mercado de incorporação

Fique por dentro da expectativas sobre o mercado de incorporação em 2021

Você sabe quais são as tendências do mercado de incorporação em 2021? Essa pergunta é bastante pertinente por diversos motivos. Primeiramente, o mundo enfrenta a pandemia do novo coronavírus e ela causa uma série de transformações socioeconômicas, devido às medidas necessárias para tentar conter a disseminação da doença, como o distanciamento social, o uso de máscaras etc.

Por outro lado, a taxa básica de juros da economia brasileira — a Selic (Sistema Especial de Liquidação de Custódia) — está em um dos menores patamares da sua história. Em abril de 2021, estava em 2,75% ao ano.

Nesse cenário de baixas taxas de juros, o mercado de incorporação tende a ficar aquecido em razão das condições facilitadas para fazer os financiamentos imobiliários. Pensando na importância do tema, neste conteúdo, destacaremos as principais tendências do mercado de incorporação em 2021. Continue com a gente.

Quais são as principais tendências do mercado de incorporação em 2021?

O mercado de incorporação tende a passar por diversas transformações e, nesse contexto, é muito importante acompanhá-las para ficar atualizado. Entre as principais questões que merecem a atenção, estão o crescente uso de tecnologia, a adaptação dos lançamentos, a sustentabilidade e a presença de espaços menores e de compartilhamento.

Destacaremos os detalhes sobre essas questões, na sequência.

Crescimento do mercado

Uma das principais expectativas sobre o mercado de incorporação em 2021 faz referência ao crescimento do setor. Essa questão se deve à baixa taxa de juros da economia.

Agora, você deve estar se perguntando: qual a relação entre a taxa de juros e o mercado de incorporação? Não é muito difícil explicar o tema. Os imóveis são considerados um bem de alto valor. Por esse motivo, muitas pessoas utilizam diferentes modalidades de financiamento no mercado imobiliário como um todo.

Com a redução das taxas de juros, as condições para as pessoas comprarem um imóvel ficam mais atrativas e, consequentemente, mais indivíduos tendem a estar dispostos a comprar o bem. Isso contribui para o crescimento e aquecimento do mercado imobiliário como um todo, incluindo o setor de incorporação imobiliária.

Uso da tecnologia

A utilização de diversas tecnologias está mais presente no mercado de incorporação. Essa tendência ganhou ainda mais força por conta do cenário pandêmico.

Diversas ferramentas são utilizadas nesse contexto. Entre elas, estão a presença de contratos com assinatura digital, o uso da realidade virtual em visitas ou mesmo a aprovação de crédito à distância. Vale destacar que, em todos esses casos, o comprador não precisa estar presencialmente na incorporadora.

Desse modo, todas essas medidas contribuem para o distanciamento social e, assim, o cliente poderá assinar o contrato com segurança. Além disso, outras ferramentas tecnológicas são utilizadas. Entre elas, destacamos a presença do QR Code para acionar o elevador ou mesmo abrir as portas, e o agendamento online de visitas. Muito prático isso, não é mesmo?

Adaptação dos lançamentos

O home office tem sido uma tendência constante no mundo do trabalho em diferentes setores da economia. Isso porque, por meio dessa prática, os trabalhadores estarão mais seguros e respeitando as medidas de distanciamento social, pois não precisarão se deslocar aos escritórios.

Nesse contexto, é comum surgir a seguinte dúvida: qual a relação da presença maciça do home office com o mercado de incorporação em 2021? Por conta dessas mudanças mencionadas, novos empreendimentos têm sido desenvolvidos para possibilitar um espaço destinado ao trabalho em casa.

Desse modo, diversas incorporadoras já estão atentas em relação a essa tendência e já implantam mudanças importantes nos projetos. Uma das principais é, justamente, um maior espaço destinado ao home office. Há também uma alta demanda por varandas, espaços para descanso, áreas verdes e locais específicos para receber prestadores de serviços.

Sustentabilidade

Outra tendência importante do mercado de incorporação em 2021 é a presença cada vez mais constante da sustentabilidade. Nesse contexto, os empreendimentos que têm envolvimento com a higiene e o combate à Covid-19 se destacam no setor.

Além disso, as empresas que demonstram preocupação com questões sustentáveis tendem a transmitir uma imagem positiva aos clientes, aumentando ainda mais as chances de as pessoas adquirirem o imóvel ou mesmo recomendar a sua incorporadora aos amigos. Essa tendência é cada vez mais presente e se aplica a diversos segmentos, incluindo os imóveis de médio e alto padrão.

Espaços menores e de compartilhamento

A procura de espaços menores e de compartilhamento tem crescido e podemos dizer que se trata de uma das principais tendências do mercado de incorporação em 2021. Isso porque o custo de vida, especialmente, nos grandes centros urbanos, tem subido cada vez mais.

O preço dos alimentos, dos combustíveis, dos alugueis, entre outros elementos presentes no cotidiano das pessoas tem aumentado bastante. Um reflexo disso é a alta da inflação. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 0,93%, no mês de março, e o acumulado dos últimos 12 meses é de 6,1%, acima da meta governamental.

Nesse contexto, os espaços menores e de compartilhamento são uma ótima ideia. Isso porque o custo desses locais é menor e as pessoas poderão viver em um imóvel com um preço mais acessível.

Qual a importância de acompanhar as tendências?

O mercado imobiliário, incluindo a área de incorporação, tem sofrido intensas transformações. Por esse motivo, é muito importante acompanhar essas mudanças e ficar por dentro das novas tendências mercadológicas, além de implementar diferenciais competitivos na sua imobiliária. Eles serão fundamentais para a sua empresa atrair mais clientes e se destacar no mercado.

Como é possível perceber, o mercado de incorporação tem passado por intensas mudanças nos últimos meses. O acompanhamento delas é essencial para se manter atualizado em relação às tendências do setor e, consequentemente, estar à frente da concorrência.

Este conteúdo sobre as expectativas para o mercado de incorporação em 2021 foi útil para você? Compartilhe o texto para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse relevante tema.

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.