Mercado imobiliário em 2021: será que as expectativas são as melhores?

Sabe quais são as expectativas para o mercado imobiliário em 2021? Espera-se que a área esteja aquecida neste ano, pois as taxas de juros estão caindo no mercado e, consequentemente, mais pessoas tendem a ser estimuladas a comprar a casa própria, por causa das condições favoráveis de pagamento.

É possível que você tenha interesse em entender mais sobre o tema. Então, pensando nisso, destacaremos aqui sobre as expectativas para o mercado imobiliário em 2021, abordaremos sobre as principais vantagens de investir em imóveis e informaremos sobre qual é o melhor momento para fazer a aquisição. Confira!

Quais as expectativas para o mercado imobiliário em 2021?

As expectativas para o mercado imobiliário em 2021 são muito positivas e essa questão acontece por diversos motivos. Primeiramente, a Selic — taxa básica de juros da economia permanece baixa e está em 2% ao ano. Essa taxa é referência em diferentes transações, e isso se aplica também no setor de imóveis.

Desse modo, os juros nas operações referentes às aquisições de imóveis tendem a ser menores. Com isso, mais pessoas terão a oportunidade de realizar o sonho da casa própria, devido às melhores chances oferecidas. Nesse contexto, a perspectiva para 2021 é que o crescimento aconteça ao longo do ano.

As construtoras e incorporadoras tendem a fazer mais lançamentos e, consequentemente, o número de pessoas interessadas tende a aumentar. Existem grandes possibilidades de isso continuar também em 2022 e 2023. Em 2020, diante do cenário de pandemia do Coronavírus, algumas pessoas resolveram adiar o sonho da compra da casa própria. Isso se deu devido à diminuição da renda, ou mesmo, do desemprego.

Assim, esse sonho poderá ser realizado mais facilmente em 2021, caso seja possível encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho — o que também ajudaria a aquecer o setor imobiliário neste ano. Por outro lado, as matérias-primas necessárias para se construir um imóvel podem se tornar mais caras, frente à alta do dólar. Atualmente, um dólar vale R$ 5,47.

Quais as vantagens de investir em imóveis?

Existem diversos aspectos positivos em investir na aquisição de imóveis. Entre eles, estão a tendência de juros menores, acesso a melhores condições de pagamento e também o fato de ser um investimento pensando no seu futuro. Destacaremos sobre esses aspectos, detalhadamente, na sequência do artigo.

Baixos juros

Devido ao alto valor para comprar o bem, na maioria das vezes, as pessoas adquirem um imóvel pagando a prazo. Nesse contexto, os compradores podem ser beneficiados com as baixas taxas de juros. Isso porque, como destacamos, a Selic é referência na taxa de juros em diferentes transações, inclusive no mercado imobiliário. Nos últimos meses, o índice caiu e chegou no menor patamar de sua história: 2% ao ano.

Nesse contexto, há uma tendência de redução de juros no mercado imobiliário. Isso será benéfico, especialmente para as pessoas que parcelarem a compra do bem em muitos anos, pois o montante necessário para adquirir a casa ou o apartamento será menor. 

Melhores condições

Outro aspecto positivo do mercado imobiliário em 2021 é a tendência de serem oferecidas melhores condições para se adquirir um imóvel. Essa questão se deve, principalmente, à redução dos juros.

Isso porque, com a redução das taxas, o custo efetivo total para a aquisição do imóvel cairá. O benefício fica ainda mais evidente em compras de longo prazo, ou seja, quanto mais parcelas forem necessárias, maior será o efeito da redução dos juros no montante final necessário para adquirir um imóvel.

Investimento para o futuro

Outro aspecto positivo de adquirir um imóvel é que se trata de um investimento para o seu futuro e também o de sua família. Essa questão se dá por diversos motivos. Primeiramente, caso decida morar no local, você poderá desfrutar de mais segurança e conforto com os seus entes queridos. Comprar um imóvel também pode ser considerado como um investimento porque há pessoas que compram o ativo com a intenção de revendê-lo depois.

Nesse contexto, é interessante estar atento à possibilidade de valorização do imóvel, para que você possa lucrar com a transação, no futuro. Com os juros menores no mercado, o custo-benefício do investimento tende a ficar ainda melhor. Existem também indivíduos que compram vários imóveis e decidem alugá-los. Trata-se de uma forma de se obter uma renda passiva e, consequentemente, garantir mais segurança financeira para toda a família.

Há ainda as pessoas que compram títulos financeiros referentes ao mercado imobiliário, como o CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e LCI (Letra de Crédito Imobiliário). Nesse caso, há a possibilidade de o ativo se valorizar e, consequentemente, a pessoa obter lucros com o investimento, no momento em que decidir vendê-lo.

Qual é o melhor momento para comprar um imóvel?

Não há uma resposta exata para essa pergunta, pois depende de algumas variáveis. Primeiramente, é muito importante analisar a sua situação financeira e verificar se as parcelas do imóvel cabem no seu bolso. Desse modo, será possível realizar o seu sonho de maneira tranquila e com a segurança de garantir um futuro.

Além disso, é importante verificar um imóvel que atenda às suas necessidades. Deseja comprar uma casa ou apartamento para morar perto da escola dos seus filhos? Tem interesse em viver em uma região mais tranquila e com menos barulho? Deseja adquirir um imóvel como finalidade de investimento? Todas essas reflexões são importantes, que o ajudarão a adquirir o imóvel ideal e também no momento certo.

A Moving Imóveis conta com profissionais especializados e com experiência no mercado imobiliário. Eles saberão orientá-lo sobre qual é o melhor imóvel para se investir, de acordo com o seu perfil.

Como vimos, o mercado imobiliário em 2021 tende a continuar aquecido, já que as condições mercadológicas e econômicas são favoráveis. Por esse motivo, vale muito a pena estar atento em relação às tendências de mercado e também investir em imóveis, devido aos diversos benefícios mencionados neste conteúdo.

Este texto sobre as expectativas para o mercado imobiliário em 2021 foi útil para você? Então, aproveite para conhecer ainda mais sobre o assunto, entrando em contato conosco, agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.