Mulher tirando fotografia imobiliária com celular

Fotografia imobiliária: como atrair a atenção dos clientes pelas fotos?

A fotografia imobiliária tem uma grande relevância em um anúncio de imóvel. Afinal, é a primeira impressão do cliente. E se elas estiverem perfeitas, então, já é meio caminho andado para a negociação.

Diante disso, é importante e necessário um preparo para esse trabalho, que geralmente é feito por profissionais. Na verdade, as fotos, quando bem tiradas, com a iluminação adequada e detalhes significativos, podem ser o diferencial para conquistar o cliente.

Fotos caprichadas dão a noção real do que é, de fato, o imóvel, como suas dimensões e seu estado de conservação. Da mesma forma, pode causar o contrário: ou seja, a decepção do cliente. Caprichar é essencial, para que ele e o corretor não percam tempo com visitas desnecessárias.

Neste artigo, você vai saber a importância da fotografia imobiliária e conferir algumas dicas para caprichar no trabalho. Confira!

Qual é a importância da fotografia imobiliária em um anúncio de imóvel?

Um bom anúncio envolve vários aspectos, dentre eles a descrição do local, dimensões, número de cômodos e tudo mais que é relevante para quem está em busca de um imóvel, seja para alugar, seja para comprar. As fotos contribuem para enriquecer o anúncio, para aumentar o interesse do cliente e para que ele tenha uma noção mais real de tudo que envolve aquele imóvel. Afinal, mostram o estado de conservação e alguns detalhes que só por cliques fotográficos é possível perceber.

Ou seja, o objetivo é também fazer com que haja um interesse maior do cliente pela unidade, estimulando o pretenso comprador ou locatário a querer mais informações do que aquelas que ele está vendo nas fotos — mas, que só podem ser obtidas ao vivo, visitando o imóvel. Dessa forma, marcando uma visita por meio de um interesse que houve após a visualização das fotografias imobiliárias, o negócio pode se encaminhar para uma negociação com resultados promissores.

Como atrair a atenção dos clientes com fotos incríveis?

De fato, a fotografia imobiliária é uma estratégia utilizada para garantir uma negociação mais fluida, para que o cliente tenha uma noção mais realista do que vai encontrar quando fizer a visita. Baseado nisso, reunimos algumas sugestões que você deve considerar na hora de dar seus cliques. Veja!

Planeje

Planejar é a primeira medida, quando se deseja fotografar um imóvel para anunciá-lo. Aliás, em qualquer coisa que se faça profissionalmente, o planejamento pode ser um grande facilitador. Sendo assim, começar definindo por onde começará a sessão e o que deverá ganhar mais destaque nas fotos é a primeira medida.

Para isso, faça uma checklist de tudo que é importante e que chamará atenção dos clientes. Após isso, é necessário ter a certeza de que a iluminação natural será suficiente para garantir qualidade. Do contrário, alguns equipamentos a mais serão necessários nesse trabalho.

Organize o ambiente

Organizar o ambiente e deixá-lo decorado, a princípio, pode até parecer uma questão irrelevante, visto que o cliente quer ver o local, suas dimensões e configurações. No entanto, engana-se quem pensa que um local organizado e bem decorado não chama a atenção do propenso comprador.

Para isso, é adotada uma técnica que já é muito praticada por algumas imobiliárias: o home staging. A finalidade é preparar o local para a venda, organizando e decorando o imóvel, de forma que atraia o cliente. Após isso, é só caprichar nos cliques, logicamente, adotando algumas práticas que valorizem os ambientes fotografados.

Escolha bons ângulos que favoreçam o espaço

As fotografias devem ser tiradas de forma que favoreçam os ambientes da unidade. Alguns truques são conhecidos por fotógrafos profissionais para dar mais amplitude aos espaços, valorizando os ambientes do imóvel.

Um deles é a regra dos terços, que é uma estratégia de composição de fotografia que consiste em enquadrar de forma vertical ou horizontal os espaços a serem fotografados. Nós escolhemos onde posicionar os objetos, norteando assim o enquadramento. Para isso é indicada a grade, disponível na maioria dos equipamentos fotográficos, assim como em smartphones.

Defina os cortes

Essa é uma das questões que garantem a qualidade de uma fotografia. Nessa etapa da sessão, você escolhe o que deseja que faça parte da cena, que pode ser uma mesa, uma estante ou outro item qualquer. Pode ser enquadrada, tanto verticalmente, quanto horizontalmente. O importante é que você enquadre um item que julgue essencial aparecer na foto. O importante nessa etapa também é que haja simetria, posicionando o foco principal da cena no centro da foto.

Mantenha uma iluminação adequada

A iluminação é um ponto relevante para que se consiga fotos com qualidade profissional. O uso do flash deve ser evitado. Utilizar a iluminação natural é a principal dica, visto que as imagens ganham um tom mais realista. É importante definir os melhores horários nos quais a iluminação esteja mais presente nos ambientes que você deseja fotografar.

A maioria dos profissionais julga os melhores horários para cliques perfeitos em ambientes fechados durante a manhã e ao final do dia, antes do pôr do sol. Já em casos em que a iluminação natural não favorece as fotos, o ideal é utilizar equipamentos especiais, próprios para essas situações, com o intuito de iluminar os ambientes.

Destaque os diferenciais do imóvel

Não se esqueça de, antes de qualquer coisa, definir os locais decorativos que merecem mais destaque e que vão impactar os clientes. Por isso, eles devem fazer parte da maioria dos cliques. A partir deles, será possível selecionar as fotos que farão parte do anúncio.

Faça a edição das fotos

Por fim, edite as fotos, para que nada interfira na qualidade. Hoje, temos muitos recursos que garantem retoques e ajustes em fotografias. Sendo assim, após a seleção das melhores fotos, edite-as. Isso vai garantir uma melhora significativa no resultado.

Como você observou neste artigo, a fotografia imobiliária, quando é de qualidade, é essencial para garantir anúncios atraentes e que garantam ao cliente uma visão geral do imóvel. Vale muito a pena apostar nessa estratégia!

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