O que avaliar em um imóvel antes de comprar ou alugar?

O que avaliar em um imóvel antes de comprar ou alugar?

Para alugar ou para comprar, a busca por um novo lar merece muita atenção. Afinal de contas, a escolha impacta diretamente nas finanças e na qualidade de vida de todos os moradores. É preciso avaliar o imóvel criteriosamente para ter certeza de que ele é a melhor opção.

A avaliação é trabalhosa, porém é essencial para evitar problemas no futuro. É necessária tanto em imóveis novos quanto nos usados. Você sabe quais pontos precisam ser observados? Continue o nosso artigo para descobrir. Boa leitura!

Verifique as instalações elétricas e observe a qualidade dos encanamentos

Já pensou descobrir um grave problema nas instalações elétricas depois da mudança? Para que isso não aconteça, é preciso verificar o funcionamento de interruptores, tomadas, quadro de luz, chuveiros e a fiação. O ideal é contratar um profissional capacitado para analisar todos os itens.

Muitas vezes esquecida, a parte hidráulica também é fundamental para o bom funcionamento da casa e deve estar em boas condições. É necessário analisar o escoamento de água nos vasos sanitários, nos chuveiros e pias. Também vale destacar a necessidade de verificar o registro de água e possíveis vazamentos.

Analise a localização

Para facilitar a rotina dos moradores, é essencial que o imóvel esteja em uma região que facilite a mobilidade pela cidade. É interessante realizar simulações das principais rotas percorridas pela família, como o caminho para ir ao trabalho, por exemplo. O Google Maps é uma excelente ferramenta para isso.

Ainda no aplicativo, é possível ver a oferta de produtos e serviços da localidade. Tudo isso é essencial para o conforto dos moradores. Afinal, ter de se deslocar muito para fazer compras, por exemplo, significa perda de dinheiro e tempo.

Outro item que precisa ser observado no momento da visita é a vizinhança. Se os moradores gostam de silêncio, por exemplo, não faz sentido escolher viver em um dos quarteirões mais boêmios da cidade. Bares, casas noturnas, estádios de futebol e igrejas também podem ser fontes de poluição sonora.

Atente-se à segurança

Infelizmente, a violência é um problema nacional que interfere, inclusive, no momento de comprar ou alugar imóveis. A casa ou apartamento precisa ser um local agradável, em que todos possam se sentir confortáveis e seguros.

Quando se trata de segurança, todo cuidado ainda é pouco. Além de conversar com a vizinhança sobre o assunto, pode ser útil pesquisar sobre os índices de criminalidade na região. Além disso, dê preferência para os imóveis que apresentem equipamentos de segurança, como câmeras, portão automático, sistemas de monitoramento, portarias 24 horas, entre outros.

Escolha o tamanho adequado

O tamanho do imóvel é outro fator que deve ser considerado. O lar ideal deve ter espaço para abrigar os moradores confortavelmente e também permitir que as atividades da rotina sejam executadas com tranquilidade. Vários critérios precisam ser pensados para decidir se a propriedade precisa ser mais compacta ou mais espaçosa. Veja alguns pontos que podem ajudar a nortear essa decisão:

  • tamanho da família;
  • animais de estimação;
  • estilo de vida;
  • valor disponível para investir.

Imóveis grandes e imóveis pequenos têm as suas vantagens e desvantagens. Com menos espaço, por exemplo, a limpeza e organização fica mais fácil. Entretanto, em propriedades maiores é possível reunir um número maior de convidados. As prioridades dos moradores precisam ser avaliadas para escolher o tamanho compatível.

Veja a incidência de luz solar

Existem inúmeras vantagens em morar em um local com boa incidência de luz solar. A posição do imóvel interfere no seu conforto térmico, favorece a economia de energia elétrica e combate o surgimento de ácaros e mofo. A iluminação natural também deixa a casa ou apartamento mais bonito e alegre.

Além disso, o sol é importante para a nossa saúde física e mental. Viver em um local com pouca incidência solar pode prejudicar a produtividade e a qualidade de vida dos moradores. Analise, a seguir, algumas maneiras de descobrir como é a iluminação do lugar:

  • observe o posicionamento das janelas (a incidência é maior quando elas estão voltadas para o norte);
  • visite o imóvel em mais de um horário para observar os períodos de incidência solar;
  • use aplicativos para saber a posição do sol e da lua durante o dia.

Confira a documentação da propriedade

É inevitável ter de lidar com a burocracia para alugar ou comprar um imóvel. Apesar de não ser uma parte muito divertida, a análise da documentação é essencial para garantir a segurança da transação.

Apesar da escrita complexa, o contrato de locação e o contrato de compra e venda de imóvel precisam ser lidos com extrema atenção. Esse é um dos motivos que torna indispensável a presença de um corretor de imóveis para mediar esses processos. Um especialista no assunto vai poder garantir que todos os documentos estão regulares e vai deixar todos os envolvidos mais seguros.

Avalie os custos da moradia

Para não ter problemas com dívidas, é essencial fazer um planejamento financeiro e escolher um imóvel compatível com a renda dos moradores. Se o plano é alugar uma propriedade, é preciso verificar, além do valor do aluguel, qual vai ser a garantia de locação utilizada. Em alguns casos, como no caução ou no título de capitalização, vai ser preciso disponibilizar uma quantia extra.

No caso da compra de um imóvel por meio de financiamento imobiliário, é essencial verificar se as prestações do empréstimo não vão sufocar o orçamento doméstico. O valor do condomínio e do IPTU também precisam entrar no planejamento.

A localização é outro item que, muitas vezes, passa despercebido no planejamento financeiro, o que é um grande erro. Afinal, os valores praticados na região também interferem no custo de vida das pessoas que vivem lá.

Avaliar imóvel não é uma tarefa simples. São diversos itens que precisam ser checados para entender se a casa ou apartamento vão conseguir atender as necessidades e expectativas da família. Ter ajuda profissional, ou seja, alugar e comprar com imobiliárias sérias, facilita muito essa decisão.

Você sabe de algo que precisa ser avaliado e que não foi citado no texto? Compartilhe conosco as suas experiências nos comentários!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. Em tempos de “reclusão” nada como se nutrir de boa leitura. Parabéns!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.