Com queda nos juros, mercado imobiliário pode dobrar em 10 anos, estima presidente da MRV

IGP-M na 1ª prévia de fevereiro sobe 0,20%, ante 0,03% na 1ª prévia de janeiro

Rio, 11/02/2019 – O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,20% na primeira prévia de fevereiro, após ter aumentado 0,03% na primeira prévia de janeiro, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumulou elevação de 0,21% no ano de 2019 e avanço de 6,88% em 12 meses.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a primeira prévia do IGP-M de fevereiro. O IPA-M, que representa os preços no atacado, subiu 0,22%, ante recuo de 0,13% na primeira prévia de janeiro. O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou alta de 0,14% na prévia de fevereiro, depois de avanço de 0,38% em igual leitura do primeiro mês do ano. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve aumento de 0,25% na primeira prévia deste mês, depois de subir 0,27% em igual leitura de janeiro.

 

O IGP-M é usado para reajuste de contratos de aluguel. O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 a 31 de janeiro. No dado fechado do mês passado, o IGP-M teve ligeira alta de 0,01%.

 

O aumento mais brando nos custos da mão de obra ajudou a conter a inflação da construção na primeira prévia de fevereiro do IGP-M.O INCC-M subiu 0,25% no primeiro decêndio de fevereiro, após registrar uma alta de 0,27% na primeira prévia de janeiro.

 

O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços subiu 0,48% na primeira leitura de fevereiro, ante um avanço de 0,18% registrado na mesma prévia do mês anterior. A principal contribuição para a aceleração partiu do item equipamentos para transporte de pessoas, cuja taxa passou de 0,02% para 2,04% no período.

 

Já o índice que representa o custo da Mão de Obra teve elevação de 0,05% no primeiro decêndio de fevereiro. Na mesma leitura de janeiro, a alta foi de 0,34%. (Daniela Amorim – daniela.amorim@estadao.com<mailto:daniela.amorim@estadao.com>)

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.