Saiba como funciona a geolocalização e como ela pode ajudar na venda de imóveis

Saiba como funciona a geolocalização e como ela pode ajudar na venda de imóveis

Estamos na era da experiência do consumidor. O que isso significa? Pelo menos uma coisa: o empoderamento dos clientes. Diante disso, as empresas precisam satisfazer os desejos e necessidades do seu público-alvo, caso queiram permanecer competitivas no mercado em que atuam. No setor imobiliário, as empresas têm usado a ferramenta de geolocalização para encantar os que buscam um imóvel.

Neste artigo, explicaremos como funciona essa tecnologia. Além disso, mostraremos como otimizar o processo de venda das imobiliárias e quais são os benefícios oferecidos pela ferramenta. Confira os próximos tópicos!

O que é a geolocalização?

Não é raro recebermos notificações em nosso dispositivo móvel, recomendando serviços, estabelecimentos comerciais ou lugares turísticos próximos do local em que estamos. Isso é possível por meio da geolocalização.

Funciona assim: um aparelho eletrônico envia dados utilizando um endereço “Macintosh Operating System” (MAC), identificação por rádio frequência (RFID), conexão wi-fi ou coordenadas “Global Positioning System” (GPS).

Dessa forma, o usuário revela a sua localização e a web se encarrega de apresentar várias informações interessantes, como as já citadas, nos arredores. Atualmente, a geolocalização é utilizada pelas redes sociais, sites, aplicativos e plataformas digitais. No mundo imobiliário, essa ferramenta atua como uma espécie de consultor de imóveis, pois mostra todas as opções de moradias próximas disponíveis para venda.

Como essa ferramenta ajuda na venda de imóveis?

Na introdução deste artigo, falamos sobre a necessidade de oferecer a melhor experiência possível para os clientes da empresa. A seguir, mostraremos como a geolocalização cumpre esse objetivo e consequentemente eleva as vendas de imóveis.

Processo de busca

Com apenas alguns cliques, o cliente encontra todos os imóveis oferecidos pela imobiliária em uma determinada região. Não importa se a moradia é próxima ou não da sua localização. No primeiro caso, basta que o usuário permita, ao site ou aplicativo, a identificação da sua localização. Já na segunda opção, ele digitará a cidade ou bairro desejado. Em seguida, o cliente terá acesso:

  • ao endereço no mapa;
  • a fotos externas e internas das moradias;
  • ao recurso street view que mostra imagens das ruas próximas;
  • descrição do imóvel;
  • informações sobre a imobiliária.

Sem dúvidas, o processo de busca fica mais otimizado e prático com a geolocalização. Uma vez que permite ao usuário um “passeio” por várias residências e seus arredores sem precisar sair de casa. Essa facilidade pode atrair e encantar o cliente, levando ao fechamento de um contrato de venda.

Visibilidade

Para chamar a atenção dos consumidores, as empresas investem muito em publicidade e marketing digital. De fato, a web é considerada o canal mais utilizado pelas pessoas que desejam pesquisar ou adquirir um produto ou serviço. Segundo um estudo apresentado em um artigo do portal do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Brasil é o terceiro país do mundo em número de compras pela internet.

Então, se a imobiliária quer ter visibilidade, a web é o lugar ideal. Como dito, a geolocalização expõe na internet toda a cartela de imóveis que a empresa oferece em uma região. Dessa forma, aumentam as chances de o consumidor encontrar a imobiliária e, diante de tantas alternativas, não migrar para a concorrência.

Credibilidade

A credibilidade da marca é outro benefício que a geolocalização oferece. Vamos explicar. Ter credibilidade significa conquistar a confiança dos consumidores. Quando isso acontece, cria-se uma relação duradoura (fidelização) entre a empresa e o público-alvo. Essa é a meta de toda imobiliária, concorda?

Porém, muitas vezes, a credibilidade é adquirida quando os clientes percebem que a empresa quer mais do que o seu dinheiro, mas sim ajudá-los de verdade, além de entregar valor. Agora pense: as funcionalidades da geolocalização suprem ou não esses anseios dos consumidores? Com certeza!

Afinal, a tecnologia disponibiliza de forma clara e precisa todas as informações visuais e escritas sobre uma moradia. Sem que o cliente seja pressionado a tomar uma decisão rápida. Após uma pesquisa cuidadosa com a ajuda da ferramenta, o consumidor ficará grato pela ajuda da imobiliária. O resultado disso será a credibilidade.

Inovação

A cultura da inovação tem sido apontada como uma das estratégias mais importantes para a sobrevivência de uma empresa no atual modelo do mercado empresarial. Existem muitas razões para essa importância. Uma delas é o perfil do consumidor moderno que é composto por uma geração acostumada com as facilidades oferecidas pelas tecnologias.

Para esse público, uma empresa inovadora sempre estará à frente dos anseios dos clientes. Por isso, eles esperam que a marca disponibilize produtos, serviços e ferramentas atualizadas que facilitarão o processo de compra, bem como a vida deles. Conseguiu perceber a aplicação da geolocalização nesse contexto moderno?

Sem dúvidas, esse recurso sinalizará para os consumidores que a imobiliária tem a cultura da inovação no seu “DNA”. Como consequência, a empresa aumentará a sua base de clientes, em especial os jovens que são mais ativos em sentido econômico.

Contatos qualificados

Um grande desafio das empresas é conseguir contatos qualificados, ou seja, clientes que querem fechar negócio e não apenas dar “uma olhadinha” nas opções de imóveis. Mas como atrair clientes qualificados? Uma das boas práticas é oferecer o que esse grupo de pessoas deseja.

Se eles estão decididos ou propensos a comprar um imóvel, seria sábio fornecer de forma prática várias opções por meio da geolocalização. Dessa forma, é possível que o cliente escolha qual tipo de moradia se adéqua às suas necessidades financeiras, emocionais e pessoais. Sendo assim, fica muito mais fácil que um consumidor qualificado negocie com a imobiliária.

Enfim, a geolocalização é muito mais do que uma ferramenta tecnológica. Como foi abordado neste artigo, essa ferramenta é uma estratégia que aumenta a visibilidade, credibilidade, inovação, experiência do cliente e a atração de contatos qualificados. Diante de todos esses benefícios, fica óbvio que a imobiliária se tornará mais competitiva entre a concorrência.

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