nutrição de leads para Incorporadoras

Como fazer a nutrição de leads para incorporadoras? Aprenda agora!

Com a pandemia da Covid-19 instalada, a partir de março de 2020, no Brasil, todos os tipos de serviços tiveram que se adaptar para continuar funcionando da melhor forma possível para se manterem. Com isso, muitas empresas viram a internet como grande aliada nesse processo.

Desse modo, houve um aumento significativo do comércio digital. Apesar de o número de pessoas comprando online tenha aumentado, é necessário aplicar alguns métodos para conquistá-las e vender o seu produto.

Nesse caso, conhecer seus potenciais clientes é essencial, além de investir em técnicas de inbound marketing, como a nutrição de leads. Neste artigo, você vai saber mais sobre esses conceitos e saber como utilizar a nutrição de leads para incorporadoras, a fim de alavancar o seu negócio. Continue a leitura e confira!

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O que é inbound marketing?

O inbound marketing — também conhecido como marketing de atração — é a união de estratégias de marketing que tem como propósito atrair potenciais clientes e convertê-los, por meio da produção de conteúdo. Podemos dizer que o marketing de atração conquista os seus clientes por canais como blogs, redes sociais e mecanismos de busca. O marketing de conteúdo é um dos pilares do inbound marketing.

O que é a nutrição de leads?

Já a nutrição de leads é uma estratégia que visa educar e melhorar a sua relação com o cliente, por meio de envio de e-mails automatizados, a fim de guiá-lo na jornada de compra, até o objetivo final: adquirir o seu produto ou serviço.

Também conhecida como fluxo de nutrição, essa estratégia é uma das peças-chave do marketing de conteúdo e de inbound. Mas, para que a nutrição de leads ocorra da forma correta, é necessário conhecer a sua persona, pois, somente assim, será possível desenvolver conteúdos específicos para o público correspondente e atraí-los.

Como deve ser feita a nutrição de leads?

Agora que você já sabe os conceitos de inbound marketing e nutrição de leads, chegou a hora de entender como deve ser feito esse processo com seus potenciais clientes. Existem diversas estratégias que podem e devem ser usadas a seu favor. Confira abaixo!

Utilize o fluxo de cadência

O fluxo de cadência consiste em auxiliar a equipe de vendas, por meio da estruturação de uma rotina de contatos com a lista de prospects — pessoas que entraram em contato com a sua empresa. Deve ser feito um planejamento para identificar em quais canais serão feitas as interações com essas pessoas, além de definir como as abordagens ocorrerão.

Com o planejamento, a equipe consegue coordenar todas as ações, o que ajuda na organização do time e, por consequência, aumenta as conversões e o avanço no funil de vendas. Para definir como será o fluxo de cadência para a sua incorporadora, deve-se levantar três pontos:

  • quando a abordagem do prospect deve acontecer;
  • qual será o canal em que essa abordagem ocorrerá;
  • quantas vezes a equipe fará o contato.

Somente com esses três fatores, é possível traçar um bom planejamento — basta adequá-lo ao seu tipo de negócio.

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Esteja nas redes sociais

As redes sociais são o lugar onde a sua incorporadora deve estar, é uma das melhoras formas de encontrar potenciais clientes e de manter uma relação próxima a eles, por meio da produção de conteúdo relevante. Ali, sua empresa será vista e, com certeza, aumentará o número de conversões.

As redes sociais permitem uma comunicação de forma horizontal, além de ter mais agilidade na troca de mensagens e contato com seus leads. Pensando nisso, veja alguns pontos que devem ser colocados em prática:

  • adéque a linguagem da sua empresa com a da sua persona;
  • produza conteúdo de qualidade;
  • interaja com seus seguidores;
  • seja ágil para respondê-los;
  • invista em posts patrocinados e em influencers.

Segmente a sua base de leads

Segmentar os leads é uma forma de filtrá-los, criando grupos específicos. Assim, a abordagem se torna mais pessoal, além de possibilitar a criação de ações de marketing mais direcionadas e, por fim, aumentar as chances de conversão. Você pode separar os potenciais clientes dos leads que não têm interesse no seu negócio, por exemplo.

Em suma, a segmentação é feita a partir do momento em que você identifica em que fase seus clientes se encontram. Depois disso, a divisão é feita. Separe aqueles que não respondem mais seus e-mails, os que abrem e leem e os que fazem uma ação — acessam sua página, por exemplo. Cada grupo terá uma ação diferente para encaminhá-lo para a conversão.

Automatize o processo

Independentemente do seu mercado de atuação, automatizar processos é um meio de otimizar seu tempo e ainda conseguir mais leads e conversões. E com a nutrição de leads não é diferente: ela precisa ser automatizada, para que seja eficiente, pois, somente assim, sua equipe de marketing terá trabalho reduzido, podendo focar em outras demandas, além de evitar o retrabalho.

Uma ferramenta de automação tem inúmeras funcionalidades. Confira as principais:

  • lead tracker (rastreamento das interações dos leads);
  • programação e monitoramento de posts;
  • elaboração de landing pages;
  • e-mail marketing;
  • lead scoring;
  • nutrição de leads, entre outros.

Invista em mais estratégias de atração

As estratégias de atração fazem parte do inbound marketing e são justamente elas que podem ajudar a sua incorporadora a melhorar a quantidade e a qualidade de leads. Por isso, para encantar seus clientes, por meio de bons conteúdos e campanhas, você deve investir mais em estratégias dessa área do marketing. Com elas você consegue reduzir custos, gerar conteúdos personalizados e bom relacionamento com o cliente.

Dessa forma, conheça as principais estratégias do marketing de atração:

  • uso de blog corporativo para reunir conteúdos relevantes;
  • técnicas de SEO — práticas para alcançar um bom posicionamento no Google;
  • produção de materiais ricos — e-books, infográficos, templates etc.

Um ótimo exemplo de estratégias de marketing de atração é o portal para venda e locação de imóveis. Com ele, é possível atrair mais clientes por meio da divulgação dos imóveis, além da produção de conteúdo em blogs e a interação com quem acessa a página.

A Moving é um portal diferenciado de venda e locação de imóveis, ideal para incorporadoras que desejam ganhar mais notoriedade e aumentar suas vendas. É a plataforma mais moderna e completa nessa área, sempre focando na qualidade e na facilidade do serviço oferecido para quem faz uso dela.

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