazer operações seguras e garantir ótimos negócios para realizar seus objetivos.

Quer ver uma grande variedade de apartamentos e casas em diversas cidades? O Moving Imóveis é perfeito para você. Acesse o nosso site e veja como podemos ajudar!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.