Vista da cidade de Santo André

6 motivos que vão convencer você a morar em Santo André

Santo André é uma cidade localizada no ABC Paulista ou no Grande ABC, como também é chamada a região — fazendo parte da Grande São Paulo. Faz fronteira com a capital do estado e seus outros vizinhos mais conhecidos são Ribeirão Pires, Santos, São Caetano, Diadema e Mauá.

Para quem busca um local tranquilo para morar, que tenha características de cidade do interior, mas com uma infraestrutura forte de uma grande metrópole, pode ver na região um grande diferencial.

No entanto, morar em Santo André tem outras vantagens que merecem destaque, como muitas opções de lazer, uma gastronomia rica com muitas alternativas de diversão noturna, mobilidade, estrutura de comércio forte, oferta de uma ampla rede de saúde, educação e muito mais.

Neste artigo, vamos relacionar alguns excelentes motivos para morar em Santo André. Continue conosco e confira!

1. Contato com a natureza

Hoje, para fugir do dia a dia agitado, as pessoas buscam, cada vez mais, um contato maior com a natureza, valorizando os momentos com a família ao ar livre. Santo André proporciona isso aos seus moradores, pois não faltam boas opções.

A cidade conta com diversos parques e locais para as mais variadas atividades para serem curtidas em grupo ou com a família. Encontramos opções, como pista de corrida, espaço para alongamento e recreação, quadras esportivas, e muito mais. Exemplo disso é o Parque Celso Daniel.

Outros locais se destacam para quem curte natureza e atividades ao ar livre, como:

  • Parque Regional da Criança, no Parque Jaçatuba;
  • Parque Central, na Vila Assunção;
  • Parque Municipal Cidade dos Meninos, no Parque Novo Oratório;
  • entre outros.

2. Mobilidade

A mobilidade é essencial nos dias de hoje! Afinal, com rotinas cada vez mais corridas, é fundamental boas opções para que possamos nos locomover com rapidez. Encontramos essa facilidade em Santo André. O local conta com um forte sistema de transporte com linhas de trem e muitas de ônibus, que atendem com eficiência à população.

Os moradores têm acesso ao corredor ABD, que disponibiliza transporte sustentável movido à eletricidade, por meio do trólebus — que é um veículo com emissão zero de poluentes que se desloca por tração elétrica.

Ademais, para quem precisa se locomover para cidades vizinhas de forma simples, existe o fácil acesso à Rodovia Anchieta e ao Rodoanel Mário Covas. Lembrando que os moradores chegam à capital em apenas 9 minutos de carro, bastando pegar a Avenida do Estado, a Dom Pedro II ou a Prestes Maia.

3. Ótimas opções de lazer

O lazer é hoje algo essencial na vida das pessoas e isso Santo André também oferece — o local garante muitas opções para os seus moradores. O destaque, no entanto, vai para as áreas verdes, em especial para os parques que disponibilizam muitos espaços para lazer e diversão para crianças e adultos.

O Parque Regional Palhaço Estremelique é exemplo disso, pois disponibiliza no local vários brinquedos para as crianças se divertirem, além do Parque Central, com pista para praticar caminhada e corrida.

O Parque Celso Daniel é também um excelente espaço para respirar ar puro e praticar atividades que relaxam e garantem uma boa integração com a natureza, como Lian Gong, Ioga, Tai chi chuan e Pilates. Santo André oferece outros espaços públicos para lazer e muita diversão. São eles:

  • Parque Antônio Fláquer Ipiranguinha;
  • Parque do Guaraciaba;
  • Parque Escola Santo André.
  • Parque IV Centenário;
  • Parque Municipal Cidade dos Meninos;
  • Parque Natural Municipal do Pedroso.

Para os que apreciam as artes de uma forma geral, o Teatro Municipal recebe com frequência a Orquestra Sinfônica de Santo André, assim como peças de teatro, entre outras opções de arte e cultura.

4. Vida noturna e gastronomia

A gastronomia da cidade torna a vida noturna do local muito agitada, afinal quem é apaixonado pela boa comida não pode ficar de fora. Santo André conta com uma ampla rede de bares, restaurantes e lanchonetes, garantindo a satisfação de todos os gostos.

Na verdade, são muitos estabelecimentos com muitas especialidades, visando agradar a variados tipos de consumidores e se encaixar em todos os bolsos e o melhor: garantindo qualidade e a satisfação do público.

Em Santo André, você encontra tudo em matéria de gastronomia, como sushis bar, hamburguerias, cantinas italianas, casas de fruto do mar, comida vegetariana e vegana.

No entanto, existem aqueles que querem apenas relaxar do trabalho e curtir a noite com amigos em um barzinho. Para isso, alguns petiscos e bebidas são suficientes, existem no local muitos estabelecimentos que atendem a esse público também.

5. Infraestrutura e polos comerciais

Não há como negar que as pessoas hoje buscam morar bem e isso quer dizer residir em um local que ofereça também uma excelente infraestrutura. Santo André proporciona isso a seus moradores.

Como já falamos, a mobilidade da cidade é bem atendida, assim como o fácil acesso a produtos e serviços. O local tem um forte comércio com a presença de shoppings centers que satisfazem à sua população nas suas mais variadas necessidades.

Existem três grandes shoppings na cidade, como o Grand Plaza Shopping, o Shopping ABC e o Atrium Shopping Santo André — que atendem a população com lojas, cinemas e muitas lanchonetes e restaurantes. Além disso, não poderíamos deixar de citar o conhecido shopping de rua da cidade, situado na Rua Coronel Oliveira Lima.

6. Saúde e educação

É fundamental avaliar as opções na área de saúde ao escolher uma cidade para morar. Em Santo André, você tem isso também. Lá, você encontra muitas alternativas de saúde para os moradores, tanto pública como privada. Santo André oferece alguns pontos de atendimento, como laboratórios, clínicas e hospitais.

Na rede pública, o destaque é para o Hospital Mário Covas, que é o mais conhecido. Na rede privada, destacam-se a Rede Santa Helena, o Hospital e Maternidade da Beneficência Portuguesa e o Hospital e Maternidade Brasil.

Educação é também um fator importante a ser avaliado. Quanto a isso, Santo André também não decepciona. O local oferece muitas opções de escolas para famílias com filhos, seja na rede particular, seja na rede pública.

Na cidade você encontra também espaços culturais, como a Casa do Olhar Luiz Sacilloto, o Saguão do Paço Municipal e a Casa da Palavra Mário Quintana. O Museu de Santo André Dr. Octaviano Gaiarsa, por sua vez, recebe no seu espaço contadores de histórias, entre outras atividades.

Como você conferiu no artigo, morar em Santo André pode ser uma excelente escolha, não é? Ao escolher uma cidade para morar é extremamente importante verificar todos esses aspectos citados no artigo. Afinal, qualidade de vida e bem-estar dependem desses fatores. Para isso, você pode contar com o Moving, com ofertas de imóveis dos mais variados tipos.

Gostou deste post? Entre, então, em contato com o nosso site e encontre o imóvel dos sonhos! Esperamos sua visita!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.