Mercado imobiliário: 5 passos para investir com segurança

Mercado imobiliário: 5 passos para investir com segurança

Investir em imóveis é uma das formas mais seguras, ou seja, é de baixo risco e ainda tem boa rentabilidade. E justamente agora, no momento de crise que estamos passando, é uma ótima alternativa.

A taxa SELIC está bem abaixo, se compararmos com os anos anteriores, por isso fazer aplicações de risco não é o ideal e investir em imóveis sempre se manterá rentável e seguro.

Neste post, apresentamos 5 passos para investir com segurança no mercado imobiliário. Boa leitura!

Como investir com segurança no mercado imobiliário

1. Faça um planejamento

Planejamento é importante para todos os segmentos de nossas vidas, e para dar início em investimentos no mercado imobiliário também se torna algo indispensável. Faça um estudo e analise onde você deseja investir o seu dinheiro e principalmente seus objetivos. Dessa forma, é mais fácil de definir o tipo de imóvel que se encaixa no seu perfil e que supra suas necessidades.

Além disso, analise as suas finanças — o ideal é ter um fundo de reserva para emergências e um dinheiro separado para o investimento. Lembre-se de que, nesta parte do processo, é necessário entender que o imóvel que você deseja precisa dar retorno, de forma positiva.

2. Analise os tipos de imóveis

Existem vários tipos de imóveis que você pode investir e cada um deles tem a sua particularidade. Por isso, abaixo vamos apresentá-los e mostrar as vantagens.

Comerciais

Investir em imóveis comerciais é uma das alternativas do mercado imobiliário. Se você pode fazer esse investimento em tempos de crise, melhor ainda, pois conseguirá um espaço bom, bem localizado e com preço bastante atraente.

Por outro lado, pense bem e veja seu planejamento, pois alugar o espaço pode ser uma tarefa difícil, tendo em vista que o número de empresas que buscam um local diminui drasticamente. Mas ainda assim, existe uma parcela que não sofre tanto com estes momentos, principalmente quem oferece serviços essenciais.

Outra vantagem que é possível ter ao investir em imóveis comerciais para locação é a rentabilidade, pois é mais atraente que o aluguel residencial. Sem contar com o fato de que as garantias de crédito são melhores ao alugar para empresas. Além disso, a garantia de ter o espaço alugado por mais tempo é maior.

Enquanto um imóvel residencial é alugado por, aproximadamente, dois anos, os comerciais tendem a ficar mais que o dobro desse tempo: no mínimo, cinco anos, o que traz mais conforto e segurança para você.

Na planta

Muitas pessoas preferem adquirir um imóvel na planta, principalmente se desejam alugar ou revender. É uma ótima opção, pois o valor do bem é muito mais em conta do que adquirir depois de construído.

Muitos investidores compram algumas unidades na planta para revender depois, pois, como já sabemos, o imóvel vai valorizando conforme a obra vai chegando ao prazo final. O retorno deste tipo de investimento vale muito a pena.

New York Tower

Mas, como qualquer investimento, temos que tomar cuidado. Por isso, verifique a reputação da empresa. Assim, você evita dores de cabeça futuras, principalmente com a entrega e problemas estruturais.

Usados

Os imóveis usados têm o seu valor — às vezes, uma pequena reforma os deixam atraentes e viram desejo de compra de muitas pessoas. Se você tiver um tempo e procurar bem, o investimento será sinônimo de um bom retorno.

Mas, para isso, busque imóveis em boas condições mesmo precisando de uma reforma, pois alguns problemas, como infiltração, podem ser difíceis de resolver e o gasto muito maior. Tenha o seu olhar de investidor para ver potenciais lugares em que seus possíveis compradores tenham interesse. Não só o espaço, mas também tenha esse olhar para a localização — fator importante e que pesa na decisão de compra ou de aluguel.

Terrenos

Geralmente, os terrenos são áreas que valorizam muito rápido, ainda mais com o crescimento imobiliário voltado para a construção de prédios e condomínios. Comprar um terreno e revendê-lo é garantia de um bom investimento.

Ah, e mesmo que a localização seja em uma região não muito procurada, vale a pena comprar, pois, com a expansão do mercado, com toda certeza, aparecerão interessados para adquiri-lo. Pode-se dizer que essa é uma das opções que mais desperta interesse e traz um bom retorno financeiro.

3. Busque por imóveis em boas condições

Este passo é importantíssimo, afinal, ninguém quer comprar um imóvel para ganhar dinheiro e ter que gastar quase a mesma quantia para reformá-lo, não é mesmo?

Por isso, visite o espaço que deseja e faça uma boa vistoria, analise cada canto para não haver surpresas. Se você vai investir em um imóvel novo, certifique-se da qualidade da construtora, pois também é possível passar por situações ruins, mesmo com empreendimentos novos.

4. Procure áreas em processo de valorização

Aqui vale tanto para a aquisição de um imóvel ou terreno. Pense mais à frente e busque por regiões que estão em crescimento ou tendem a ter um boom imobiliário próximo, pois ao revender o imóvel ou, até mesmo, alugá-lo, você terá um ótimo ganho em cima dele.

Imagine a cidade como um espaço que está sempre em transformação e, com isso, áreas que não eram valorizadas em um período podem ser tornar as meninas dos olhos de muito investidor. Se o bairro tem um grande movimento, tanto de pessoas quanto do comércio, tenha certeza que esse pode ser um ótimo local de investimento e garantia de um bom negócio.

5. Seja racional para investir com segurança

Lidar com a razão, quando se quer fazer um investimento ou tomar outras decisões importantes, é a chave para não agir com impulsividade e se arrepender depois. Óbvio que em algumas situações pode dar certo, mas é imprescindível manter a racionalidade para esse fim.

Então, foque no lucro que o imóvel pode gerar para você, independentemente se ele está localizado em um bairro muito requisitado, já desenvolvido ou em um local que tenha chances de se tornar o novo queridinho da cidade. Para tomar essas decisões você precisa do planejamento e fazer uma projeção para entender se está fazendo um bom negócio ou não.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe no Facebook e no Instagram, pois outras pessoas podem estar à procura de imóveis para investir com segurança.

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.