morar e investir na Vila Mariana

4 razões pelas quais vale a pena morar e investir na Vila Mariana

Zahle

Um dos bairros mais charmosos e tradicionais de São Paulo, a Vila Mariana, está localizada na Zona Sul da capital, próximo a outros locais bem conhecidos, como Moema, Paraíso e Ibirapuera. A área é famosa por suas variadas árvores e pela tranquilidade que transmite a quem mora ou passeia por lá.

Outra característica que chama atenção nesse espaço de São Paulo é a mistura do antigo com o novo, revelada nos seus sobrados com ruas estreitas e, ao mesmo tempo, com a presença de prédios modernos e sofisticados.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse bairro agradável de São Paulo? Continue conosco e confira!

História de Vila Mariana

Quem mora em São Paulo conhece, pelo menos, duas versões sobre a história do bairro Vila Mariana. Uma delas se refere à origem de seu nome, cuja denominação teria vindo da junção de Maria e Anna — unidos por Carlos Eduardo de Paula Petit para dar personalidade ao bairro. A outra versão diz que o nome diz respeito a uma homenagem à mulher do responsável pela construção da estrada de ferro (inaugurada em 1886) que partia da estação Liberdade indo até Santo Amaro.

Após um ano da construção da estrada de ferro, a área foi escolhida para ser o “Matadouro Municipal do Bairro de Vila Mariana”, por se tratar de uma localidade longe do centro da capital e com o intuito de criar um local para suprir as necessidades de carne da região. No entanto, o espaço que se situava à Rua Itororó, hoje Avenida 23 de Maio, passou a exibir sangue e pedaços de animais — o que incomodou muito a todos e fez com que o governo pensasse logo em sua transferência para outro local.

Desde então, diversas atrações culturais passaram a funcionar no bairro. Entre elas, estão a Cinemateca Brasileira. Além disso, em 1945, foi construído o Instituto Biológico e o local tinha grande importância para a economia nacional, pois ele ajudava a controlar as pragas que atingiam os cafezais naquele período. Atualmente, a Vila Mariana está localizada na região central de São Paulo e é considerado um dos melhores lugares para viver na capital paulista. A região conta com locais dedicados à cultura, pesquisa, esportes e gastronomia.

Vantagens de morar e investir na Vila Mariana

Esse bairro nobre de São Paulo se localiza em um local privilegiado na zona sul, destacando-se por ser muito próximo ao centro da capital. Seus moradores contam com uma renda média superior à da maioria da população e têm muitos motivos para se manterem no local. Quer saber quais são eles? Confira!

1. Mobilidade urbana

Tudo o que queremos é ter um ir e vir tranquilo, sem maiores problemas, como boas opções de transporte, não é mesmo? Pois é, esse é um dos atrativos do bairro, que conta com estação de metrô e diversas linhas de ônibus — o que supre as principais necessidades de transporte por parte dos moradores — ligando a área a outras localidades de São Paulo. Além disso, sua localização permite um fácil acesso ao centro da cidade e às suas principais avenidas, como Paulista, Vergueiro, 23 de Maio, Lins de Vasconcelos, entre tantas outras.

2. Infraestrutura

Uma das principais exigências para quem deseja morar bem é o local oferecer uma boa infraestrutura, e isso não falta na Vila Mariana. A região é bem servida de comércio e serviços em geral, garantindo seu constante desenvolvimento e, consequentemente, valorização no mercado imobiliário — prova disso é a construção de muito prédios na localidade.

A região tem muitas opções de estabelecimentos comerciais que atendem às necessidades básicas da população, como farmácias, supermercados, padarias, escolas, lojas, correios e tudo mais. Além disso, os moradores e seus visitantes contam com o Shopping Vila Mariana, o Shopping do Metrô e a Galeria Paraíso.

3. Cultura e lazer

Por ser visto por muitos como um bairro completo, não poderiam faltar opções de lazer, com atrações culturais, bares e restaurantes em Vila Mariana — que vão desde os mais simples aos mais sofisticados. Atrações culturais são bem presentes no bairro. A Cinemateca é um dos espaços mais procurados, onde é possível participar de eventos e mostras especiais voltadas para quem aprecia a sétima arte.

Além disso, existe a Galeria Jacques Ardies, que exibe trabalhos de arte naif (do francês, arte ingênua), e a Galeria Quarta Parede, que prestigia os artistas nacionais e internacionais emergentes com inúmeras exposições de suas obras.

O Parque Ibirapuera é outra preciosidade para os momentos de lazer, onde podem ser feitas várias atividades ao ar livre. O espaço tem uma área verde de mais de 150 hectares e, por isso, é o lugar escolhido por muitos para a prática de atividades físicas, começando ou encerrando o dia com uma bela caminhada.

4. Gastronomia

Viver em São Paulo e não mencionar as opções gastronômicas é quase que um pecado, não é mesmo? Vila Mariana conta com muitos estabelecimentos gastronômicos, como restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs e muito mais. Um dos points conhecidos é a Rua Joaquim Távora, com muitas opções bastante visitadas e frequentadas no bairro.

Benefícios de investir na região da Vila Mariana

Investir na Vila Mariana apresenta diversos benefícios. Primeiramente, trata-se de um dos bairros mais valorizados de São Paulo. Desse modo, ao adquirir um imóvel visando um investimento, você tende a ter ótimo lucro com o bem em uma venda posterior. Vale lembrar que a região conta com diversas linhas de ônibus, estações de metrô e ainda fica próxima de uma das principais avenidas do país: a Avenida Paulista.

Todas essas características somadas contribuem para valorizar ainda mais a região. Desse modo, ao investir na Vila Mariana, você garante mais segurança ao seu patrimônio e também tende a aumentá-lo. Isso acontece justamente devido ao alto potencial de valorização da região.

Além disso, é importante mencionar que as condições de crédito estão muito favoráveis. Com o baixo índice da Selic (taxa básica de juros da economia brasileira), os juros dos financiamentos imobiliários estão reduzidos, o que ajuda a otimizar as condições de compra. Atualmente, a Selic está em 3,5% ao ano.

Tipos de imóveis da região

Há imóveis à venda de todos os tipos no bairro, como casas, imóveis comerciais, sobrados etc. Os mais procurados são os condomínios, pois contam com uma infraestrutura invejável, tornando a vida dos moradores mais prática e segura.

Como encontrar o empreendimento ideal para investir na Vila Mariana?

Realmente, existe um amplo número de imóveis no mercado e, nem sempre, é fácil tomar a decisão. Primeiramente, é importante investir em um imóvel que atenda às suas necessidades. Caso busque um imóvel para investimento, por exemplo, é interessante que ele esteja próximo de estações de metrô ou ônibus. Se você buscar por uma região tranquila, vale a pena procurar por regiões mais calmas e com menos agitação, especialmente durante a noite.

Também é muito importante contar com um auxílio de um portal imobiliário especializado, como o Moving. Isso porque o site vai te apresentar diversas ofertas de empreendimentos disponíveis na Vila Mariana, o que facilitará a sua tarefa de pesquisar e, consequentemente, encontrar o imóvel ideal para as suas necessidades.

Conheça o Essence Vila Mariana: uma ótima opção para morar ou investir

Se você está pensando em morar ou investir no bairro Vila Mariana, o Essence é uma ótima opção a se considerar. O empreendimento dispõe de apartamentos com 2 dormitórios (1 suíte) de 61m² a 66m² e studios de 37m². Vale destacar ainda que o condomínio será capaz de proporcionar para você muito conforto, espaço, tranquilidade e segurança. O prédio contará com lazer completo: piscina adulto e infantil, academia, salão de festas, brinquedoteca e churrasqueiras.

O Essence está localizado na Rua Paula Ney, 494, apenas a 650m do Metrô Ana Rosa e com fácil acesso a grandes avenidas como: Av. Paulista, 23 de Maio, Dr. Ricardo Jafet, entre outros. A região também dispõe de uma enorme variedade de comércios, atrações culturais, parques, entre outros. Vale a pena conferir!

Como você conferiu neste artigo, eleger Vila Mariana para morar representa uma melhoria enorme no estilo de vida para pessoas mais exigentes. Afinal, não faltam motivos — como os relacionados acima — que justificam escolher esse belo bairro para desfrutar de momentos agradáveis com a família.

Agora que você já conheceu os benefícios de morar e investir na Vila Mariana, queremos te convidar para conhecer melhor o empreendimento Essence Vila Mariana. Clique aqui para acessar nosso site e solicite um atendimento.

KZ Jabaquara

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

  1. Obrigado por escrever, sobre esse bairro estou querendo me mudar pra São Paulo e não sei pra que bairro ir..
    E vila Mariana é sem dúvida um excelente bairro.. como faço pra saber mais…

    1. Olá Fabiano. Como vai? Vila Mariana com certeza é um dos melhores bairros para morar em São Paulo. Que outras informações você gostaria de saber? Podemos trazer para você 😀

  2. Morar na vila Mariana é um privilégio é um bairro que tem acesso rápido há vários metrô centro comercial avenida Paulista hospitais melhores de São Paulo lazer cultural e parque Aclimação Ibirapuera muito arborizado tranquilo e grande expansão de de construções de edifícios com grandes modernidades amo a vila Mariana

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.