financiar ou alugar um imóvel

Financiar ou alugar um imóvel? Descubra qual a opção certa para você!

tangram

Financiar ou alugar um imóvel é uma dúvida comum de quem deseja trocar a sua residência e busca por alternativas para o seu próximo contrato. Não existe uma opção que seja melhor do que a outra. O importante é que você faça inicialmente uma análise sobre as suas necessidades, além de avaliar o atual planejamento financeiro — para financiar, por exemplo, existe a necessidade de contar com uma quantia para a entrada.

Ou seja, quem não conta com nenhuma reserva ou deseja uma moradia apenas temporária, o aluguel seria uma opção mais adequada. Mas se você tem dúvidas quanto ao tema, não se preocupe! Elaboramos este material para que você tire dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!

financiamento imobiliário

Quais os prós e contras de financiar um imóvel?

Primeiro, vamos entender os prós e contras do financiamento de um imóvel. Confira!

Prós

Entre os principais diferenciais de financiar um imóvel, destaca-se principalmente a possibilidade de personalização do espaço. Apesar de no aluguel você também ter essa oportunidade — desde que esteja de acordo com o contrato de aluguel previsto —, no financiamento você vai alterar uma estrutura que é sua. Dessa forma, poderá mexer nas cores, fazer obras como uma forma de investimento etc., de modo que a casa tenha o perfil dos moradores.

Por falar em investimento, adquirir um imóvel é uma forma de diversificar suas aplicações. Especialmente em períodos mais desafiadores que impactam a economia, como o atual contexto de pandemia, é importante buscar por alternativas que tragam segurança para o seu patrimônio.

Além disso, quando realiza o financiamento, a pessoa pode ter um planejamento mais preciso, uma vez que sabe quanto pagará por cada parcela. Se, em algum mês, desejar pagar mais do que o previsto, o valor será abatido na dívida total, o que contribui até mesmo para a redução de juros.

Contras

Porém, existem algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração no momento de financiar um imóvel. A primeira delas está relacionada a alguns custos envolvidos no condomínio onde for morar. De acordo com a lei do inquilinato, gastos estruturais ficam por conta do proprietário. Dessa forma, se for realizar uma obra no espaço, o morador não tem a obrigação de quitar com esses custos. Se for financiar, a responsabilidade passa a ser sua.

Para pessoas que tenham um trabalho mais flexível, esse seria um empecilho para mudar de cidade, por exemplo. Tudo certo que há a oportunidade de alugar o seu imóvel. Porém, caso esse processo não ocorra no prazo previsto pelo morador, pode impactar em suas finanças, pois seriam gastos de dois imóveis em cidades distintas.

Quais os prós e contras de alugar um imóvel?

Agora que você já sabe os prós e contras de comprar um imóvel financiado, explicaremos quais são os diferenciais e pontos de atenção ao alugar.

Prós

Conforme mencionamos, para financiar é preciso contar com uma quantia de entrada. Normalmente, as instituições financeiras pedem 50% do valor total do imóvel. Já no momento do aluguel, não há necessidade de contar com nenhum valor no início do contrato. Por essa razão, para quem não conta com uma reserva financeira, o melhor seria alugar até que se faça um bom planejamento para adquirir uma casa ou apartamento.

Deve-se destacar, ainda, o fato de que o aluguel traz a possibilidade de você se mudar rapidamente. Normalmente, os contratos preveem um prazo de 12 meses iniciais. No entanto, se você tiver uma oportunidade de emprego em outra cidade ou precisar se deslocar pela sua situação profissional, basta pagar o valor de multa previsto (caso não tenha completado os 12 meses) e começar a pesquisar pela sua nova casa.

Ou seja, é uma liberdade que deve ser considerada, especialmente em um momento que grande parte das empresas optaram pelo trabalho remoto definitivo.

Contras

Porém, os contras também devem ser ponderados no momento de sua decisão. Geralmente, as pessoas falam que o dinheiro do aluguel é “jogado fora”. Afinal, você paga mensalmente por algo que não lhe pertence — é uma quantia que não tem retorno. Outro ponto que deve ser mencionado é o fato de o proprietário ter a possibilidade de fazer reajustes anuais conforme IGP-M (índice de inflação do Brasil).

Devemos considerar, ainda, o fato de que a qualquer momento o proprietário pode solicitar o imóvel de volta. Claro, tudo conforme previsto o contrato. Normalmente, depois de 12 meses, ele pode solicitar desde que ofereça um prazo para o morador sair do local. Porém, é uma dor de cabeça que não ocorreria em um imóvel financiado.

O que levar em consideração ao decidir entre alugar e financiar?

Já sabemos sobre os prós e contras de alugar e financiar um imóvel. Mas o que você precisa levar em consideração no momento de escolher o ideal para a sua família? Primeiro, analise o seu atual orçamento, entenda as condições dos diferentes tipos de financiamento e busque saber sobre as questões burocráticas envolvidas nesse processo.

Por essa razão, contar com o apoio de profissionais que entendem sobre o assunto será um ponto importantíssimo para que você tire suas dúvidas e saiba toda a documentação necessária para realizar esse tipo de negociação.

Além disso, essas pessoas entendem sobre o mercado, sabem quais seriam as regiões mais apropriadas para as suas necessidades (seja aluguel, seja financiamento), bem como conta com uma cartela de imóveis que atende a diferentes perfis, levando sempre em consideração a realidade do cliente.

Eles também farão toda a ponte necessária entre o cliente e o proprietário do imóvel, seja qual for a opção escolhida por você. Dessa forma, a negociação é transparente, além de levar em consideração os interesses de cada uma das partes.

Neste conteúdo, você pôde entender quais os prós e contras de financiar ou alugar um imóvel, além de conferir o que deve ser levado em consideração no momento de optar por um e outro. Independentemente da decisão, conte com um bom planejamento, estude detalhadamente quais são as suas necessidades, além de pesquisar bastante os diferentes imóveis disponíveis para que a escolha de fato atenda às suas expectativas.

Se você deseja conhecer uma cartela de imóveis completa e ter o atendimento personalizado, acesse o Portal Moving Imóveis e conheça nossos serviços!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.