Vale a pena investir em imóveis na pandemia? Veja aqui!

Vale a pena investir em imóveis na pandemia? Veja aqui!

Com o objetivo de ampliar os resultados continuamente na área de investimentos, existe a necessidade de analisar inicialmente qual é o atual cenário da economia para que as aplicações sejam feitas de forma mais segura.

Em períodos de crise, por exemplo, é preciso buscar por aquelas modalidades que não sejam tão impactadas no atual contexto, optando por um mercado que traga mais confiança e ganhos a médio e a longo prazo. Nesse sentido, investir em imóveis na pandemia apresenta como uma alternativa a ser considerada.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você confira como esse cenário vem impactando o mercado imobiliário, além de conferir as vantagens desse tipo de investimento. Boa leitura!

Entenda o atual contexto e saiba seus impactos

Em fevereiro de 2020, foi confirmado no estado de São Paulo o primeiro caso de COVID-19 no país, doença causada pelo novo coronavírus. A partir de então, estados e municípios decretaram medidas emergenciais como forma de combater a proliferação da pandemia, publicando decretos que fechassem estabelecimentos comerciais dos mais diferentes nichos de atuação.

Sendo assim, o impacto na economia foi percebido de forma rápida por parte de empreendedores e comerciantes. Como houve uma significativa queda no consumo, em especial se considerarmos períodos sazonais cujo aumento foi observado nos últimos anos (Dia das Mães e feriados prolongados, por exemplo), é preciso ter cautela no momento de optar pelos seus investimentos, uma vez que, para muitas áreas, é considerado um período de risco.

No entanto, o mercado imobiliário apresenta-se como uma alternativa nesse momento desafiador, uma vez que as expectativas são de boas oportunidades para o setor, além de ser uma área que historicamente foi segura para investimentos em períodos desafiadores.

Conheça as vantagens de investir em imóveis na pandemia

Conforme abordado, as vantagens de se investir em imóveis na pandemia são significativas, contribuindo para que investidores obtenham sucesso na área. A seguir, selecionamos os principais motivos que comprovam essa afirmativa. Veja!

Segurança do investimento

A área de investimentos traz riscos para quem aplica o seu dinheiro. Nesse sentido, é preciso conhecer qual é o seu perfil, qual é a rentabilidade das alternativas disponíveis no mercado, além de conferir o grau de segurança que elas proporcionam. Sabe-se que quanto maior a rentabilidade, maiores são os riscos oferecidos, o que não é um diferencial em períodos de incerteza.

Como a pandemia da COVID-19 foi algo totalmente novo em todos os cantos do globo, não se sabe ainda quando ela vai cessar e nem mesmo quando o “novo normal” voltará às nossas rotinas. Sendo assim, é preciso escolher opções que trazem uma garantia de que não haverá perdas, algo que é percebido no mercado imobiliário — praticamente não existem riscos nesse tipo de investimento.

Isso se justifica pelo fato de os imóveis não sofrerem desvalorizações imediatas devido a fatores externos, o que traz a possibilidade de você aumentar o patrimônio de forma sólida.

New York Tower

Valorização do investimento

Da mesma forma que não há os riscos de desvalorização abrupta, a valorização dos imóveis também é moderada, mas existe a garantia de uma evolução contínua de seu investimento. Além disso, existe a possibilidade de você garantir uma renda até mesmo nesse contexto, alugando o seu espaço e conquistando um valor mensal fixo (o que traz ainda mais segurança para enfrentar o atual momento).

Para que você obtenha um retorno ainda mais significativo no que se refere à compra de imóveis, faça uma pesquisa detalhada e conte com profissionais capacitados que auxiliarão nesse processo. Assim, você tem a oportunidade de encontrar locais em amplo desenvolvimento, seja por investimentos dos órgãos públicos, seja por fatores que contribuem para o crescimento da região.

Diversificação de investimentos

Entre as vantagens analisadas pela diversificação de investimentos, destaca-se a maior proteção ao patrimônio acumulado, o aumento dos lucros de forma sustentável, além de desenvolver o seu perfil de investidor, bem como a organização das finanças de forma mais eficaz.

Em um cenário como o atual, torna-se ainda mais necessário buscar por alternativas que trazem maior tranquilidade para o investidor, especialmente se o objetivo for a longo prazo. Por essa razão, é fundamental fazer a análise de sua carteira de tempos em tempos, além de buscar no mercado quais são as opções mais adequadas para a economia do momento.

Proteção contra a inflação

A inflação é considerada um dos principais vilões dos investidores. Trata-se de um índice que vai medir o quanto o seu dinheiro perdeu valor em um determinado período, o que pode ocasionar em determinadas aplicações negativas.

Isso ocorre, principalmente, pela adoção do INCC, Índice Nacional da Construção Civil. Tal indicador é utilizado nas transações do mercado imobiliário, tanto em uma parcela de financiamento quanto no reajuste de aluguel, por exemplo.

Ou seja, mesmo com a inflação em alta, não há os riscos de esse investimento ser desvalorizado, o que torna a alternativa ainda mais benéfica para os seus ganhos.

Facilidade de pagamento

Outro ponto que deve ser destacado quanto ao investimento de imóveis na pandemia está relacionado à facilidade de pagamento, uma vez que há muitos tipos de financiamento disponíveis de acordo com a sua necessidade. Nesse sentido, deve-se ressaltar o fato de que a rentabilidade atribuída ao seu investimento proporcionará ganhos que trarão oportunidades até mesmo de novas trocas ou compras no futuro.

Novamente, ressalta-se a importância de buscar por profissionais qualificados que estejam por dentro do mercado, uma vez que eles auxiliarão sobre os tipos de financiamento existentes, sobre os principais cuidados que deve ter ao fazer um negócio, além de orientar sobre as questões burocráticas que envolvem a compra de um imóvel, permitindo que a negociação seja tranquila e sem dores de cabeça.

Neste conteúdo, você pôde entender sobre o atual contexto em que vivemos, além de conhecer as vantagens de investir em imóveis na pandemia. Para que a sua experiência seja ainda mais positiva nesse sentido, busque por plataformas que tenham uma ampla cartela de produtos para o seu investimento, permitindo uma análise mais detalhada sobre quais deles mais se encaixariam com os seus objetivos e expectativas.

Deseja saber um pouco mais sobre isso? Acesso o nosso site, confira nossas alternativas e tire suas dúvidas com nossos profissionais!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.