Futuro do mercado imobiliário: esse é o momento para investir em imóveis

Futuro do mercado imobiliário: esse é o momento para investir em imóveis

Desde fevereiro de 2020, quando o primeiro caso de COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) foi confirmado no estado de São Paulo, medidas protetivas foram tomadas por governos municipais e estaduais como forma de evitar a proliferação da doença.

Nesse sentido, o mercado foi impactado como um todo, uma vez que a economia de diferentes setores ficou paralisada devido ao distanciamento social. Apesar de todo esse contexto, o futuro do mercado imobiliário é propício para os investidores, fato que o faz se destacar em um período desafiador.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda quais são as vantagens de se investir em imóveis nesse período, além de apresentar como profissionais qualificados conseguirão auxiliá-lo nesse sentido. Continue a leitura e saiba mais!

Quais as vantagens do investimento no mercado imobiliário?

Inicialmente, vamos destacar quais são as vantagens de investir no mercado imobiliário durante a quarentena. Confira as principais!

Investimento seguro

Com a economia de todo o globo sendo impactada pelo novo coronavírus, existe a necessidade de buscar por um investimento que seja mais sólido e que traga segurança para quem aplica o seu dinheiro. Nesse sentido, diferente de outros tipos encontrados no mercado, o mercado imobiliário se destaca como uma das aplicações que menos oferecem riscos, o que garante a certeza de que terá um bom retorno a longo prazo.

Entre os motivos que contribuem para essa questão, destaca-se o fato de que o patrimônio conta com a solidez necessária para o mercado, além de ter grandes possibilidades de valorização (o que é difícil encontrar em outros contextos devido ao cenário de instabilidade econômica).

Oportunidade de diversificar investimentos

As vantagens de diversificar investimentos são muitas. Entre elas, destaca-se maior proteção ao seu patrimônio, contribui para aumentar os lucros de forma sustentável, além de ter a oportunidade de conhecer outros mercados para que os seus ganhos sejam percebidos com menores riscos.

Por essa razão, investir no mercado imobiliário é uma importante alternativa para que seu portfólio de aplicações seja amplo, contribuindo para que haja mais segurança no que se refere às oscilações da economia e também da política.

Alto valor de ativo tangível

Ativo tangível trata-se de um ativo que não é monetário, uma vez que é identificado sem substância física. Nesse caso, o mercado imobiliário também apresenta solidez, uma vez que o terreno, casa ou apartamento sempre terá valor, diferente de outros investimentos que oferecem pouco ou nenhum valor.

Oferece benefícios fiscais

Por fim, você poderá contar com benefícios fiscais, com deduções sobre:

  • juros de hipotecas;
  • impostos sobre a propriedade;
  • seguro;
  • fluxos de caixa de propriedades de investimentos;
  • entre outros.

Qual o futuro do mercado imobiliário?

Conforme percebido, a pandemia transformou mercados e acelerou o desenvolvimento de determinados tipos de economia. Hoje, percebe-se, por exemplo, um volume alto de compras no âmbito digital, uma vez que o distanciamento social ainda é a prática mais indicada para conter o avanço do problema. Em relação ao mercado imobiliário, algumas tendências podem ser observadas em decorrência do contexto de pandemia, o que vai trazer ganhos significativos para o mercado.

Entre os pontos que já eram utilizados antes desse cenário mas que se tornaram muito mais presentes, destaca-se o home office. Devido a essa alternativa oferecida pelas organizações, na qual muitas considerarão após a retomada da economia, diferentes regiões serão valorizadas, independentemente de estarem próximas ou não a locais em que estão situadas grandes grupos empresariais.

Espaços para coworking em condomínios residenciais poderão ser vistos com mais frequência. Afinal, nem todo mundo se adapta na sua própria casa para que possa realizar as demandas do dia a dia, o que o leva a procurar por espaços que reproduzem o cenário de um escritório.

Outros pontos que merecem atenção em relação ao mercado imobiliário, são:

  • empreendimentos mais sustentáveis, uma vez que a pandemia trouxe uma realidade de crise financeira que levasse as pessoas a buscarem por economia de seus recursos;
  • investimento em áreas verdes;
  • possibilidade de oferecer alternativas virtuais para os clientes.

Em relação ao último ponto, as empresas se viram obrigadas a adotarem um atendimento remoto, uma vez que não poderiam colocar em risco seus clientes e também seus profissionais. Nesse sentido, destaca-se as visitas virtuais e também o fechamento de contratos de forma totalmente online, o que modifica o modo como as imobiliárias vêm trabalhando até então.

Por que contar com profissionais capacitados?

Para um investimento preciso no mercado imobiliário, o ideal é contar com profissionais qualificados que possam atender às suas necessidades com qualidade, além de tirar todas as dúvidas burocráticas relativas às negociações. A compra e venda de um imóvel envolve processos, pagamento de taxas, entendimentos sobre cartórios e cláusulas do contrato que merecem uma atenção especial que garanta os direitos e deveres de ambas as partes.

Sendo assim, quem não conhece o mercado de forma detalhada poderá ter dificuldades durante as etapas, o que reforça a necessidade de contar com profissionais qualificados para auxiliar nesse processo. Além disso, essas pessoas poderão auxiliar com conhecimentos de mercado que permitirão uma melhor análise de quais produtos são mais indicados para o atual momento e quais são as regiões com maior potencial de valorização.

Destaca-se, ainda, a elaboração de um contrato que aborde todas as questões necessárias para que não haja imprevistos durante o processo, além de permitir uma vistoria qualificada no caso de imóveis usados (garantindo que o preço de venda esteja de acordo com a realidade de mercado).

Também conta como diferencial o fato de que as empresas intermediarão as negociações, o que trará mais comodidade em todas as etapas da compra e a possibilidade de ambas as partes ficarem satisfeitas ao final do processo.

Neste conteúdo, você pode entender um pouco mais sobre o nosso atual contexto, conhecer as vantagens de investir em imóveis, além de conferir o que é projetado para o futuro do mercado imobiliário. O ideal é contar com um bom planejamento, encontrar profissionais que oferecerão suporte durante as suas negociações, além de trazer um conhecimento amplo sobre as alternativas mais viáveis que trarão um bom retorno.

Conforme percebemos, os ganhos de se investir em imóveis são muitos. Deseja encontrar o ideal para você nesse momento? Acesse o nosso portal e confira as opções!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.