Follow up de vendas:

Follow up de vendas: confira técnicas de follow up para estreitar o relacionamento com o cliente

O Follow up de vendas é uma das principais atividades do dia a dia de um corretor de imóveis e também uma das mais desgastantes. Contudo, é fundamental para garantir novos negócios e a boa gestão da imobiliária.

Entretanto, nem todas as imobiliárias estão cientes da importância desse processo ou buscam estratégias para melhorar o Follow up de seus profissionais, resultando na perda de oportunidades de negócio.

No post a seguir, vamos dedicar um pouco de tempo a demonstrar o que é o Follow up de vendas, seus objetivos e vantagens, além de apresentar algumas das principais técnicas. Acompanhe!

O que é Follow up de vendas e quais são suas vantagens?

Follow up é um termo em inglês que significa seguir ou fazer o acompanhamento. De forma simples, esse conceito está ligado com as ações que o vendedor faz para se manter em contato com o cliente ou lead, sendo que ele pode ser feito por:

  • telefone;
  • redes sociais;
  • aplicativos de mensagens;
  • Skype;
  • e-mail.

São várias as ferramentas que permitem um contato direto e constante com o cliente durante um negócio ou que podem ser utilizadas para prospectar mais leads para a imobiliária.

O objetivo do Follow up é fazer com que o lead avance no processo de venda, demonstrando que o vendedor está próximo e que pode atuar como um consultor, respondendo a todas as dúvidas que o cliente possa ter.

Dessa forma, o Follow up é responsável pela criação de um relacionamento de confiança entre os clientes e o vendedor fazendo com que o lead se sinta amparado ao receber todo o suporte que ele necessita até a finalização do negócio.

Existem muitas vantagens em manter um contato direto com o cliente ou lead durante a sua jornada de compra para se destacar no mercado imobiliário. Entre elas estão as seguintes.

Maior conhecimento acerca do cliente

Quando mais tempo você passa com uma pessoa, mais a conhece, bem como suas preferências e demandas. Assim é durante o Follow up, que permite que os corretores possam oferecer melhores produtos ao cliente de acordo com o que ele precisa e deseja realmente.

Maior confiança entre o cliente e corretor

Com o passar do tempo o corretor começa a conquistar a confiança do cliente, visto que ele se mostra sempre disposto a responder seus questionamentos e ajudá-lo como for possível.

Melhor relacionamento com o cliente

A fidelização de clientes é a melhor forma de melhorar a rentabilidade de uma imobiliária, pois ele indicará sua empresa a todos os seus amigos e sempre que tiver uma nova demanda apresentará primeiro ao seu corretor de confiança.

Além disso, a fidelização também diminui o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), já que não existem tantos cancelamentos e a prospecção se torna mais eficaz por meio de técnicas simples.

Quais as melhores técnicas de Follow up de vendas?

Realizar o Follow up é algo simples, porém, por falta de processos bem definidos, muitas imobiliárias não conseguem manter essa atividade. Dessa forma, separamos algumas dicas para melhorar o seu contato com leads e clientes.

Mantenha o contato

A pior situação que pode ocorrer é o corretor entrar em contato com um lead e ele não lembrar quem é que está falando. Isso quer dizer que o vendedor demorou tanto para entrar em contato que o cliente esfriou.

Para evitar esse tipo de situação é preciso manter um contato constante com o lead, evitando, no entanto, ser conhecido como o vendedor chato. Para isso, pode-se agendar determinados dias para a realizar um telefonema ou chamada nas redes sociais.

O ideal é trabalhar com várias abordagens ao mesmo tempo, utilizando todas as ferramentas disponíveis para que o lead não esfrie e seu time não perca uma oportunidade.

Invista em tecnologia

Dependendo do tamanho de sua imobiliária, comprar uma agenda em uma papelaria pode não ser suficiente para controlar dados de diversos clientes e leads ao mesmo tempo.

Nesse ponto, a tecnologia desempenha um papel transformador, sendo que o ideal é investir em um CRM (Customer Relationship Management, ou sistema de relacionamento com o cliente), em que poderá ser salvo dados gerais e de contato.

Dessa forma, pode-se agendar chamadas nos melhores momentos de acordo com um histórico e também entender quais são as preferências de cada cliente, gerando um atendimento personalizado.

Use o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma poderosa ferramenta que também pode ser utilizada dentro de uma estratégia de Follow up para manter os leads quentes.

Isso pode ser feito pelo envio de materiais que possam interessar ao cliente, tornando a abordagem mais educativa e fazendo com que surjam dúvidas que possam ser sanadas diretamente pelos seus corretores.

Além disso, o marketing de conteúdo também dá mais credibilidade para a sua empresa, que se coloca como uma autoridade no assunto perante o cliente e outras empresas.

Faça uma pesquisa para a prospecção de clientes

Para saber quais abordagens e técnicas de contato terão mais efeito sobre os seus leads é preciso fazer uma boa pesquisa e construir uma persona, um cliente ideal para o qual todo o padrão de contato será desenvolvido.

Dessa forma, seus corretores já terão uma base para começar a prospecção e ao estarem junto a um lead, basta realizar uma personalização do modelo básico para melhorar a experiência do cliente.

Utilize cases de sucesso

Os cases de sucesso são ótimas formas de mostrar aos leads que sua empresa é séria e que sempre busca os melhores resultados para os seus clientes, gerando confiabilidade e confiança.

O sucesso de outros clientes é um fator de decisão determinante para muitos leads e, dessa forma, um portfólio variado de cases de sucesso pode fazer muita diferença em uma estratégia de contato direto com o cliente.

Como você pôde perceber, o Follow up de vendas é uma estratégia fundamental para garantir o contato estreito com os clientes e com os leads. Além de melhorar o relacionamento com eles, assegura a sua fidelização e o reconhecimento da marca como autoridade no setor.

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