O que fazer com o décimo terceiro? Use como um investimento

O que fazer com o décimo terceiro? Use como um investimento

O ano está quase em seus momentos finais e você não tem ideia do que fazer com o décimo terceiro que recebeu? Saiba que existem boas opções de investir esse valor.

Sendo um benefício previsto para todos os trabalhadores que estão no regime CLT, o décimo terceiro salário é o que salva a vida de muitas famílias no Brasil, tendo em vista que esse dinheiro extra pode ser utilizado em diversas situações.

Inclusive, esse dinheiro pode ser a porta de entrada para conquistar o sonho da mudança de casa, o que é muito especial para quem pretende ter sua independência.

Partindo desse princípio, se você não quer utilizar o 13º só para quitar dívidas ou honrar compromissos, acompanhe a leitura e veja como investir bem esse valor!

Faça uma reserva de emergência

Provavelmente alguém já disse a você a importância de uma reserva de emergência, mas não chegou a explicar direito como isso funciona na prática, não é mesmo? Esse tipo de reserva é primordial e serve como uma segurança para qualquer eventualidade que possa surgir, tais como doenças, desemprego, mudanças etc.

Dentro desse contexto, a primeira opção que se pensa são os investimentos de renda fixa, pois o risco é considerado menor e você consegue ter noções de rendimento. Tendo os juros compostos como importante aliado no seu montante de emergência, pode-se pensar em formas de investimento que gerem dinheiro rapidamente.

Sendo assim, cogitando um resgate a qualquer momento, os títulos do Tesouro Direto atrelados à Taxa Selic são uma boa opção, mesmo que a taxa de juros esteja em baixa. Além disso, ao pensar o que fazer com o décimo terceiro, você pode aplicar em CDBs, LCIs de curto prazo ou deixar o dinheiro rendendo em contas como Nubank e PicPay.

Coloque em fundos de investimento

Quando se fala em fundos de investimento, pense em uma espécie de condomínio fechado em que os “moradores” investem seus recursos para gerar melhorias ao local.

Em outras palavras, você terceiriza suas aplicações para que um administrador tome conta e o gestor escolha as melhores alternativas de investimento no mercado. Essa é uma forma inteligente de diversificar o seu dinheiro, tendo como respaldo a experiência de pessoas especializadas em finanças e que podem gerar bons resultados.

Existem fundos de vários preços, condições e riscos, sendo essencial que você leia os prospectos de ofertas e veja quais são as taxas e o tempo de resgate dos valores. Os fundos de renda fixa podem suprir seus objetivos, no entanto, dependendo da sua aversão ao risco, fundos cambiais, de multimercado ou de ações também são uma boa.

Caso queira aplicar em imóveis, mas não necessariamente comprá-los fisicamente, existe a possibilidade também de investir em fundos imobiliários e receber proventos.

Aplique em ações de boas empresas

Dependendo do seu perfil e disposição para correr riscos financeiros, o dinheiro do décimo terceiro também pode ser útil na compra de ações na bolsa de valores.

Várias táticas podem ser adotadas ao aportar dinheiro em ações, sendo importante observar os seus objetivos antes mesmo de transferir o dinheiro para a corretora. Embora muitos investidores tenham o hábito de especular no mercado financeiro, aqueles que pensam a longo prazo acabam se destacando em matéria de rendimentos.

Visando o recebimento periódico de dividendos e juros sobre capital próprio, você pode focar em empresas que tenham ganhos consistentes e apresentem lucratividade.

Como a compra de ativos pode ser tanto por lote padrão (100 ações) ou pelo mercado fracionário (1 a 99 ações), com o 13º é possível diversificar de forma estratégica. De resto, acompanhe as notícias referentes às empresas que investiu, faça um controle de aportes e veja as prováveis taxas e os impostos decorrentes das operações feitas.

Amplie seus conhecimentos profissionais

Tão importante quanto aplicar o dinheiro para render juros, está em usá-lo como fonte de aprendizado, a fim de alavancar sua carreira profissional e alcançar suas metas. Aumentar o seu portfólio de conhecimento é o que podemos considerar de um grande investimento, afinal, só por meio da educação é que conseguimos fazer boas escolhas.

Se sentir dúvida quanto ao que fazer com o décimo terceiro, lembre-se da importância de investir no aprimoramento de suas competências e projetar novas conquistas.

Você pode comprar livros que ajudem a ter destaque em sua profissão, por exemplo, tendo em vista que a leitura exerce um poder incrível no desenvolvimento cognitivo.

É uma boa oportunidade também para investir em cursos de especialização e obter certificados específicos, de modo que consiga apresentar um diferencial competitivo. O décimo terceiro pode ser uma fonte crucial para viagens de intercâmbio inclusive, visando aprimorar a pronúncia de um segundo idioma e conquistar um salário melhor.

Utilize o dinheiro para comprar imóveis

Agora, pensando no investimento do décimo terceiro para conquistar objetivos materiais, esse dinheiro extra pode ser muito útil na compra de imóveis.

É uma boa forma de complementar a entrada, por exemplo, ou até antecipar parcelas de algum financiamento imobiliário que tenha feito, ajudando a concretizar seu sonho. Engana-se quem acha que é preciso ter uma conta bancária recheada para investir em um imóvel, pois é possível encontrar ótimas promoções e descontos favoráveis.

Visando também cumprir as obrigações burocráticas desse processo, você pode utilizar o dinheiro para cobrir os custos com os documentos necessários e impostos.

Caso esteja à vontade com seu imóvel, mas queira uma renda a mais, pode-se pensar em investir em uma casa ou apartamento para receber alugueis de seus inquilinos. Para tanto, é imprescindível que você analise o tipo de imóvel, as condições de pagamento e o local que pretende investir seus recursos, visando uma boa valorização.

Por fim, antes mesmo de pensar o que fazer com o décimo terceiro, aprenda a importância de focar em metas, fazer um planejamento financeiro, ter um consumo consciente de recursos e diversificar suas opções para ter ganhos recorrentes.

Se você gostou deste artigo e acha que comprar imóveis é uma solução e tanto, aproveite que está aqui e entre em contato com a gente para tirar esse sonho do papel!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. A gente sempre se depara com clientes com muita vontade de comprar mas sem nenhuma programação financeira. Esse artigo deu dicas legais de como ajudá-los.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.