8 dicas para motivar a equipe de vendas da imobiliária!

A motivação em qualquer ambiente de trabalho é essencial para manter os colaboradores engajados e produtivos. Diante disso, cabe ao gestor de uma imobiliária estar em constante busca por métodos eficazes e capazes de motivar a equipe de vendas e, dessa forma, garantir mais sucesso para o negócio.

De fato, um time focado, satisfeito e incentivado pelos gestores tende a fechar mais negócios. Afinal, não são eles que garantem a produção da empresa? Então, a ideia é essa, investir nos corretores para que alcancem as metas de vendas desejadas.

Algumas estratégias podem garantir a satisfação dos colaboradores, como treinamentos, metas reais a serem alcançadas, capacitação, entre outras que farão com que os corretores se sintam valorizados e, em razão disso, bem mais produtivos.

 Neste conteúdo, vamos dar algumas dicas de como garantir mais motivação para sua equipe de vendas. Confira!

1. Elabore um plano de vendas com desafios e metas reais

Busque traçar metas com a equipe. O importante é elaborar objetivos que sejam alcançáveis e possíveis de serem cumpridos. Algumas estratégias tendem a não surtirem efeito devido à dificuldade que apresentam. De nada vale desafios desse tipo, pois em geral desmotivam os participantes.

O interessante é planejar metas reais tanto individualmente como para a equipe. É importante que todos opinem e se sintam parte integrante do grupo. No entanto, a estipulação das metas não deve ficar não mãos dos corretores, mas do gestor que saberá o que pode esperar de seu grupo.

O gestor precisa ter em mente que é o líder e deve partir dele garantir que sua equipe não se mantenha na zona de conforto — daí a importância de não deixar totalmente nas mãos do grupo essa estipulação de metas.

2. Dê assessoria à sua equipe 

Levando-se em consideração que as pessoas são diferentes e têm necessidades e anseios distintos, o gestor precisa dar assessoria à sua equipe. Deve descobrir as estratégias que mais se encaixem nos perfis, impulsionando o desenvolvimento de cada talento.

Apesar de muitas estratégias se aplicarem ao grupo como um todo, ainda assim existem situações em que elas podem se aplicar, mais especificamente, a determinados perfis e dessa forma, os resultados serem mais positivos.

3. Ofereça treinamento de capacitação

Tenha em mente que algumas ferramentas podem contribuir para que sua equipe se mantenha motivada. Apresentar técnicas por meio de cursos de capacitação pode contribuir para o aprimoramento desses profissionais e, assim, garantir mais resultados e produtividade para a imobiliária.

Diante disso, ofereça possibilidades aos corretores de se aperfeiçoarem por meio de cursos de aperfeiçoamento. Eles se sentirão prestigiados e valorizados com essas oportunidades de crescimento profissional.

4. Promova palestras motivacionais

Quando falamos em motivar a equipe de corretores, uma das estratégias mais adotadas é a palestra motivacional. De fato, seus resultados são sempre positivos. A equipe, geralmente, sai do evento motivada e disposta a bater suas metas. 

O ideal é a criação de um cronograma em que os palestrantes falem sobre diferentes assuntos relevantes para a realidade do grupo e, assim, motivá-los nos vários setores da vida, principalmente, o profissional.

5. Ofereça recompensas à sua equipe

Outra forma de incentivar seus corretores a produzirem mais, é oferecer uma bonificação. Experimente criar bonificações por cada meta alcançada. Pode ser para o time como um todo, pois dessa forma todos se esforçam para a obtenção de resultados.

No entanto, ao mesmo tempo podem ser criadas premiações individuais. Talvez você se surpreenda com alguns dos colaboradores que nunca receberam incentivos desse tipo. Verá que muitos, diante desse desafio, se sentirão motivados a produzirem mais que o normal.

6. Dê feedbacks frequentes

Quem não gosta de receber aquele feedback dos sonhos após a realização de um bom trabalho, não é mesmo? Com os corretores isso não é diferente. Mais do que nunca, eles gostam de ter o devido reconhecimento, principalmente após aquela venda brilhante. 

Crie o hábito de manter feedbacks para permitir que a equipe conheça seus pontos fortes e fracos, e no que precisa melhorar. Isso surte muito efeito, visto que além de incentivar o crescimento de cada integrante da equipe como profissional, propicia que vejam como um desafio sua melhora a cada feedback.

É importante também que reuniões individuais sejam agendadas. Dessa forma, cada deficiência pode ser trabalhada em particular. Isso faz com que o colaborador se sinta valorizado.

Contudo, é importante que os corretores com bons desempenhos tenham o reconhecimento público de seu esforço. Isso pode ser feito por meio de um ranking que apontará os mais esforçados e produtivos da equipe. Trata-se de um incentivo para que nos próximos meses os demais também se esforcem.

7. Crie um ambiente de trabalho agradável

Garantir um ambiente de trabalho agradável e confortável para os funcionários pode motivar seu grupo e contribuir bastante para a produtividade da equipe. É comprovado que colaboradores felizes e saudáveis são mais proativos, produtivos e criativos.

Alguns itens presentes no escritório, como cores e iluminação têm grande influência na rotina de trabalho. Sendo assim, é dever da empresa investir tanto em móveis confortáveis como em aparelhos modernos e de qualidade, dessa forma o trabalho flui com mais tranquilidade e sem estresse.

8. Reconheça os esforços de seus corretores

Esse é um ponto que merece atenção quando falamos em motivar a equipe de vendas. Afinal, quem não gosta de ser reconhecido por um trabalho que tenha desempenhado muito bem? 

Pra começar, devemos considerar que os corretores enfrentam diariamente uma pressão incrível pra bater aquela meta mensal. Por isso, mesmo que o resultado não seja brilhante, o fato de bater a meta merece reconhecimento. Na verdade, serve como uma motivação para que ele se mantenha na luta por bons negócios.

Como você conferiu neste artigo, motivar a equipe de vendas é algo essencial para o sucesso de uma imobiliária. Seguir nossas dicas pode garantir que sua equipe de vendas se torne mais produtiva e confiante para conquistar todas as metas possíveis!

Gostou do post? Compartilhe, então, nas suas redes sociais e garanta que outras pessoas tenham acesso a este conteúdo tão interessante!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.