Vale a pena investir em imóvel na planta? Confira as vantagens e desvantagens

Vale a pena investir em imóvel na planta? Confira as vantagens e desvantagens

Comprar a casa própria é sempre um sonho e não importa se o imóvel seja novo ou usado. No entanto, há muitas vantagens em investir em imóvel na planta que devem, sim, ser consideradas, como as relacionadas ao parcelamento e flexibilidade de pagamento, geralmente, propostos pela maioria das construtoras.

Mas, também existem as desvantagens que precisam ser comentadas e avaliadas, como o risco na entrega — fator que leva muitas pessoas a desistirem desse negócio. Afinal, trata-se de um grande investimento e todas as alternativas devem ser bem analisadas.

Diante disso, devemos pesar as nossas principais necessidades e, assim, poder resolver. O imóvel pode ser para uso imediato, para algum investimento ou para uma moradia futura. Baseado nessas possibilidades, podemos decidir o que será melhor.

Neste conteúdo, vamos citar algumas vantagens e desvantagens, para que você se decida sobre investir ou não em um imóvel na planta. Confira!

Quais os cuidados que devemos tomar?

Quem compra um imóvel na planta tem um temor bem comum no que se refere à conclusão da obra. Muitos são os casos de pessoas que tiveram seus sonhos adiados por esse motivo. Sendo assim, é primordial avaliar a construtora responsável pelo empreendimento.

A principal dica para evitar frustrações e arrependimentos é pesquisar o histórico da construtora e saber se ela possui certificados de qualidade. Qualquer ocorrência negativa, como atrasos de obra, entre outros, é um bom motivo para evitar fechar negócio.

Ir ao Cartório de Registro de Imóveis é também uma precaução. Lá, você poderá conferir se a construtora tem seu registro, bem como se as dimensões e planta do empreendimento estão aprovadas pela Prefeitura do Município.

Vale ressaltar que atrasos de até 180 dias estão previstos em contrato. Portanto, se você paga aluguel e está contando com a data definida, cuidado, pois existe essa possibilidade. Sendo assim, você precisará de reservas para permanecer pagando essa conta — se for o caso.

Quais são as vantagens de se investir em imóvel na planta?

Comprar um imóvel na planta tem uma vantagem bem especial que é a possibilidade de morar em um local novo, onde ninguém nunca morou. Porém, os benefícios não param por aí. Quer saber mais? Confira!

Preço mais acessível

Uma vantagem que impulsiona muitos a investir em imóvel na planta é o valor mais acessível. Os custos de imóveis em construção são menores, quando comparados aos prontos. Além disso, existem mais facilidades no parcelamento. As construtoras são mais flexíveis, nesse sentido.

Valorização imobiliária

Para quem deseja um imóvel a título de investimento, saiba que se trata de um bom negócio. O apartamento na planta tem um valor diferenciado devido à venda de muitas unidades. Depois de pronto ele adquire a valorização de mercado.

Possibilidade de personalização

Receber um apartamento novinho e ainda do nosso jeito é uma boa vantagem, não é mesmo? Quando se compra um imóvel na planta, algumas construtoras permitem que o cliente escolha os materiais de acabamento, como azulejo e revestimento de sua preferência — o que evita que o morador, após se mudar, tenha que pensar em uma reforma para trocar o piso, por exemplo.

Sistemas elétrico e hidráulico novos

Imóveis comprados na planta contam com instalações elétricas e hidráulicas novas e de última linha — esses sistemas, tão cedo, não vão necessitar de reparos. Tanto os apartamentos como o prédio estão livres, por um bom tempo, de vazamentos, infiltrações e tudo o que envolva manutenção, como ocorre com bastante frequência em imóveis antigos.

Configuração moderna

Para quem segue as novidades de arquitetura e design sabe o quanto é interessante comprar um apartamento na planta. Esses lançamentos seguem as novas tendências com espaços abertos e funcionais. No entanto, mesmo que a configuração de apartamento não ofereça o que o proprietário busca, ainda assim, é possível transformá-lo para deixar ao gosto do comprador.

Facilidades no pagamento

Flexibilidade de negociação e parcelas mais confortáveis são outras vantagens que esse tipo de escolha pode oferecer. Quem opta por financiar o imóvel tem a possibilidade de escolher o valor da entrada, dividindo o restante em parcelas até o final da obra — o que pode ser bem tranquilo, financeiramente.

Documentação atualizada

Apartamentos novos oferecem a vantagem de nunca terem sido habitados. Por conta disso, há menos burocracia na negociação. Ou seja, não haverá necessidade de checar taxas e impostos que devem ser pagos pelo antigo morador, bem como o incômodo de se deparar com a documentação atrasada e registros incompletos.

Tempo para planejar

Para quem não tem pressa de se mudar, o tempo até a entrega das chaves pode ser bem aproveitado para fazer um bom planejamento. Assim, quando ocorrer a mudança tudo já estará organizado. Você poderá cuidar da nova decoração, pesquisando itens decorativos e mobílias — por exemplo.

Quais as desvantagens de comprar imóveis na planta?

Da mesma forma, temos que ficar atentos com as desvantagens desse tipo de negócio. Confira!

Prazo da mudança

Esperar por alguns anos pelo imóvel adquirido na planta, muitas vezes, pode ser angustiante. Para quem quer uma casa com certa urgência, talvez esse não seja o melhor negócio. Essa espera pode sair cara, principalmente para quem paga um valor alto de aluguel.

Possíveis atrasos

Apesar de quem compra imóvel na planta saber que a obra pode atrasar e que isso está no contrato, ainda assim, esse atraso tende a ser cruel para quem espera. Ele pode prejudicar seriamente os planos, e quem faz esse tipo de negócio, certamente, corre esse risco.

Riscos da entrega

A maior preocupação de quem compra imóvel em construção são os riscos envolvidos. Afinal, o apartamento ainda não foi construído, não é mesmo? Quem garante que ele ficará pronto? Na verdade, é uma insegurança comum nesse tipo de negociação. No entanto, se você tiver o cuidado de pesquisar antes de fechar com a imobiliária, certamente, terá mais tranquilidade na espera.

Como você conferiu neste conteúdo, investir em imóvel na planta requer cautela e muita atenção. Apesar de ser bem chato esperar, você pode aproveitar esse tempo para organizar sua nova vida e, no final, terá sua casa própria novinha. A espera, certamente, valerá a pena!

Gostou deste post? Então, visite nosso portal imobiliário e veja a quantidade de opções de imóveis na planta que disponibilizamos para os nossos clientes!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.