O que é market share? Saiba como aumentar esse índice

O que é market share? Saiba como aumentar esse índice

Quem tem o objetivo de manter a empresa em destaque deve manter a análise de alguns índices. Um dos principais é o market share, justamente, por permitir entender qual é a relevância de seu negócio frente ao mercado de atuação.

Nesse sentido, existe a necessidade de entender como esse índice é calculado, além de ficar por dentro dos principais tópicos que devem ser analisados no momento de fazer essa análise. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você saiba o que é o market share e como aumentá-lo.

Neste post, você também vai entender um pouco mais sobre a importância de contar com esse conhecimento. Boa leitura!

O que é o market share?

Conforme abordado, o market share é o índice que vai ajudar você a entender qual é a relevância de sua imobiliária perante o mercado. A partir desse índice, você terá embasamento para conferir quais são as empresas do mesmo ramo que se sobressaem umas das outras, de modo que possa traçar estratégias relevantes para garantir resultados mais expressivos.

Para quem deseja encontrar qual é o seu market share, alguns aspectos devem ser considerados. É preciso analisar qual é o seu percentual em relação a algum aspecto de mercado, desde que seja compatível com a sua área de atuação.

Exemplo: no caso das imobiliárias, o interessante é ficar por do seu volume de vendas em relação a outras empresas. Também, conferir se o seu faturamento é correspondente a esses negócios ou, até mesmo, superior. De nada adianta a sua empresa crescer 5% ao ano, se o mercado está em ampla ascensão, concorda?

Qual é a importância do market share?

Seja qual for o segmento da empresa, é preciso contar com um bom planejamento para que as vendas estejam continuamente em crescimento. Caso sua equipe identifique que os números do negócio não estão relevantes diante da ascensão do mercado, significa que algumas medidas importantes devem ser tomadas para que alcançar um número maior de público, além de adotar ações que aprimorem seu atendimento.

Comparar os resultados de sua imobiliária, de acordo com dados internos, é um fator importante, uma vez que precisará identificar se as estratégias estão surtindo efeito positivo no rendimento. No entanto, não deve ser resumida a isso, uma vez que o mercado também influencia diretamente os seus desempenhos.

Da mesma forma que apresentar um crescimento abaixo do esperado é um fator de preocupação, caso o seu negócio atinja resultados que outros concorrentes não estão conseguindo alcançar é um fator a ser comemorado. Também é necessário entender quais foram as principais ações efetuadas que permitiram essa vantagem competitiva.

Como calcular o market share?

Agora que você já conhece o que é o market share e qual é a sua importância para o crescimento do negócio, chegou o momento de entendermos como deve ser esse cálculo. Anote!

Público-alvo

Ter o conhecimento de quem é o seu público é um fator importante tanto para as estratégias de marketing quanto para entender sobre o seu market share. Imagine a seguinte situação: a sua imobiliária quer focar um empreendimento voltado especialmente ao público de classe A, uma vez que se enquadra em um padrão de luxo, além de contar com preços mais altos do que o habitual.

ofertas mitre

A partir disso, para o cálculo do market share, é preciso saber dados demográficos, como a quantidade de pessoas que se encaixa nesse perfil e que reside em sua região, além de analisar quantas empresas, de fato, oferecem o mesmo tipo de produto aos clientes ou leads.

Faturamento

Também existe a possibilidade de avaliar o seu market share de acordo com o faturamento da empresa. Basta analisar qual é a sua receita e dividir pela receita total dos negócios que são mais relevantes no ramo imobiliário.

Nesse sentido, é essencial que a sua equipe seja baseada em dados. Todas as informações relativas às suas vendas devem ser registradas, uma vez que vai contribuir para análises internas e externas do desempenho de seu negócio.

Valor de mercado

Da mesma forma que o cálculo para entender sobre o faturamento, o valor de mercado segue o mesmo padrão: basta dividir o número relativo à sua imobiliária por aquele que se refere aos mais relevantes do setor.

Como aumentar o market share de sua imobiliária?

Uma dúvida comum entre os gestores é, justamente, como aumentar o market share de seu negócio. A seguir, selecionamos algumas dicas que podem ser aplicadas.

Crie campanhas de marketing

Como andam as suas campanhas de marketing? A sua equipe tem o conhecimento suficiente para entender se o tom de voz utilizado é aquele que se relaciona ao seu público? A partir das respostas desses questionamentos, elabore novas campanhas para que possa atingir os seus objetivos almejados.

Por essa razão, é essencial contar com metas bem estabelecidas, desde que elas sejam alcançáveis. Se a sua equipe for pressionada a oferecer um retorno muito acima do que é possível, o efeito poderá ser contrário, desengajando seus profissionais e contribuindo para que haja uma alta rotatividade de colaboradores.

Melhore o relacionamento com o seu cliente

Analise quais são os seus principais canais de aquisição de clientes e faça um estudo de métricas. Busque avaliar qual é o retorno que você obtém em cada um deles e como é o atendimento oferecido.

Melhorar o relacionamento com o cliente é um dos primeiros passos para que você possa se destacar perante os concorrentes e ampliar as oportunidades de vendas. Entre outras vantagens que podem ser percebidas nesse sentido, destacam-se:

  • estratégia de baixo custo;
  • possibilidade de conquistar novos clientes por meio do marketing boca a boca;
  • fidelização;
  • personalização do atendimento, entre outros.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre o que é o market share, como calculá-lo, além de dicas para que possa ampliar esse índice. Em toda estratégia a ser adotada em sua imobiliária, o ideal é contar com um bom planejamento, de modo que toda a equipe entenda os objetivos das medidas adotadas e sua função nesse contexto. Assim, as chances de obter esses resultados aumentam consideravelmente!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais para que seus colegas também possam entender sobre esse índice!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.