Metas pessoais: como se organizar para conseguir comprar um imóvel em 2019?

Um novo ano vem vindo aí, e muita gente começa a fazer planos e promessas e traçar metas pessoais para serem realizadas. Nesta reta final de 2018, há muito o que refletir sobre o que passou e sobre como colocar em prática as ações que vão levá-lo a concretizar sonhos tão almejados em 2019.

E quando estamos falando em sonhos, não há como deixar de mencionar um dos maiores deles: o da casa própria. Para quem está começando a formar uma família e para quem não vê a hora de sair do aluguel, comprar um imóvel em 2019 seria a concretização de um grande desejo compartilhado por milhões de brasileiros.

Porém, nós sabemos que para conseguir comprar um imóvel em 2019 e realizar de uma vez por todas o sonho da casa própria, é preciso muita organização e planejamento. Por ser um alto investimento, todos os detalhes devem ser analisados com muito cuidado e a sua vida financeira deve estar preparada para todo o processo de compra para que não haja obstáculos e você não acabe se endividando.

Atualmente, contamos com diversas facilidades para financiar imóveis, além de inúmeras opções de instituições bancárias para realizar o processo. Por isso, é importante aproveitar este momento para começar a procurar a melhor solução para o seu bolso e para que tudo saia exatamente do jeito que você sonhou!

No post de hoje, nós vamos te mostrar as principais dicas para desenvolver suas metas pessoais e se organizar para conseguir comprar um imóvel em 2019. Assim, executando todas as ações, você estará pronto para realizar o sonho da casa própria. Vamos lá?

Quite todas as suas dívidas

O primeiro passo para quem tem a compra de um imóvel como uma de suas metas pessoais em 2019 é acabar com toda e qualquer dívida que ainda tem. Isso inclui os parcelamentos da fatura do cartão de crédito, dívidas com banco e qualquer outra que te cause problemas no futuro.

Esse passo é extremamente importante, pois, ao comprar um imóvel, você estará se comprometendo com um investimento de alto valor e que te trará custos em longo prazo, principalmente se você opta pelo financiamento do imóvel.

Por isso, se livrar das dívidas é essencial para não acabar se endividando ainda mais com a compra do imóvel. É preciso estar zerado de qualquer compromisso com outras parcelas, totalmente livre e sem impedimentos para realizar o investimento imobiliário. Assim, também, você terá mais controle sobre suas finanças e não vai acabar se enrolando com as parcelas do financiamento.

Corte os gastos desnecessários

Como a compra de um imóvel, principalmente no caso do financiamento imobiliário, envolve investimentos em longo prazo, você precisa ter em mente que estará se comprometendo com parcelas que podem durar anos e, portanto, precisa se planejar para conseguir pagá-las em dia, todo mês.

Quem deseja comprar um imóvel em 2019 e tem isso como uma de suas metas pessoais, precisa gerar uma folga no orçamento. Se o valor da parcela do financiamento junto às demais despesas mensais de sua casa esgotam toda a sua renda, isso pode ser um problema, pois, imprevistos acontecem, e, se em determinado mês, algo extrapola o valor normal de suas despesas, você não terá nenhum dinheiro extra para resolver o problema.

Carros quebram e precisam de manutenção, imóveis geram custos, médicos, dentista e assim por diante: são muitas as imprevisibilidades que podem quebrar todo o seu planejamento financeiro. E você sabe: deixar de pagar as parcelas do financiamento pode implicar ainda mais juros incidindo sobre o valor delas.

Por isso, depois de quitar todas as suas dívidas, é importante cortar os gastos desnecessários que você realiza atualmente. Isso pode significar abdicar de alguns luxos do dia a dia, mas que podem ser cortados sem impactar a sua rotina familiar.

Assim, você contará com um orçamento mensal que terá uma grande folga para cobrir possíveis imprevistos ou tempos de crise e estará certo de que seu financiamento imobiliário não será prejudicado.

Defina um planejamento financeiro como uma de suas metas pessoais

Depois de quitar suas dívidas e cortar todos os gastos desnecessários, é hora de colocar tudo o que envolve a compra de um imóvel em um papel e começar a desenvolver um planejamento financeiro para 2019.

Nesse planejamento, devem constar todas as suas despesas mensais, fixas e variáveis, assim como a sua receita. Calcule quanto dinheiro sobra por mês e como fazer para que ele renda o máximo possível.

Em seguida, simule o financiamento de um imóvel do seu interesse: entre nos sites, pesquise e até mesmo ligue, para ter em mãos todos os dados de que precisa para simular como ficaria a sua situação financeira com as informações de pagamento daquele imóvel.

Assim, traçando metas pessoais, você vai definir quais são os seus objetivos financeiros, ou seja, quanto terá que guardar mensalmente para pagar as parcelas do financiamento, como projeções que vão indicar quanto você deseja ganhar até o final do ano.

Tal planejamento financeiro pode te mostrar que você vai precisar de uma renda extra para comprar um imóvel em 2019 e pode abrir os seus olhos para várias possibilidades no mercado, como a venda de produtos nas horas vagas, o investimento em ações que podem te render um bom dinheiro ao longo dos meses e assim por diante.

Não perca nenhuma informação importante

Por último e não menos importante: pesquise e se informe bastante! Depois de realizar todo o seu planejamento financeiro, analise todas as opções que você tem no mercado e faça um comparativo inteligente que mostre qual seria a melhor solução para você!

Além disso, é importante se informar sobre todos os custos que envolvem o financiamento, como os juros envolvidos, as taxas administrativas, os impostos, os gastos com o registro e assim por diante. Muitos desses custos não ficam muito bem claros para a maioria dos que resolvem comprar um imóvel.

Por fim, fique atento aos programas e ajudas que o governo oferece. Existem condições especiais para aqueles que estão financiando o seu primeiro imóvel e estar alerta a todas essas informações é muito importante para conseguir economizar um bom dinheiro na hora de realizar o sonho da casa própria.

Seguindo todos esses passos, você estará resguardado de qualquer surpresa futura e conseguirá se organizar para realizar o sonho da casa própria em 2019. O que você achou dessas dicas para as suas metas pessoais? Deixe um comentário no post!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.