7 livros sobre investimento imobiliário que você precisa conhecer

Mês das Mães

Está passando por apuros em suas negociações e tem visto o seu dinheiro escoar cada vez mais, sem ver um pingo de retorno? Então, está mais do que na hora de parar um pouco e ler alguns livros sobre investimentos imobiliários.

Tem pessoas que se preocupam apenas com os melhores lugares para morar. Já outras, veem a possibilidade de ter lucro sem precisar comprar ou alugar um imóvel, levando em conta os investimentos em fundos imobiliários (FIIs). Para todas, a lição de casa fundamental é adquirir conhecimento sobre o setor, a fim de não cometer gafes e de ter condições de fazer bons negócios.

Neste artigo, separamos uma lista incrível de 7 livros sobre investimentos imobiliários que você precisa ler ainda neste ano. Confira!

1. Introdução aos fundos de investimento imobiliário (André Bacci)

Sendo um grande estudioso do mercado de fundos imobiliários, o autor André Bacci traz em sua obra uma linguagem simples, mas ao mesmo tempo bem direta e esclarecedora sobre o tema. Você descobrirá que investir em FIIs é praticamente um jogo de xadrez, uma vez que é preciso ter paciência para obter os melhores resultados em longo prazo.

Há muitos detalhes técnicos também, como informações sobre a legislação, questões relevantes a respeito de como investir em imóveis e um conhecimento vasto sobre tributações. É possível visualizar boas estratégias, de modo que o seu investimento seja o mais consciente possível, para adquirir propriedades que realmente valham a pena.

2. Fundos de investimento imobiliário: aspectos gerais e princípios de análise (Roni Antônio Mendes)

Independentemente de adquirir um imóvel para alugar ou aplicar em FIIs, os investimentos imobiliários já estão entre as preferências dos brasileiros que gostariam de aumentar o patrimônio em longo prazo. A pretensão desse livro é explicar a importância dos fundos imobiliários como ativos geradores de renda, o que pode representar uma grande estratégia para alcançar seus objetivos.

Você vai aprender a analisar os FIIs de tijolo, papel e fundos, além de compreender como se negocia as cotas na bolsa de valores. Assim, ficará familiarizado com o Home Broker, a plataforma online que liga os investidores às informações da B3.

Outro fator preponderante é saber como gerenciar sua carteira de investimentos, de maneira que ela seja diversificada e tenha fundos de qualidade.

3. Aprenda a investir em fundos imobiliários (Eric Dornelas)

Esse é um dos livros sobre investimentos imobiliários mais completos que existe. Não à toa que faz parte de uma coletânea de estudos do autor, não somente em relação aos FIIs, mas aos outros ativos de renda variável.

O objetivo é proporcionar o máximo possível de conhecimento para o investidor iniciante, para que tenha segurança de fazer aportes mensais em fundos e colher bons frutos. Na obra, você conhecerá as principais características dos fundos imobiliários para comparar valores, identificar a taxa de vacância, traçar estratégias de primeira linha, entre outros aspectos que fundamentam o assunto.

Além desses pontos, você conhecerá um pouco melhor sobre a organização do mercado financeiro, as operações na bolsa de valores e a importância da educação financeira.

4. Lucre com Imóveis: crie patrimônio e renda (Ricardo Reis)

Apesar de as pessoas e os negócios não serem para sempre, os imóveis ficam e, caso sejam bem administrados, podem gerar lucro, renda e qualidade de vida para quem reside ou se utiliza de seus recursos. A partir dessa premissa, o autor quis apresentar formas de lucrar com os imóveis de fato, sem fórmulas mirabolantes, e com uma linguagem bem acessível a vários tipos de público.

É um projeto que traz inspiração para os leitores mergulharem nos conceitos apresentados, mas sempre mantendo uma certa cautela para investir com consciência. Você verá, também, alguns estudos de caso importantes, que nortearão o seu caminho em busca da lucratividade com imóveis, analisando os riscos e verificando a relevância da localização junto aos efeitos da taxa de juros no mercado.

5. Fundos imobiliários: investimento inteligente em imóveis (Danilo Bastos)

Para quem lida corretamente com os investimentos, sabendo do quanto é preciso ter perseverança para não ser engolido por tubarões experientes do mercado, os fundos imobiliários se tornam, de fato, um investimento inteligente. É isso que Danilo Bastos resolveu mostrar em seu livro, mas sem olhar a área como uma bolha ou um modismo, que atrai uma manada de pessoas, mas sim como um setor estratégico.

Sem sombra de dúvida, é uma obra que cumpre a missão de preencher a lacuna da educação financeira atrelada aos imóveis, de maneira que você se sinta bem para aplicar seu dinheiro e identificar as melhores oportunidades. Inclusive, você verá boas comparações entre as vantagens de escolher uma casa ou apartamento, em relação ao investimento em cotas de fundos imobiliários.

6. Guia Suno Fundos Imobiliários (Marcos Baroni e Danilo Bastos)

A parceria entre o professor Marcos Baroni e Danilo Bastos só poderia render um dos livros sobre investimentos imobiliários mais procurados do Brasil. Tanto que, agora, não só a versão digital é comercializada, como há exemplares físicos também. Você fará uma verdadeira imersão no mundo dos FIIs para compreender os desafios dos investidores nessa área e enxergar perspectivas interessantes.

É uma análise que serve desde as pessoas com perfil iniciante até as mais experientes, levando em conta questionamentos fundamentais, como o melhor tipo de fundo imobiliário, a importância da diversificação de ativos, as oscilações de preços etc. Em uma leitura leve e didática, os conceitos são apresentados de forma simplificada para que lide bem com todas as nuances que envolvem esse mercado.

7. Aposentando com fundos imobiliários (Sandro Santos)

Não apenas o comportamento do consumidor mudou na hora de comprar um imóvel, mas também, a preocupação com fatores complementares. Por exemplo, a possibilidade de ter uma aposentadoria e uma vida bem estruturada para isso. Levando em consideração que os fundos imobiliários já estão em evidência há um tempo, muitos investidores viram a chance de alcançar esse sonho.

Pensando nesse fator, Sandro Santos, trader e especialista em negociações, apresenta 7 passos essenciais para quem tem ambição de investir em imóveis pensando no futuro, ou seja, aquele pé-de-meia da aposentadoria. Você aprenderá como conquistar uma renda mensal com suas aplicações e ter uma tomada de decisão mais elaborada, a partir das análises financeiras e dos históricos dos FIIs.

Por fim, além desta lista de livros sobre investimentos imobiliários, nunca é demais lembrarmos as vantagens de investir em fundos — como a isenção de impostos, a alta liquidez, os juros que superam a taxa básica etc. De resto, não deixe de estudar bastante sobre o assunto e conhecer os títulos que pretende aplicar.

Se quiser ler muito mais sobre o assunto, então, aproveite que está por aqui e veja agora mesmo o que deve saber antes de investir em um fundo imobiliário!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.