Morar no centro de SP: entenda as vantagens e desvantagens

Qual seria o melhor local para morarmos? Nos centros urbanos ou em regiões mais afastadas e tranquilas? O fato é que essa questão é sempre uma grande dúvida na hora de comprar ou alugar um imóvel. Na verdade, isso vai depender de cada um e das necessidades que temos relacionadas ao dia a dia.

Neste post, falaremos sobre a alternativa de morar no centro de SP. Vamos saber as vantagens e as desvantagens dessa opção. Não podemos nos esquecer de que a vida moderna demanda muito tempo e energia para a rotina diária. Por isso, a tendência é que façamos tudo para tornar as coisas mais práticas e, assim, sobrarem algumas horas e fôlego no fim do dia.

E você, tem a sua preferência sobre onde morar? Continue conosco e confira as vantagens e desvantagens de morar no centro de SP!

Vantagens de morar no centro de SP

Vamos começar falando sobre os benefícios de morar no centro de SP. A facilidade de ter tudo por perto e não depender tanto de transporte explica muita coisa, não é mesmo? Veja, então, outras boas razões!

Ter proximidade do trabalho

Sair da cama, tomar um café e, em pouco tempo, já estar no trabalho é uma vantagem e tanto, não é? Afinal, não haverá estresse de trânsito nem nada que tire sua paciência antes de começar a jornada de trabalho. Cabeça fresquinha pela manhã é tudo que importa.

Trata-se de uma alternativa extremamente prática para muita gente, uma vez que a maioria dos empregos se localizam no centro de São Paulo. Para muitos, isso representa algumas horas a mais ao dia para dormir mais, fazer alguma compra, resolver algum problema e qualquer outra coisa. De fato, o trânsito nos grandes centros urbanos toma muito tempo das pessoas.

Economizar com transporte

Estando próximo do trabalho, você poderá economizar com o meio de transporte. Afinal, existem alternativas mais viáveis e baratas, como ir a pé ou de bike — cada vez mais comum quando o percurso de casa para o trabalho não é tão grande.

Ir a pé, além de proporcionar um bom exercício, evita o estresse de ter que esperar por uma condução, por exemplo. A alternativa da bike é excelente, oferece o bem-estar das pedaladas e você não paga nada por isso. O bom é que já contamos com ciclovias que facilitam bastante essa opção.

Estar pertinho de onde tudo acontece

É no centro de SP que as coisas acontecem, como o cenário social e cultural da cidade, com muitas opções para todos os gostos. Podemos encontrar, também, locais para divertimento, como bares, baladas, restaurantes e os points para happy hour mais conhecidos.

Além disso, existem os programas culturais que, para quem tem filhos, são ótimos. Na região há museus, bibliotecas, casas de cultura e muito mais. O melhor é que tudo é de fácil acesso.

Encontrar imóveis mais em conta

Uma grande vantagem ao optar por morar no centro de São Paulo se relaciona ao preço do metro quadrado do imóvel nesse local. O valor é muito mais em conta se compararmos às unidades vendidas em bairros tradicionais, como Ibirapuera e Perdizes.

Aproveitar a melhor infraestrutura

A maioria das regiões periféricas não contam com a mesma infraestrutura oferecida pelo centro de São Paulo. De fato, o local apresenta muitas agências bancárias, os melhores hospitais, uma farta oferta de transporte, comércios diferenciados, serviços, museus, centros culturais, faculdades, escolas, cursos, entre outros.

Ou seja, em um mesmo bairro, você encontra tudo que precisa sem haver nenhuma necessidade de buscar qualquer coisa fora dali.

Desvantagens de morar no centro de SP

Como tudo na vida, morar no centro de São Paulo tem seus contras. Confira, então, as principais desvantagens de morar nessa localidade de Sampa!

Movimento dia e noite

Para quem gosta de alguma tranquilidade em algumas horas do dia, morar no centro de SP não é uma boa ideia. O movimento incessante de carros a qualquer hora, com sons de buzina e motores, tira o sono de muita gente.

A vantagem apontada acima, que se refere ao local como um centro de grande oferta de serviços e comércio, transforma-se em uma desvantagem para alguns, visto que o barulho e o movimento são constantes noite e dia.

Baixa qualidade de vida

Se você busca qualidade de vida, talvez o centro da cidade não seja o local ideal para você viver, apesar de todas as vantagens já citadas neste conteúdo. Isso porque, geralmente, essas regiões não oferecem os benefícios dos bairros mais afastados, como mais tranquilidade, mais áreas verdes, mais silêncio, entre outros fatores.

Devido à urbanização, os centros urbanos trocaram as áreas verdes pelas diversas construções comerciais, nos dando a impressão de estarmos em uma verdadeira selva de pedra — o que contribui fortemente para a diminuição da qualidade de vida.

Poluição

Não há como não associar o centro de São Paulo à poluição. O trânsito caótico nessa área, com uma enorme quantidade de carros e outros veículos, colabora com a poluição do ar — que apresenta uma péssima qualidade, além da sonora, devido ao barulho de buzinas e motores.

Isso também é um dos fatores que reduzem a qualidade de vida de quem opta por morar na região, visto que a poluição traz problemas respiratórios, o que acaba colocando em risco a saúde.

Violência

A sensação de insegurança é algo comum nas grandes cidades e nas regiões centrais é ainda maior. Nesses locais, reúnem-se muitas empresas e o comércio é bem farto, propiciando a aglomeração de mais pessoas e favorecendo a ação de indivíduos mal-intencionados.

Como você conferiu neste conteúdo, existem vantagens e desvantagens de morar no centro de SP. Sendo assim, para que você se decida, é bom verificar bem se o local tem a ver com seu estilo de vida e com o que você busca para ter mais conforto e tranquilidade no seu dia a dia.

Gostou deste post? Deixe, então, sua opinião sobre o assunto. Fale para gente se você gostaria de morar no centro de São Paulo. Vamos adorar saber suas impressões sobre o tema!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.