Guia completo para compra de imóveis de luxo

Guia completo para compra de imóveis de luxo

Excelente arquitetura, espaços amplos, arejados e bem equipados, privacidade, inúmeros serviços e opções de lazer — essas são algumas das características dos imóveis de luxo. Não é por acaso que existe uma demanda crescente por esse tipo de propriedade no Brasil. De acordo com o Sindicato de Habitação (Secovi), o setor cresce em média 20% ao ano.

Os imóveis de alto padrão foram pensados para moradores exigentes, que buscam conforto, segurança e um estilo de vida diferenciado. Mas, para usufruir de tudo isso, é preciso investir uma boa quantia de dinheiro. E, para que cada centavo valha a pena, é necessário estar atento a uma série de critérios durante a compra. Afinal, de nada adianta comprar um imóvel comum com o preço de uma propriedade de luxo, ou optar por um empreendimento que não atenda às necessidades da sua família.

Produzimos um guia completo respondendo algumas questões essenciais para quem pretende comprar esse tipo de propriedade. Quer saber como comprar um imóvel de luxo? Leia o texto até o final e compreenda as características e os cuidados que se deve ter antes da aquisição. Boa leitura!

Qual a importância da localização?

A localização é um dos critérios mais relevantes a serem avaliados. Todo imóvel de luxo fica em bairros nobres da cidade. Na maioria das vezes, isso significa estar distante dos grandes centros comerciais e outras regiões em que existe muito movimento de carros e pessoas.

Os empreendimentos são construídos em ruas tranquilas, de preferência próximos a natureza e cercados por outras propriedades de luxo. Essa combinação de privacidade, boa arborização e vizinhança nobre contribui para a avaliação do patrimônio.

Mas isso não significa que eles devam estar em locais isolados. Um erro muito comum por quem está buscando uma casa ou apartamento de luxo é observar apenas a propriedade, sem levar em conta que o entorno também é fundamental para a qualidade de vida.

Saiba como encontrar a localização ideal

Como na compra de qualquer tipo de imóvel, é fundamental observar se a região tem uma boa estrutura, com comércios e serviços que facilitem a rotina dos moradores. Não é nada interessante ter que se deslocar por muito tempo para resolver problemas do dia a dia, como ir ao banco, por exemplo. Além disso, o bairro precisa ter vias para facilitar o acesso a outras regiões do município. Ou seja, a localização tem que ser nobre e funcional.

Veja algumas dicas de como encontrar a localização ideal para a sua residência de luxo!

Mapeie os bairros nobres da cidade

Como vimos, todos as propriedades de alto padrão estão localizadas nos bairros mais privilegiados do município. Portanto, uma forma de economizar tempo de pesquisa é mapear quais são estes bairros e realizar a busca apenas nesses locais.

Se o objetivo é adquirir uma propriedade em São Paulo, basta procurar informações sobre os melhores bairros da capital e realizar uma seleção com os mais interessantes. Após isso, é possível filtrar a pesquisa em portais imobiliários e otimizar as chances de encontrar o imóvel ideal.

Priorize a acessibilidade

Bairros que fiquem próximos à escola ou ao trabalho dos moradores, por exemplo, podem — e devem — ser priorizados na escolha. Dessa forma, a família não precisa se deslocar muito para realizar as obrigações diárias e pode aproveitar o tempo com outras atividades.

Pesquise sobre a segurança

Geralmente, empreendimentos de luxo são construídos em regiões seguras. Entretanto, vale a pena pesquisar mais a fundo sobre os índices de criminalidade antes de assinar o contrato. Todo o cuidado é pouco quando o assunto é a prevenção de situações de riscos.

Qual a diferença da arquitetura e do acabamento de imóveis de luxo?

Os projetos arquitetônicos de imóveis de alto padrão devem ser diferenciado — eles não se parecem com os adotados em casas e apartamentos populares. É comum que eles sejam assinados por arquitetos renomados pelo mercado e esse fator faz com que o empreendimento ganhe originalidade e destaque no setor imobiliário. Em consequência disso, é claro, o valor do imóvel sobe consideravelmente.

O acabamento também é essencial para que a propriedade seja considerada de luxo. Ele deve ser executado com materiais de primeira qualidade, que garantam beleza e durabilidade ao patrimônio. O acabamento deve acompanhar as principais tendências de decoração, com design e funcionamento inovadores. Esse esmero é fundamental não apenas para a ornamentação e valorização do imóvel, mas também para evitar a necessidade de reformas e de manutenção.

Do mesmo modo, a fachada e as áreas comuns do prédio devem ser analisadas. O cuidado deve começar já na entrada do empreendimento, com atenção ao paisagismo, ao piso e às paredes dos corredores, por exemplo. Cada detalhe é significativo para que o dinheiro investido compense. Em resumo, veja quais são os benefícios trazidos pela qualidade na arquitetura e no acabamento:

  • valorização do imóvel;
  • menor chance de gastos com reformas;
  • mais qualidade de vida para os moradores;
  • aumento da originalidade e beleza do patrimônio.

Existem particularidades na infraestrutura?

De modo geral, os lançamentos imobiliários estão sendo desenvolvidos com um espaço cada vez mais reduzido. Alguns dos motivos para isso acontecer são a preservação da viabilidade econômica dos empreendimentos e também um menor número de terrenos disponíveis. No entanto, a regra não vale para casas e apartamentos luxuosos. O público alvo desse tipo de produto gosta de ambientes espaçosos e as construtoras estão atentas a essa demanda.

Viver em um imóvel grande pode trazer diversas facilidades, como a viabilidade de ter animais de estimação, cultivar plantas, receber e hospedar convidados, além de proporcionar mais espaço para objetos de decoração, entre outras coisas.

Além de cômodos amplos, a quantidade de quartos e banheiros também é maior do que em propriedades comuns. A planta da residência é elaborada de maneira inteligente e, em muitos casos, inovadora. Ao contrário do que acontece em outros tipos de imóveis, a planta de uma residência de luxo permite modificações. Isso significa que os moradores, se assim desejarem, podem fazer reformas para personalizar o local.

A incidência solar é extremamente valorizada em projetos de luxo. Isso significa que a construção — desde a escolha do terreno até a posição de cada cômodo — foi pensada para aproveitar ao máximo a iluminação natural. Apesar de ser um critério pouco observado pelas pessoas, é algo que faz toda a diferença.

Um bom projeto de iluminação oferece mais aconchego e sofisticação, inclusive nas áreas externas e de uso comum, como jardins e áreas de lazer. Entre os benefícios dessa característica estão o conforto térmico e visual, prevenção de mofo, economia e sustentabilidade.

É obrigatório ter opções de lazer nesse tipo de imóvel?

A presença de boas áreas de lazer é uma das principais características de empreendimentos requintados. Principalmente para quem tem ou pretende ter filhos, a qualidade do ambiente deve ser muito bem analisada. Afinal, ter uma área onde os filhos possam socializar e brincar em segurança é um grande privilégio. Assim, mesmo morando em um edifício de luxo, eles podem brincar e interagir com outras crianças com idades semelhantes e viver grandes aventuras, ainda que dentro de um condomínio.

Obviamente, as crianças não são as únicas beneficiadas com as áreas de lazer. Os adultos também podem aproveitar as áreas comuns. Além da vantagem de poder convidar amigos e familiares para aproveitar o espaço, essa característica favorece a prática de esportes e contato com a natureza, hábitos fundamentais para uma vida mais saudável e produtiva.

Todo empreendimento considerado de luxo tem uma área de lazer para os seus moradores — o que pode variar são as opções disponíveis em cada imóvel. Para decidir, a família precisa analisar quais são as suas necessidades e prioridades. Confira algumas regalias comuns de serem encontradas:

  • piscinas;
  • saunas;
  • SPA;
  • academias;
  • cinemas;
  • quadras para a prática de esportes.

Quais serviços são oferecidos?

Muito mais do que apenas uma residência bonita, quem adquire um imóvel de luxo ganha um estilo de vida totalmente voltado ao conforto e bem-estar. Por conta disso, da mesma forma que acontece em hotéis, os edifícios de alto padrão oferecem uma série de serviços aos seus moradores.

Entre eles podem estar portaria 24 horas, manobrista, recepcionista, massagista etc. Também é possível que a administração contrate um concierge, profissional capacitado para atender as necessidades de quem vive no local. Essas conveniências fazem toda a diferença no dia a dia e no momento de negociar o imóvel.

Automação também precisa estar presente?

A automação residencial é uma das maravilhas tecnológicas da última década e, necessariamente, deve estar presente em imóveis de alto padrão. O que antes só aparecia em filmes, hoje é utilizado para facilitar diversas atividades rotineiras. Todos os sistemas eletrônicos da residência podem ser personalizados e executados com o total controle dos moradores.

Entre as possibilidades oferecidas pela automação estão: programar a iluminação da casa, para que as luzes sejam acendidas ou apagadas por meio de um smartphone; controlar sensores para manter o sistema de irrigação do jardim; ver as imagens das câmeras de monitoramento pelo celular; acionar o ar-condicionado quando ainda estiver na rua para ter a temperatura ideal quando chegar; entre outras funções.

A proteção dos moradores é uma prioridade no planejamento de uma propriedade de alto padrão. Sistemas de segurança modernos com reconhecimento facial e portas e janelas com abertura e fechamento remoto são tecnologias que podem ser aplicadas.

Existem várias vantagens em viver em uma casa automatizada, confira as principais:

  • praticidade;
  • conforto;
  • segurança;
  • sustentabilidade.

Todos esses benefícios, é claro, têm um custo elevado e, por esse motivo, só são encontrados em residências de pessoas com um alto poder aquisitivo.

Por que comprar um imóvel de alto padrão?

Viver em uma propriedade de luxo é um privilégio. Desde a localização, até o acabamento e os serviços oferecidos no edifício, tudo foi desenvolvido pensando em compradores exigentes e em busca de mais conforto e bem-estar. Os imóveis são diferenciados, perfeitos para quem não abre mão de morar em um local bem decorado, seguro e com facilidades únicas — que permitem uma rotina muito mais agradável e produtiva.

ofertas mitre

A infraestrutura de primeira, que conta com elementos que propiciam mais saúde, qualidade de vida e socialização aos condôminos, também é um benefício que justifica o alto investimento. O espaço mais amplo é um aspecto que interessa principalmente quem tem família e quer garantir mais privacidade e comodidade para todos os integrantes.

Isso sem contar que imóveis de luxo são excelentes investimentos imobiliários — garantem segurança, rentabilidade e alta liquidez. Como a procura por esse tipo de imóvel é crescente, e o projeto de moradia é muito valorizado, vender ou alugar por um valor interessante não será um problema.

Quais são principais cuidados para compra de imóveis de luxo?

Comprar uma casa ou apartamento é sempre um momento de grande emoção. Para não se arrepender do investimento, ainda mais se tratando de valores tão altos quanto os negociados em residências de luxo, é preciso ter muita atenção.

Listamos abaixo alguns dos principais cuidados que os compradores devem ter antes de assinar o contrato.

Analise a viabilidade financeira

Para gozar de todas as características diferenciadas de um imóvel de alto padrão, é preciso fazer um investimento alto. Não é nada inteligente adotar um padrão de vida que não equivale à renda familiar. Comprar à vista é uma opção interessante, já que evita o pagamento de juros e abre a possibilidade de ganhar um desconto considerável.

Se isso não for viável, é preciso pesquisar sobre os tipos de financiamentos para encontrar o mais vantajoso. Além do valor da residência, é preciso que outras despesas fixas, como as taxas de condomínio e o custo de vida em um bairro nobre, entrem no planejamento financeiro. Analisar a viabilidade financeira é fundamental para saber se é o momento certo de adquirir a propriedade.

O pagamento de outras taxas também são necessários para que o imóvel seja devidamente registrado no nome do proprietário. Veja quais são os principais:

  • Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI);
  • registro de compra em cartório;
  • escritura pública.

Verifique a documentação

É impossível fugir da burocracia no momento de comprar um produto imobiliário. A fase da documentação, apesar de não ser prazerosa, é importante para garantir a segurança de ambas as partes. Mesmo contando com a ajuda da imobiliária para garantir que tudo está dentro da legalidade, é interessante conhecer quais são os documentos que devem ser apresentados antes da assinatura do contrato de compra e venda.

Ter essa lista em mãos é importante para que você possa se organizar e reunir todos os documentos solicitados e evitar problemas que podem atrasar a realização do negócio.

Documentos do vendedor

A documentação que deve ser apresentada por quem vende o imóvel visa, principalmente, garantir que a propriedade não tem dívidas e que está registrado corretamente.

Veja quais são os documentos para pessoa física:

  • documentos de identificação pessoal (RG e CPF);
  • certidão de nascimento ou, se for o caso, de casamento;
  • comprovante de residência;
  • certidão negativa de ações cíveis;
  • certidões de feitos expedidas pela Justiça Federal e pela Justiça do Trabalho;
  • certidão negativa de interdição e tutelas;
  • certidão negativa de protesto de títulos.

Quem vende precisa ainda reunir a documentação do imóvel:

  • certidão atualizada de registro do imóvel;
  • certidão de ônus gerais;
  • no caso de apartamentos, comprovante de quitação de débitos de condomínio;
  • certidão negativa da Fazenda Municipal;
  • habite-se;
  • cópia do carnê do IPTU atualizado;
  • planta baixa.

Documentos do comprador

Quem compra também deve apresentar uma série de documentos. Vale lembrar que, caso o comprador seja casado, o cônjuge também deverá apresentar a documentação. A lista varia de acordo com a escolha do método de pagamento, mas, de modo geral, vão ser necessários os seguintes documentos:

  • documentos de identificação pessoal (RG e CPF);
  • certidão de nascimento ou, se for o caso, de casamento;
  • comprovante de residência;
  • cópias dos três últimos comprovantes de renda.

Procure nos locais certos

A internet facilitou muito a maneira de procurar casa e apartamentos para comprar. Atualmente não é necessário ir até a imobiliária ou andar pela cidade em buscas de placas de vende-se. Basta uma rápida pesquisa para encontrar uma enorme variedade de anúncios.

Entretanto, a forma mais segura de realizar a busca é por meio de uma plataforma de confiança, como o Moving Imóveis. No portal você poderá filtrar e comparar os resultados e ter acesso a dados relevantes. Confira outras dicas importantes para fazer uma busca por imóveis na internet.

Verifique a localização

É comum que o vendedor minta sobre a localização para tornar o anúncio mais atrativo dizendo, por exemplo, que a propriedade fica próximo a um lugar quando, na verdade, ela fica bem distante. Para garantir que o dado é verdade, vale a pena utilizar o Google Maps.

A ferramenta é uma importante aliada para criar rotas que vão ser necessárias durante a rotina dos moradores e verificar o tempo gasto em cada uma delas. O mapa também mostra a variedade de comércios e serviços que existem na região.

Observe a data de publicação

Se o imóvel foi publicado no site há muito tempo, é importante verificar se as informações permanecem as mesmas. Detalhes essenciais como o valor da propriedade, taxa condominial, entre outros itens, podem não ser mais os mesmos.

Procure em um site próprio para isso

Como já foi falado, as chances de encontrar bons anúncios aumenta muito em portais de imóveis. Essas plataformas foram desenvolvidas para este fim, e cuidam para que os anúncios estejam com todas as informações detalhadas.

Assim como qualquer outro setor, existem pessoas com más intenções atuando no mercado imobiliário. Para evitar ser mais uma vítima de um desses golpes, é essencial tomar medidas de segurança como essa.

Veja a reputação da imobiliária

Um imóvel de luxo exige um alto investimento e é indispensável ter uma empresa séria para garantir que a quantia será bem aplicada. A imobiliária tem papel fundamental na segurança dessas transações e é preciso ter atenção na hora da contratação.

Um bom atendimento é primordial para que o processo seja mais tranquilo, a empresa precisa estar disposta a tirar todas as dúvidas que, certamente, irão surgir. Comentários e avaliações nas redes sociais podem ajudar a entender como anda a satisfação dos atuais e antigos clientes. Nada melhor do que a opinião de quem já contratou os serviços para verificar a reputação da empresa.

Para atuar legalmente, a imobiliária deve ser credenciada no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). O corretor de imóveis que vai ser responsável pela transação também precisa ter o registro. Somente profissionais e instituições que portam o documento conseguem realizar negócios imobiliários com segurança, e são devidamente fiscalizados pelos órgãos responsáveis.

Outro critério que precisa ser observado é a carteira de imóveis da imobiliária. Como qualquer outra empresa, elas têm um público-alvo e disponibilizam produtos com o objetivo de atender às necessidades desses clientes. Se o interesse é adquirir imóveis de luxo, a imobiliária contratada precisa ser especialista no assunto e ter uma ampla oferta desse tipo de imóvel.

Realize a vistoria do imóvel

Depois de realizar uma boa pesquisa, ver fotos, vídeos e atestar a veracidade das informações do anúncio, chegou o momento da visita. Mesmo diante de tanta tecnologia, como a realidade virtual e aumentada e plantas em 3D, a visita presencial continua sendo decisiva para avaliar um imóvel.

Pessoalmente é possível observar as dimensões, a iluminação, o estado de conservação e o acabamento da propriedade, entre outros detalhes. A parte elétrica e hidráulica, que muitas vezes são esquecidas durante as visitas, também devem ser checadas com atenção para evitar dor de cabeça após a mudança.

Além de verificar cada cômodo do imóvel e das áreas comuns, é interessante passear pelo bairro, conhecer a vizinhança e, se possível, conversar com os vizinhos sobre como é morar na região.

Durante a visita, não se esqueça de checar a presença das características fundamentais de um imóvel de alto padrão, como a automação, a arquitetura diferenciada, a área de lazer, o atendimento da portaria, entre outros detalhes.

Investir em imóveis de luxo é um ótimo negócio. Como vimos no decorrer do artigo, as propriedades proporcionam, entre outros benefícios, conforto, segurança e sofisticação aos moradores. Mas não se esqueça: para garantir todas essas vantagens, é essencial ter a consultoria de uma imobiliária especializada no setor.

Que tal começar a sua busca agora mesmo? A Moving Imóveis tem uma excelente oferta de imóveis de alto padrão em diversas regiões do país. Entre no portal e confira!

 

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.