Imobiliária digital: como funciona e quais as principais tendências?

Com a internet cada vez mais presente nos negócios, o surgimento da imobiliária digital, certamente, não surpreende ninguém. Afinal, temos visto tudo sendo facilitado e otimizado por conta desses avanços tecnológicos que a grande rede nos proporciona.

Na verdade, a imobiliária digital tem atendido a um público cada vez maior, uma vez que os serviços de internet estão a cada dia mais acessíveis a determinadas camadas da sociedade. Assim, facilita a obtenção desse e de outros produtos.

A imobiliária digital tem o objetivo de desburocratizar o processo de compra e venda de imóveis. Para isso, atua por meio de um aplicativo ou mesmo pelo site, tornando tudo mais rápido e prático. A grande vantagem para quem busca o serviço é não precisar se deslocar até uma imobiliária para, então, dar início à negociação.

Neste post, vamos mostrar como funciona uma imobiliária digital e quais suas vantagens e tendências. Continue a leitura!

O que é uma imobiliária digital?

Trata-se de um modelo de negócio no qual os processos são informatizados, com o uso de documentos digitais e com o atendimento online. Os trâmites comuns em uma imobiliária são realizados via plataforma ou site.

As empresas que adotam esse método utilizam nas suas atividades internas o compartilhamento, a automatização e a inteligência de dados, que caracterizam os negócios desse tipo.

Diante disso, a principal proposta dessa modalidade de negócio é tornar os processos menos burocráticos e bem mais simples e práticos, tanto para a imobiliária quanto para o cliente. Diante de tantos compromissos diários não é preciso que as pessoas se desloquem até o local da negociação.

Tudo pode ser feito online, desde a busca por um imóvel que se encaixe no que o cliente deseja até as providências relacionadas à documentação, que será digital também. Assim, fica para o cliente apenas a tarefa de marcar com o corretor a visita à unidade escolhida.

Quais são as vantagens de uma imobiliária digital?

A virtualização dos processos é uma realidade, e em pouco tempo, a maioria das imobiliárias já estará adotando. Mesmo no caso de quem se mostra resistente em deixar o modelo tradicional, a adoção desse novo formato será necessária para a permanência no mercado.

Inicialmente, um modelo misto pode ser o primeiro passo para uma mudança definitiva. Veja, então, os diferenciais que levam muitos empresários a implementarem esse novo formato na imobiliária.

Promove mais interação com os clientes

Hoje, grande parte dos negócios atuam em ambientes digitais, e a tendência é que mais empresas migrem para um contato com o cliente via web. Isso porque é online que você encontra a maior parte das pessoas que, como sabemos, estão cada vez mais conectadas.

Diante disso, uma plataforma em que são disponibilizados os imóveis para venda e aluguel por meio de fotos, vídeos e até um tour virtual não tem como não atrair clientes e mantê-los conectados. Dessa forma, é possível oferecer a melhor experiência e esclarecer quaisquer dúvidas sobre as unidades de forma rápida. 

Garante um agendamento online prático e rápido

A possibilidade de agendar uma visita presencial pelo site ou plataforma digital traz algumas vantagens, como a praticidade que esse processo envolve. Além disso, diminui sensivelmente as chances de o cliente desmarcar o compromisso — que pode ser pelo motivo de ter feito uma pesquisa em um site concorrente.

Oferece uma área exclusiva para os clientes

Uma área exclusiva para o cliente, em que ele poderá resolver qualquer questão relacionada à sua jornada na imobiliária, é um grande diferencial. Isso proporciona economia de tempo e menos burocracia para determinados processos.

Imagine que o inquilino tenha acesso a um espaço em que será possível resolver pendências, bem como obter seus boletos e outros documentos importantes. Isso agiliza a vida para proprietários, locatários e imobiliária.

Proporciona o fortalecimento da marca no mercado

Quando uma imobiliária opera pelo modelo digital, faz com que a empresa esteja alinhada ao que o seu público necessita, sendo uma forma de melhorar o atendimento. Essa medida torna o negócio mais forte no mercado, promovendo uma melhor visualização e, consequentemente, garantindo a atração de mais leads.

Quais são as tendências geradas pela imobiliária digital?

Algumas tendências ganharam evidência com a chegada da imobiliária digital. Confira algumas tecnologias que não podem faltar!

Tour virtual

É uma excelente forma de encantar o cliente, afinal, quem não quer uma visão total de um imóvel, como se você estivesse circulando por seus cômodos? É isso que o tour virtual proporciona ao cliente: uma experiência incrível.

Trata-se de uma forma inovadora e imersiva de apresentar o ambiente, nos mais variados ângulos, aos interessados. Esse recurso tem por objetivo levar o cliente a uma visita virtual com destaque a todos os detalhes do imóvel. Após isso, o que resta à imobiliária é marcar com o cliente, por meio de seus corretores, uma visita ao espaço físico.

Drones

O uso de drones, no caso de apartamentos ou casas que ainda estão em fase de construção, é uma realidade em algumas empresas. Com essa tecnologia, é possível ter uma visão privilegiada e completa da construção.

Isso facilita a negociação na venda de imóveis, pois o cliente tem uma noção real sobre o imóvel que ainda está na planta. Dessa forma, a negociação fica mais transparente, dando mais garantias ao provável comprador.

Aplicativos

Manter o cliente informado e atualizado sobre a negociação de venda e aluguel de imóveis é um dos grandes atrativos da imobiliária digital. Afinal, o celular é utilizado para várias finalidades que, certamente, tornam a vida mais prática.

Na hora de comprar ou alugar um imóvel, isso não poderia ser diferente. Um aplicativo para esse fim facilita a vida de todos e torna o processo mais ágil e prático.

Como você viu neste conteúdo, é totalmente possível se adaptar a essas novas exigências e tendências e fazer com que seu negócio fique mais alinhado aos anseios de seu público. Colocar em prática a imobiliária digital garantirá um crescimento ao seu negócio e, consequentemente, uma maior visualização por parte do público.

Gostou deste post? Leia, então, outro conteúdo bem interessante que fornece dicas de como alugar um imóvel rapidamente!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.