O que é persona no mundo imobiliário e como construir uma, afinal?

Muitos empreendedores sabem o quão importante é conhecer o público-alvo para melhorar os seus resultados, mas nem todos já entendem o que é persona e qual é a importância dela para a sua marca no mundo imobiliário.

Ao definir uma persona para a sua imobiliária, é mais fácil definir estratégias para conquistar novos clientes e fidelizar os atuais, aumentando as possibilidades de lucrar mais e se destacar perante a concorrência. Isso porque a persona apresenta características mais específicas dos consumidores, indo para além de idade, renda mensal e localização.

Para entender mais sobre o que é persona e o porquê de utilizar essa estratégia em sua empresa, prossiga na leitura deste post conosco. Confira!

O que é persona?

Enquanto o público-alvo é um apanhado das características gerais dos clientes de uma empresa, a persona é a representação fictícia do cliente ideal da marca. Ela se baseia no comportamento, nas motivações, atividades e preocupações do dia a dia, nos desafios e objetivos.

Dessa forma, definir personas pode levar mais tempo de pesquisa e planejamento, mas ajuda a aprimorar a comunicação da marca e otimizar os processos de elaboração de estratégias, fluxos de vendas, e atração e retenção de clientes.

Por que utilizar personas no seu negócio imobiliário?

O público-alvo é fundamental para quem deseja saber mais sobre os consumidores, mas as personas são extremamente úteis para os empreendedores se aprofundarem nas preferências e necessidades dos clientes ideais. Por meio dela, é possível identificar quais são os seus problemas e o que pode servir como soluções mais eficazes.

Depois de definir as personas do seu negócio imobiliário, você pode conquistar diversos benefícios, como:

  • comunicação mais humanizada;
  • mais entendimento sobre a jornada de compra dos clientes;
  • aumento de vendas;
  • segmentação dos consumidores;
  • geração de competitividade;
  • captação de leads mais qualificados;
  • redução de erros e prejuízos;
  • expansão da visibilidade e do reconhecimento;
  • mais credibilidade com o público da marca.

Como construir uma persona para a sua imobiliária?

Para fazer a construção de uma persona da melhor forma possível, a fim de direcionar melhor os seus conteúdos e ter mais engajamento, é preciso seguir algumas dicas. Confira, a a seguir!

Defina os objetivos da sua empresa

Antes de tudo, é importante fazer um diagnóstico do cenário atual do seu negócio: quais são os objetivos a serem alcançados em curto e longo prazo? Vale entender mais sobre os serviços ou produtos da sua empresa, a história, os valores e até o histórico de vendas para saber o que pode ser melhorado e, assim, definir as próximas estratégias.

Faça pesquisas sobre o mercado e entreviste pessoas

Além de pesquisar sobre as tendências do segmento em que a sua organização atua, é recomendável fazer um levantamento de dados sobre a economia, o mercado em geral e a satisfação dos seus clientes. Ao entrevistar pessoas, você pode entender as suas características e descobrir qual é o público ideal da sua empresa.

Obtenha dados relevantes

Na hora de entrevistar pessoas para coletar dados e ter mais insights na construção de sua persona, é válido fazer algumas perguntas, como:

  • nome, idade e profissão;
  • onde vive e o que faz no dia a dia;
  • quais são os hobbies, as preocupações e os objetivos;
  • quais são as mídias que prefere consumir;
  • o que leva em consideração ao escolher um produto ou serviço.

Dê uma personalidade para cada persona

A partir dos dados obtidos, é interessante dividir personas em categorias e preencher os detalhes, como:

  • nome, aparência, idade, estado civil;
  • breve história de vida;
  • cargo profissional e segmento em que atua;
  • preferências gerais de estilo de vida;
  • problemas e desafios a serem superados.

Para criar personas de um jeito mais prático, há também a ferramenta gratuita de gerar personas e auxiliar nas estratégias de marketing da sua empresa: O Fantástico Gerador de Personas.

Como aprimorar a persona com o passar do tempo?

Depois de analisar os dados obtidos e aplicá-los na construção da persona de seu negócio, é interessante seguir alguns passos para aumentar a eficácia de suas estratégias e ações em longo prazo. Confira, a seguir, o que você pode fazer para aprimorar a representação fictícia do seu cliente ideal.

Foque sempre o cliente

Ao definir uma persona, é importante trabalhar com os atuais objetivos, valores e necessidades do cliente, a fim de otimizar os recursos e resultados no plano estratégico.

Compartilhe todos os dados com a equipe

É fundamental que a equipe esteja ciente de todas as características da persona, e dos objetivos a serem alcançados com essa estratégia, para garantir mais eficiência na comunicação interna e externa, nos planejamentos de marketing e nas vendas.

Coloque-se no lugar da persona

Ao pensar em possíveis estratégias e campanhas, vale a pena se colocar no lugar da persona para identificar se as suas dores poderão ser supridas e se os conteúdos oferecidos estão coerentes com a jornada de compra.

Por que é importante criar personas no mercado imobiliário?

Apesar de algumas imobiliárias não trabalharem com essa estratégia, definir personas pode aumentar as possibilidades de atração e retenção de clientes, além de gerar mais diferenciais para a marca.

Quanto mais específicas forem as características do seu cliente ideal, maiores são as chances de sua empresa oferecer conteúdos e soluções realmente relevantes, atraindo a atenção do público e expandindo as possibilidades de identificação, humanização e aproximação com as pessoas. Isso pode aumentar as vendas e a rentabilidade mensal.

Em um mercado cada vez mais competitivo, como é o das imobiliárias, ao destacar um interesse em comum, você garante mais facilidade para alcançar as pessoas que podem se interessar de verdade pelos seus produtos ou serviços, ajudando a sua empresa a construir autoridade em longo prazo.

Sua imobiliária merece obter melhores resultados e, ao entender o que é persona, é possível otimizar as estratégias, estabelecer diferenciais, aprimorar os processos internos, alcançar mais clientes e fidelizar os atuais. Além disso, ter mais praticidade na hora de pensar em ações e fazer planejamentos mais acertados.

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