Cidade de Niterói vista do alto

Quais são os melhores bairros de Niterói? Venha descobrir aqui!

Morar em Niterói é um privilégio! Afinal, trata-se da cidade com o maior índice de desenvolvimento humano (IDH) do Estado do Rio de Janeiro — ficando à frente do Rio. Investir em um apartamento no local é uma excelente opção, isso porque o município tem uma forte infraestrutura que atende seus moradores nas suas mais variadas necessidades.

Vale destacar que Niterói, com seus mais de 487.562 habitantes, fica do outro lado da cidade do Rio de Janeiro — tendo a ponte Rio-Niterói para separá-las e, por isso, conta com uma vista privilegiada. Ademais, abriga a Universidade Federal Fluminense (UFF), com campus em vários locais da cidade. Essas são apenas algumas das vantagens de se morar no local.

Mas, então, quais seriam os melhores bairros de Niterói para morar? Na verdade, existem muitos locais interessantes no município que merecem destaque, como Icaraí, Santa Rosa, Centro, entre outros. Neste artigo, vamos relacionar os melhores bairros de Niterói e seus principais atrativos. Continue conosco e confira!

Icaraí

Icaraí é um bairro localizado na zona sul de Niterói, que se destaca bastante. A começar pelo tamanho, é o maior do município. Além disso, três indicadores o testaram e o apontaram como o que tem o maior índice de desenvolvimento humano (IDH) da cidade: educação, longevidade e renda. Considerado um dos melhores bairros de Niterói, Icaraí é também o endereço da reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF), que oferece graduações em alguns cursos, como Ecologia, Estudos de Mídia e Turismo.

Outra coisa que chama atenção é que, apesar de ser um bairro muito bonito, sua vista é também deslumbrante, pois de lá avistamos a Baía de Guanabara. A praia de Icaraí, com seu espaçoso calçadão, é um point do local, onde podem ser praticados muitos esportes. Próximo ao centro da cidade, Icaraí conta também com o parque de São Bento, onde as crianças se beneficiam muito, podendo brincar e ter contato com a natureza. O bairro tem um comércio farto, com shoppings, cinemas e muitos restaurantes.

Santa Rosa

Santa Rosa é um bairro vizinho de Icaraí e um dos mais antigos da cidade. É muito visado por quem busca um local bem tranquilo para viver, com qualidade de vida e uma forte infraestrutura. No entanto, fica próximo de regiões importantes e movimentadas, como o Centro da cidade.

O local se destaca por ter excelentes opções em saúde, como a Casa de Saúde e Maternidade Santa Martha e a Casa de Saúde Nossa Senhora Auxiliadora, atendendo à população nas mais variadas especialidades. O bairro tem também boas opções de ensino, como o Colégio Salesiano Santa Rosa e abriga a sede da Faculdade Unilasalle. Para famílias com crianças, é um excelente local para crescerem e estudarem.

Centro

Essa região de Niterói concentra 40% da área comercial do município. No entanto, apenas 4% da população vive no bairro. O local passa por uma requalificação, o que promete valorizar o espaço e atrair moradores — principalmente com essa nova onda de morar próximo ao trabalho. É nessa região de Niterói que se concentram os escritórios da administração pública, além de uma diversificada área comercial, onde há uma boa demanda de oferta de empregos.

Além disso, é no Centro que se localiza o acesso à travessia marítima para a capital. Na verdade, no Centro se localiza a cultura de Niterói, como o conjunto cultural Caminho Niemeyer, o Paço Municipal de Niterói, o Centro Cultural Abrigo dos Bondes, os Palácios da Arariboia e São Domingos e o Teatro Municipal da cidade. Além disso, no Centro, existem opções de shoppings centers, bares e restaurantes.

Fonseca

Fonseca é um bairro tradicional e residencial da cidade. Localiza-se em um local muito arborizado com árvores centenárias, onde se situa também o Horto Botânico de Niterói. Além disso, o bairro é uma das principais vias de acesso à ponte Rio-Niterói — o que configura um movimento maior à região.

O local apresenta uma arquitetura variada, com casarões do século passado, casas geminadas, sobrados e edifícios modernos — o que representa uma variedade de opções para quem deseja morar na região. O bairro conta também com a sede do Fonseca Atlético Clube e o Colégio Nossa Senhora das Mercês. Além disso, garante um comércio farto e serviços variados. É considerada a segunda maior região da cidade.

Piratininga

Apesar de ser um local lindo e agradável, com muita natureza para admirar, Piratininga não é mais um bairro apenas para turistas e apreciadores do surf. Atualmente, é visto como um local com uma boa infraestrutura e de alto padrão. Essa região que se destaca por sua praia e lagoa, que dão nome ao bairro, conta com muitas casas e edifícios.

Além disso, evidencia-se por oferecer gastronomia variada, comércio, serviços e muita natureza. Na verdade, após a construção do túnel Charitas-Cafubá diminuiu a distância do local para os outros bairros da cidade — contribuindo para a procura e o desenvolvimento da região. Para quem aprecia tranquilidade, encontra em Piratininga a paradisíaca Praia do Sossego, que, como o nome diz, fica mais afastada com sua beleza natural preservada.

Ingá

Ingá se caracteriza por ser um bairro residencial, mas que oferece aos moradores uma infraestrutura completa. Localizado ao lado de Icaraí, é considerado uma ótima opção de moradia, principalmente para famílias e o público da terceira idade. Sua localização, próxima ao Centro e à Praça Arariboia, faz do bairro uma ótima opção de moradia, principalmente para quem precisa se deslocar até o Rio de Janeiro com uma certa frequência.

Além disso, o bairro tem muitos atrativos, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Museu do Ingá, onde o público tem informações sobre a trajetória cultural da cidade. As belezas naturais não ficam de fora: Ingá é também privilegiado com a vista da Baía de Guanabara. O bairro conta também com uma boa oferta de escolas, comércio, supermercados, academias, padarias, hospitais, universidades e toda uma infraestrutura que garante mais conforto e qualidade de vida a quem reside no local.

Como você conferiu neste conteúdo, os melhores bairros de Niterói têm tudo que se espera para fixarmos residência, não é mesmo? Infraestrutura, acessibilidade, cultura e lazer são apenas algumas das vantagens de morar nesses bairros incríveis. Se você quiser ajuda para garantir um imóvel de qualidade no local, conte com o Moving! Temos o que você precisa.

Gostou do post? Confira, então, outro artigo interessante que fala sobre alguns locais do país para investir em imóveis!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.