Mulher indecisa sobre comprar imóvel pronto ou na planta

Socorro! Escolho imóvel na planta ou pronto? Veja o que analisar

Quem decide comprar a casa própria tem uma série de dúvidas sobre vários aspectos. A principal delas, porém, é sobre escolher imóvel na planta ou pronto.

Existem muitas disparidades entre essas duas opções, como a negociação e suas características, que fazem a diferença e devem ser muito bem avaliadas para evitar arrependimentos futuros.

O fato é que há vantagens e desvantagens em cada uma dessas alternativas de compra de imóvel. Assim, analisar cada uma e ver qual se enquadra ao seu estilo de vida e situação financeira atual merecem relevância na escolha.

Neste artigo, você vai saber os prós e os contras sobre cada uma dessas opções, a fim de poder escolher a ideal para as suas necessidades e perfil financeiro. Continue conosco e confira!

Vantagens de comprar imóvel na planta

Confira as principais vantagens de comprar imóvel na planta e não ter dúvidas sobre essa opção, que consiste em receber uma unidade novinha em folha!

Pouca documentação

A documentação exigida na negociação de apartamento na planta é uma boa vantagem, pois é bem simples. Envolve apenas um documento de promessa de compra e venda, em vez de um contrato definitivo — que ocorre com quem adquire um imóvel pronto.

Negociação mais simples

Nessa modalidade, a negociação é também mais simples, envolvendo apenas o proprietário e a construtora. Diferentemente do que ocorre com o imóvel pronto, que envolve cartório, o que acaba gerando muita burocracia no processo de compra e venda.

Investimento mais em conta

Quando a dúvida ocorre acerca do investimento inicial, sem dúvidas, um imóvel na planta é mais vantajoso. O valor geral é, comumente, mais barato, mas, logicamente, quando se trata de construções similares na mesma localização. Outra vantagem ligada à parte financeira é em relação ao tempo de entrega.

O proprietário, nessa versão, ganha tempo para o planejamento relacionado às prestações e às taxas intermediárias, assim como todos os custos que envolvem uma mudança. Ou seja, é possível negociar e até parcelar a entrada, o percentual das parcelas, entre outros.

Segurança na entrega

Apesar de que, com um imóvel pronto, você tem a vantagem de receber a unidade no ato da negociação, também existe o fator segurança na entrega de uma unidade na planta, bastando, para isso, alguns cuidados essenciais. Comprar um imóvel na planta, em muitos casos, demora anos para a entrega. No entanto, quem negocia sabe dos prazos de entrega preestabelecidos, e é muito compensador receber um imóvel novinho com tudo sem qualquer problema.

O cuidado a ser tomado é quanto à construtora a ser escolhida. É essencial que, ao negociar um imóvel na planta, você pesquise sobre a idoneidade da construtora, sua reputação no mercado, a opinião do consumidor em sites do gênero, e conheça as construções que ela já concluiu. Essa medida assegurará que você receba o imóvel no tempo previsto.

Possibilidade de personalização

Ao comprar um apartamento na planta, você tem a alternativa de escolher alguns acabamentos de sua preferência e receber o imóvel personalizado. Ou seja, durante a construção, a pedido dos proprietários, é possível customizar cada unidade — mas, logicamente, alguns podem ter seu valor alterado, dependendo do tipo de personalização e o material utilizado.

Na customização durante a construção, é possível escolher acabamento, piso, instalações na área de serviço ou banheiro, entre outros. Ou seja, o imóvel será entregue como desejar. Na solicitação do memorial descritivo à construtora, que constará a escritura do terreno, tamanho, materiais escolhidos na construção e tudo mais contratado na venda, você se assegurará de receber tudo o que foi negociado no ato da negociação.

Valorização

A valorização de uma residência tem a ver com muitos fatores, como a localização. No entanto, se você escolhe um imóvel na planta em uma localização privilegiada, a tendência é que a unidade valorize, ainda mais porque se trata de um imóvel novo que só trará problemas em longo prazo.

Desvantagem de comprar imóvel na planta

Período longo de espera

A principal desvantagem de um imóvel comprado na planta é, justamente, o prazo de entrega que, na maioria das vezes, leva anos. Afinal, é comum que as pessoas tenham pressa ou queiram se livrar rápido do alto valor do aluguel e não podem esperar muito tempo.

Vantagens de comprar apartamento pronto

Apesar de haver mais vantagens de comprar um imóvel na planta, uma unidade pronta pode ser uma opção bem melhor para algumas pessoas. Veja!

Mudança rápida

Uma das maiores vantagens é a mudança rápida. Assim que fechar negócio e todos os trâmites financeiros forem finalizados, assim como toda a documentação, o proprietário já pode providenciar a mudança e começar vida nova no imóvel.

Não há surpresas

Como você já viu o imóvel pronto, ficou satisfeito e fechou o negócio, não correrá o risco de receber algo diferente do que esperava — e o melhor: a entrega será sem qualquer atraso — o que pode ocorrer com uma unidade comprada na planta. O imóvel será recebido do mesmo jeito que foi visto nas visitas.

Desvantagens de comprar apartamento pronto

Apresentar problemas

Uma das desvantagens de comprar imóvel pronto é a propriedade ir, aos poucos, apresentando problemas. Daí a importância de optar por unidades mais novas, pois elas têm menos chances de apresentarem danos em curto prazo nos seus sistemas hidráulicos e elétricos, por exemplo. Vale lembrar que imóveis de até cinco anos, a construtora se responsabiliza por problemas que podem surgir referentes à construção. Acima disso fica a cargo do morador e do condomínio.

Valor mais alto

Residência pronta conta com menos facilidades e taxas mais altas, quando comparada a um imóvel na planta. Essa é uma das principais desvantagens, visto que uma unidade ainda na planta facilita bastante o pagamento. Mas, de qualquer forma, é possível encontrar imóveis prontos bem avaliados, apresentando ótima qualidade e excelente estado de conservação.

O fato é que o cliente deve pesar as vantagens e desvantagens que existem em adquirir um imóvel pronto e na planta, para saber a que mais se enquadra ao seu perfil. Fatores como reserva financeira, tempo para a mudança e priorizar imóveis novos, são algumas das questões que devem ser bem analisadas.

Gostou deste post sobre escolher imóvel na planta ou pronto? Então, entre em contato com o Moving e se surpreenda com imóveis na planta e prontos. Temos variedade de opções e damos todo suporte aos nossos clientes!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.