Pensa em investir em imóvel? Saiba quais as vantagens e desvantagens

Pensa em investir em imóvel? Saiba quais as vantagens e desvantagens

Vale a pena ou não investir em imóveis? Bem, a resposta depende dos objetivos do investidor, como o valor que ele pretende lucrar e o prazo para que os ganhos ocorram. Na verdade, não existe uma receita quando se fala em investimento: tudo depende do momento e de como está o mercado imobiliário.

No entanto, alguns fatores devem ser avaliados para que ocorram resultados positivos. Entre eles, a localização da propriedade, o tipo de imóvel, as condições de pagamento, os riscos envolvidos etc.

Neste texto, reunimos algumas vantagens e desvantagens desse tipo de investimento. Veja!

Quais as vantagens de investir em imóvel?

Apesar de nem sempre parecer que esse é um negócio lucrativo, investir em imóveis é considerado seguro pelos especialistas. A propriedade raramente é revendida abaixo do valor que foi adquirida. Confira as vantagens!

Segurança patrimonial

Apesar de haver períodos em que o mercado imobiliário se mostre desaquecido e fique mais vantajoso para os compradores, é muito difícil ele passar a valer menos do que o preço pelo qual foi comprado. Mesmo que não haja muita valorização no setor, ainda assim os valores aumentam, devido às correções.

Rentabilidade

Mesmo que a valorização do imóvel não seja alta, a rentabilidade pode ser algo bastante vantajoso. Na verdade, seu bem parado dá prejuízo, pois existem custos com taxas e condomínio. Por outro lado, se você alugar, ele trará lucros, rentabilizando ainda mais seu investimento inicial.

Valorização e preservação do valor investido

Apesar de, na maioria das vezes, a valorização de um imóvel levar tempo, existem maneiras de conseguir uma maior rentabilidade. Exemplo disso seria comprar uma propriedade com valor mais baixo e, após algum tempo, revendê-la a um preço mais alto.

Quais as desvantagens de investir em imóvel?

Algumas desvantagens podem ocorrer, principalmente se o investidor tiver dificuldades na revenda. Veja!

Demora para alugar

O processo do aluguel, seguido da compra, nem sempre ocorre rapidamente. Em alguns casos, o imóvel fica vazio e o proprietário deixa de lucrar. Isso porque é muito comum ocorrer a demora da locação.

Gastos com contas e manutenção

Uma das desvantagens de comprar um imóvel para investir e não conseguir alugar ou vender rápido é em relação às contas com as quais o proprietário deverá arcar. Condomínio, taxas e impostos são custos que ficarão por conta do proprietário enquanto o imóvel não for vendido ou locado.

Desvalorização

Apesar de ser algo bastante raro, em determinados casos, um imóvel pode sim sofrer uma desvalorização. Isso se dá por conta de alguns fatores, como o aumento do índice de criminalidade da região ou obras da prefeitura, como metrô, viadutos, entre outras situações que acabam espantando as pessoas de alguns bairros.

Afinal, quem vai alugar ou mesmo comprar em um local empoeirado ou barulhento? A saída é diminuir os valores e, assim, ocorre a desvalorização. A solução em relação à revenda é sempre esperar um momento mais propício.

Como você conferiu, investir em imóvel requer certo conhecimento do sobe e desce do mercado imobiliário. Afinal, mesmo que não se perca dinheiro, o negócio pode não ser tão lucrativo como se imagina, caso você não faça um acompanhamento da situação ou não conte com ajuda especializada.

Gostou deste post? Leia outro conteúdo igualmente interessante sobre dicas de como pesquisar imóveis!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.