Garagem em apartamento: realmente valoriza o imóvel?

Mês das Mães

Descobrir quanto custa uma propriedade é sempre um grande desafio, tendo em vista que diversos fatores precisam ser considerados na avaliação para chegar ao preço ideal de uma unidade. Dentro desse contexto, uma dúvida muito comum sobre o tema é se a vaga de garagem em apartamento realmente valoriza o imóvel.

O fato é que esse tipo de diferencial já faz parte dos anúncios do mercado imobiliário e, sobretudo nos grandes centros urbanos, pode ser uma estratégia poderosa para atrair clientes e aumentar as possibilidades de uma venda. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre o assunto!

A realidade da vida urbana

Primeiramente, é muito importante que a gente analise o contexto do morador dos grandes centros urbanos, que é onde se concentra o forte do mercado imobiliário brasileiro. Cidades com um número maior de habitantes tendem, naturalmente, a elevar a necessidade de contar com um veículo para fazer os seus deslocamentos diários.

Com isso, naturalmente, os habitantes precisam de um lugar para guardar seus carros, não apenas por uma questão de conservação, mas até de segurança, visto que o número de roubos de automóveis não costuma ser pequeno, infelizmente, em boa parte do país. E é dessa maneira que as vagas de garagem entram na história.

A valorização do apartamento a partir da garagem

Fica fácil perceber, portanto, que boa parte dos clientes estaria mais disposta a pagar um pouco mais por um apartamento com vaga na garagem. Esse é um diferencial que valoriza bastante qualquer imóvel, visto que traz mais comodidade, praticidade e segurança para os seus moradores, que não precisarão deixar seu veículo na rua.

Dependendo da cidade, consultores imobiliários estipulam que a simples existência de uma vaga a mais de garagem pode elevar em até 10 ou 15% o preço final da propriedade. Como se isso não bastasse, até mesmo a disponibilidade de um espaço para que as visitas estacionem seus automóveis também é uma vantagem.

Como muitas famílias já contam com mais de um veículo, existe até um mercado de locação de vagas, algo que só pode ser feito mediante previsão expressa da convenção do condomínio. Já em prédios que contam com matrículas separadas, essas transações podem ser semelhantes às das próprias unidades imobiliárias.

Tipos de vagas de garagem

Vagas indeterminadas

Existem diferentes tipos de vaga de garagem em apartamento. As indeterminadas, por exemplo, são muito comuns e tratam-se daquelas que não contam com um local fixo para que o morador estacione, ou seja, a prioridade é sempre de quem chegar primeiro e parar o seu carro. É um bom modelo para quando não há muito espaço.

Vagas determinadas

Já nos prédios que contam com vagas determinadas, até mesmo o aluguel de um local na garagem pode ser facilitado, pois a distribuição dos espaços é fixa e está registrado na própria escritura do imóvel. Dessa maneira, os proprietários poderão, inclusive, gerar um contrato para locação, de acordo com o regimento interno da convenção.

O contrato de aluguel de vagas

Como dissemos, a vaga de garagem em apartamento pode ser alugada separadamente, mas existem tipos de contrato e valores bastante diferentes. Para realizar este tipo de locação, é muito importante tomar alguns cuidados jurídicos, como uma maneira de se proteger e de evitar complicações desnecessárias no futuro.

É preciso colocar no papel a finalidade da relação, o endereço correto e, no caso das vagas determinadas, a localização exata do espaço. Também devem estar no contrato os valores estipulados entre ambas as partes, assim como os eventuais juros ou multas por atrasos, se isso tiver sido acordado.

O cálculo do valor costuma ser aleatório e varia de acordo com o que está sendo praticado na cidade em questão, no bairro, na vizinhança e no próprio condomínio. Geralmente, as taxas de manutenção e a localização do imóvel são fatores que são considerados para chegar a uma quantia razoável e influenciam o preço desse aluguel.

Há ainda a possibilidade de compra separada da vaga de garagem, mas isso só é viável se ela estiver em uma escritura diferenciada. Essa pode ser uma opção viável para famílias ou pessoas que não dirigem e que não têm a pretensão de comprar um veículo, especialmente se houver a necessidade de contar com dinheiro na mão no momento.

Outros fatores que valorizam o apartamento

Localização

Para muitos especialistas, a localização é o fator mais importante na hora de valorizar um imóvel. Definitivamente, eles têm boas razões para achar isso, tendo em vista que mesmo unidades muito similares em metragem e acabamento podem ter preços completamente diferentes de acordo com o local no qual elas estão inseridas.

Atualmente, a maioria das pessoas está em busca de mais qualidade de vida, desejando morar próximo aos espaços de lazer e aos pontos de interesse, como lojas de conveniência, supermercados, padarias, lanchonetes, restaurantes e academias de ginástica, além de parques, shoppings e escolas.

Estrutura

A estrutura do imóvel também é muito importante para valorizar a unidade na hora da venda, visto que ela impacta diretamente na qualidade de vida dos moradores. Mesmo para quem quer investir em uma eventual reforma, existem questões estruturais que dificilmente poderão ser superadas se a unidade contar com um projeto ruim.

A própria instalação de aparelhos de ar-condicionado ou a criação de um conceito amplo com remoção de paredes, por exemplo, só é possível se o apartamento tiver uma planta que possibilite essas alterações. Por conta disso, fica fácil perceber que esse é um fator que acaba influenciando bastante no preço final.

Acabamento

O acabamento também é um diferencial muito importante, pois são os pequenos detalhes que acabam atraindo a atenção dos compradores. Um espaço feito com carinho, com pinturas de bom gosto e com o uso de materiais de alto padrão, como mármore, aço inoxidável e madeiras nobres, são sempre um ponto positivo.

Nos dias de hoje, a grande preferência para quem deseja se mudar para outra casa é viver em um local composto por cores claras e neutras, que passam a sensação de maior amplitude aos ambientes. O porcelanato também está em alta, assim como portas e janelas de boa qualidade.

Como você pôde ver, a vaga de garagem em apartamento é apenas um dos fatores importantes que influenciam no preço de um imóvel!

Gostou de aprender um pouco mais sobre a vaga de garagem em apartamento? Então confira também nosso artigo sobre a averbação na hora da compra!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.