Gestão descentralizada: como aplicá-la na gestão de corretores?

Gestão descentralizada: como aplicá-la na gestão de corretores?

Acompanhar as inovações é fundamental para empresas do mercado imobiliário que desejam ter sucesso. Para isso, é importante conhecer e analisar as tecnologias, o atendimento, a arquitetura, a decoração e a administração. Para ajudar você nessa empreitada, vamos falar sobre a gestão descentralizada dentro de imobiliárias.

Se aplicada corretamente, ela permite que os corretores tenham mais liberdade e criatividade para agir, sejam mais produtivos, entre outras vantagens. Continue acompanhando para entender melhor como ela funciona!

Entenda o que é gestão descentralizada

Gestão descentralizada e gestão centralizada são conceitos ligados ao modo como as empresas são administradas. Na centralizada, modelo aplicado na maioria dos negócios, o poder de gestão fica na mão de poucos, que são responsáveis por tomar a maioria das decisões e dar as orientações aos demais.

Na gestão descentralizada, como o nome indica, a responsabilidade corporativa não é concentrada, é coletiva. Por isso, os funcionários têm autonomia para agir, sem necessariamente consultar os seus superiores.

Isso não significa que os colaboradores podem fazer o que quiser: as regras e os valores da empresa precisam continuar guiando todas as ações. Por conta disso, a responsabilidade de cada funcionário fica ainda maior.

No entanto, os setores e os seus integrantes dependem menos da diretoria ou da gerência para tomar decisões e os processos ficam menos engessados. Nesse tipo de gestão, os gestores assumem mais a postura de líderes, ficam mais próximos dos liderados, conseguem motivar a equipe com mais facilidade.

Conheça as vantagens da sua aplicação do mercado imobiliário

Veja, a seguir, quais são os principais benefícios que as empresas podem adquirir ao adotar a gestão descentralizada.

Maior autonomia e criatividade

Na maioria das vezes, a resolução do problema acontece próxima a sua origem, com participação mais efetiva dos profissionais que vão ter que lidar diretamente com ele. Essa autonomia aumenta as chances de boas ideias aparecerem e de que a execução seja feita com mais eficiência.

Os processos são menos padronizados e isso favorece o surgimento de pensamentos inovadores. É natural, por exemplo, que corretores tenham bons insights para resolver ou melhorar questões relacionadas ao seu cotidiano, seja no atendimento aos clientes, seja em técnicas de venda ou em situações burocráticas da profissão.

Em uma gestão descentralizada, as atribuições de cada profissional são bem definidas e cada um deles tem autonomia para fazer o seu trabalho. Essa independência, entre outras coisas, abre espaço para que os colabores atuem com mais criatividade.

Agilidade na tomada de decisão

O mercado imobiliário é dinâmico, e é comum que escolhas necessitem ser feitas com rapidez para garantir uma oportunidade ou o fechamento de um negócio. Quando essas ações dependem constantemente da aprovação de superiores, é bem provável que o fluxo se desequilibre em algum momento e isso gere problemas.

Na gestão descentralizada, a necessidade de aprovação de outros setores ou da diretoria é reduzida — ocorrendo apenas em situações graves ou específicas. Dessa forma, a tomada de decisão é mais ágil e isso interfere diretamente na qualidade do atendimento oferecido ao cliente e na motivação dos funcionários.

Melhora na retenção de colaboradores

Não ter as ideias ouvidas ou ter que passar por diversos procedimentos para resolver um problema simples são situações que desgastam a relação do profissional com a imobiliária. Dessa forma, administrar de forma descentralizada contribui para que os profissionais fiquem mais motivados e queiram permanecer na empresa por mais tempo.

A retenção de funcionários é excelente para reduzir os custos operacionais com a contratação de novos colaboradores. Além disso, a experiência de corretores é algo valioso para a empresa e é interessante manter bons profissionais na equipe. Por isso, esse é mais um ponto positivo de adotar a gestão descentralizada.

Veja 3 dicas de como praticar a gestão descentralizada em imobiliárias

Até aqui você entendeu o que é gestão descentralizada e os principais benefícios que ela pode proporcionar. Para atingir o objetivo e ser realmente benéfica, é muito importante que esse tipo de administração seja aplicada de forma correta. Confira alguns passos cruciais!

1. Estabeleça uma comunicação mais efetiva

É essencial que todos os colaboradores estejam alinhados com os objetivos e a cultura organizacional da empresa. Para isso, a comunicação entre os profissionais e os líderes de cada setor deve ser extremamente efetiva.

Um diálogo transparente contribui para que as ações sejam mais certeiras, para evitar retrabalhos, desentendimentos e também para trazer mais segurança aos envolvidos. Além da conversa direta, é possível investir em:

  • encontros ou reuniões periódicas;
  • disponibilização de canais de comunicação diversos e exclusivos para funcionários;
  • conteúdos para reforçar os valores corporativos;
  • divulgação de metas e objetivos da imobiliária.

2. Crie espaços de capacitação

A gestão descentralizada ainda é novidade para a maioria das pessoas. Sendo assim, é interessante investir em cursos e palestras para que os envolvidos compreendam do que se trata e se acostumem com o modelo.

Eles precisam entender quais são os tipos de decisões que podem ser tomadas sem consultas, quais são as suas responsabilidades e qual é o objetivo real dessa mudança. Também é importante investir em capacitações específicas para o mercado imobiliário, para que os corretores estejam atualizados e confiantes para atuar com mais autonomia.

3. Transmita responsabilidade aos corretores

É importante deixar evidente quais são as responsabilidades e deveres dos corretores. Isso é relevante para que cada profissional compreenda o seu papel dentro da organização, bem como para que eles entendam a sua importância para a empresa.

O sentimento de que existem pessoas que acreditam em suas habilidades e confiam no seu trabalho favorece a motivação e a produtividade desses corretores. Além disso, claro, é essencial oferecer a estrutura que eles precisam para realizar o serviço da melhor forma possível.

A gestão descentralizada, se bem aplicada, pode proporcionar vários benefícios para a imobiliária. Porém, lembre-se de que a cultura empresarial, ou seja, os valores e hábitos compartilhados por todos os integrantes, é imprescindível nesse momento. Ela vai guiar as ações individuais e coletivas para que os objetivos da imobiliária sejam alcançados.

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