Descubra agora como promover a mudança de mindset em corretores

No livro “Mindset, a nova psicologia do sucesso”, da escritora Carol S. Dweck, é explicado que o sucesso na vida não está ligado apenas aos talentos e habilidades inatas. Na verdade, a maneira como encaramos os vários aspectos da vida é muito mais importante. Diante disso, fica evidente que a mudança de mindset em corretores não é uma tarefa simples, mas possível para as imobiliárias.

Mas, afinal, o que é mindset? Como torná-lo efetivo entre o time de corretores? Quais são os benefícios dessa prática? Neste post, respondemos a esses questionamentos. Continue a leitura!

Qual é a importância da mudança de mindset em corretores?

O mindset, ou modelo mental, é a atitude ou configuração mental de cada indivíduo. Em outras palavras, podemos dizer que o mindset é o que define a maneira como nos comportamos diante de desafios, escolhas e na tomada de decisões.

Segundo o livro que citamos no começo deste post, existem dois tipos de modelos mentais: o fixo e o de crescimento. Enquanto o de crescimento sustenta a aprendizagem, o progresso e a superação, o fixo não tolera mudanças e é imutável.

Sem dúvida, quando trazemos esses conceitos para o ambiente empresarial, os gestores querem que o seu time tenha o mindset de crescimento. Porém, para que isso seja possível, os próprios líderes devem adotar esse modelo mental em suas vidas particulares.

Uma vez que reconhecem a necessidade de mudanças nas suas crenças e valores pessoais, e tem a humildade de fazer isso, fica mais fácil repassar esse comportamento.

No caso de um dono de imobiliária, o seu exemplo em ter o mindset de crescimento fará com que os corretores também persigam o desenvolvimento profissional, alcancem metas organizacionais e mantenham a motivação no trabalho.

Como promover essa transformação?

O grande desafio para os gestores de imobiliárias é fazer com que os corretores vejam a necessidade de mudar a sua maneira de pensar, exercer suas funções e inovar nas demandas. Talvez, esses profissionais já se acostumaram com um modelo mental que dita a estagnação como algo normal.

Afinal, o que fazer para transformar esse mindset? Confira as dicas a seguir!

Trace metas

As metas canalizam os nossos esforços e direcionam a nossa trajetória. Por isso, para que os corretores saiam da zona de conforto é essencial que os gestores indiquem metas e objetivos.

Para ter sucesso nessa prática, os alvos precisam ter um valor emocional para os profissionais em vez de apenas, por exemplo, elevar o número de vendas.

Uma metodologia que pode ajudar é a SMART, que orienta a gestão a ter objetivos e metas que são específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

Os corretores podem, por exemplo, serem estimulados a melhorar o seu atendimento ao cliente (um objetivo SMART) e os gestores podem apontar os benefícios obtidos com esse progresso.

Ofereça treinamentos

A cultura da aprendizagem é uma ótima ferramenta para promover a mudança de mindset em corretores.

Quando a imobiliária tem um programa de treinamento, cria-se um excelente canal para disseminar novas maneiras de pensar e, consequentemente, ter hábitos profissionais mais eficientes.

Um tipo de treinamento que “toca” profundamente o íntimo dos profissionais é a aprendizagem experiencial baseada na neurociência. Por meio dessa metodologia, os corretores aprendem, na prática, como lidar com os desafios da profissão, adotar um posicionamento mais eficaz, desenvolver e potencializar habilidades e competências.

Estimule a produtividade

Normalmente, alguém produtivo é motivado por fatores externos ou internos. Não há como ter um bom desempenho em um ambiente cheio de indiferença e falta de direcionamentos estratégicos. Diante disso, chegamos à conclusão que o segredo para tornar o time mais produtivo vai além de promoções e recompensas.

Mudar o mindset dos corretores envolve reconstruir a cultura interna da imobiliária. Para atingir esse objetivo, a empresa pode implantar o conceito de employer experience (experiência do colaborador) na política interna. A finalidade dessa abordagem é proporcionar uma vivência personalizada para os corretores.

Isso é possível quando a imobiliária coloca esses profissionais no centro da sua estratégia, ou seja, procura entender o que os deixaria mais felizes em seu trabalho. O resultado disso é o aumento da satisfação dos corretores, elevação das vendas e uma cultura mais forte.

Proporcione qualidade de vida

A qualidade de vida na imobiliária traz resultados satisfatórios que impactam no mindset dos corretores. Afinal, quando esses profissionais percebem que a empresa está preocupada com o seu bem-estar em vez de apenas lucros, é gerado um sentimento de parceria, que é um forte impulsionador do engajamento.

Para implantar a qualidade de vida, algumas imobiliárias oferecem palestras sobre ergonomia, hábitos alimentares saudáveis e equilíbrio emocional. Além disso, a realização de encontros descontraídos, horário de trabalho flexível e uma atmosfera interna “leve”, ajuda muito na sensação de bem-estar dos corretores.

De que forma a tecnologia pode ser uma aliada?

A mudança de mindset em corretores também envolve o uso da tecnologia. Na verdade, já existe um termo para essa relação: a mentalidade digital. Mas como fazer os profissionais pensarem em soluções virtuais para resolverem problemas e realizarem suas tarefas? O melhor caminho é adotar ferramentas práticas, funcionais e eficientes.

Atualmente, algumas imobiliárias ainda fazem muitos serviços manuais que atrasam processos e levam a queda do faturamento. Porém, existem tecnologias que impedem esses resultados ruins, como é o caso do Moving Imóveis — um portal imobiliário voltado para anúncios e localização de imóveis.

Por meio do Moving Imóveis, tanto a empresa quanto os corretores têm acesso a um aplicativo que será customizado com o logo da marca, além de funcionalidades que incluem a geolocalização e a exibição de todo o inventário de imóveis. Com isso, os corretores têm a sua disposição uma ferramenta que potencializará as vendas.

A imobiliária ensinará a esses profissionais o valor e todos os benefícios que a tecnologia oferece para o trabalho deles. A consequência disso será uma transformação de mindset, levando a empresa a inserir o pensamento inovador no seu ambiente interno.

Mudar a mentalidade de pessoas não é uma tarefa fácil e nem acontece da noite para o dia. Porém, com atitudes simples, como as que apresentamos neste post, a imobiliária promoverá uma transformação contínua no mindset dos corretores. Desse modo, os gestores podem esperar resultados positivos no negócio.

E você? Entendeu como promover a mudança de mindset em corretores? Quer implantar a mentalidade digital na sua imobiliária e em seus profissionais? Então, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

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