4 motivos que explicam por que o home equity vale a pena!

O home equity já é uma forma de empréstimo bem conhecida em outros países, especialmente por garantir taxas reduzidas e outras vantagens bem interessantes para o cliente.

No entanto, só agora ele vem se destacando no Brasil como mais uma opção de crédito para a compra da casa própria, por exemplo. Trata-se, na verdade, de um empréstimo com taxas menores de juros e prazos bem atraentes.

É, de fato, uma alternativa a mais, diante da grande dificuldade que as pessoas encontram na obtenção de crédito. Mas, será que realmente o home equity vale a pena?

Neste post, você vai saber um pouco mais sobre esse tipo de empréstimo, bem como suas principais vantagens. Continue a leitura e veja!

O que é home equity

Nessa modalidade de empréstimo, o imóvel é utilizado como garantia. Ou seja, a pessoa que necessita dos recursos aceita ceder um imóvel, que está em seu nome, à instituição que concederá o crédito. Dessa forma, a instituição se tornará proprietária do imóvel, até que o saldo devedor seja quitado no prazo estabelecido.

As principais vantagens encontradas nesse tipo de crédito são as taxas de juros menores e os prazos mais elásticos, quando comparados às outras opções oferecidas no mercado. Quem tem receio de dar o imóvel como garantia, pode ficar tranquilo, pois o proprietário continuará tendo a posse do mesmo, assim como poderá mantê-lo alugado — se for o caso.

Como funciona

O home equity é, na verdade, uma alienação fiduciária. Ou seja, o cliente transfere o imóvel — que está em seu nome — para a instituição bancária (credor). Esse, por sua vez, passa a ser o proprietário do imóvel, até a quitação total da dívida.

Vale ressaltar que o total do empréstimo concedido é sempre de acordo com o valor do imóvel negociado. As financiadoras limitam o empréstimo até 50% do valor do imóvel. Por exemplo, no caso de o imóvel ser avaliado em R$300 mil, o valor máximo a ser concedido pelo banco deverá ser de R$150 mil.

4 motivos para aderir ao home equity

O home equity, como já mencionamos, tem algumas vantagens que merecem ser destacadas. Confira as principais!

1. O valor emprestado pode ser utilizado para qualquer finalidade

A instituição financeira não avalia a finalidade do empréstimo — o cliente o utiliza de acordo com a sua necessidade. Ou seja, após a liberação da quantia na conta-corrente do cliente, esse terá a liberdade de escolher a melhor forma de utilizá-lo, que pode ser para quitar alguma dívida, para comprar um imóvel, ou mesmo, para abrir um negócio.

2. Taxas de juros menores

O empréstimo home equity garante taxas de juros menores que as praticadas no mercado — uma vez que o imóvel do cliente é a garantia de pagamento. Sabendo-se que o empréstimo concedido não passa de 50% do valor do imóvel posto como garantia, o credor nunca terá prejuízo, pelo contrário.

3. Maior prazo de pagamento

Ter um prazo maior para pagamento torna esse tipo de empréstimo muito atraente e, por isso, cada vez mais adotado por aqui. O prazo mínimo do contrato é de três anos, e o máximo, varia de acordo com a empresa.

4. O imóvel colocado como garantia não precisa ser desocupado

Uma das vantagens desse tipo de empréstimo é o cliente poder continuar usando o imóvel. Por exemplo, alugá-lo para aumentar a renda não seria ótimo? A instituição que concede o crédito só terá direitos sobre o imóvel caso a dívida não seja paga.

Como você conferiu neste artigo, o home quality é uma alternativa que vale a pena — garantindo muitas vantagens para o cliente. No entanto, no momento que houver necessidade, vale também considerar todas as alternativas de crédito!

Gostou deste post? Siga-nos, então, nas nossas redes sociais e fique por dentro de outros artigos interessantes como este. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.