O que você precisa saber para morar em Brasília

O que você precisa saber para morar em Brasília

A capital federal tem atributos que a colocam entre as principais cidades do mundo, posição comprovada pelo ranking da respeitada consultoria Mercer. O indicador reflete que morar em Brasília traz diversas vantagens. Dentre seus múltiplos atributos, há o alto nível da infraestrutura de serviços, a segurança bem acima da média dos estados brasileiros, a modernidade da cidade e a integração com a natureza.

O estilo de vida por lá também cativa, pois nele se destacam alta renda per capita, traçado urbano planejado e algumas das mais belas paisagens nacionais.

Descubra mais sobre esse pedaço do planalto central no qual viver bem é realidade!

Cidade programada para crescer

O panorama de Brasília é composto por vias largas, na medida certa para o intenso trânsito de veículos que existe por lá. Ao contrário de muitas outras grandes cidades brasileiras, que sofrem com o crescimento desordenado, Brasília foi arquitetada para se expandir de forma consciente.

Por isso, mesmo ao ultrapassar a marca dos 3 milhões de habitantes, ela é limpa, multicolorida e tranquila. Os fortes investimentos realizados na cidade deram frutos a sua privilegiada infraestrutura. Desse modo, há nela uma boa assistência à saúde e um ensino e um transporte público de qualidade.

Por esses motivos, o termo qualidade de vida está estreitamente relacionado ao dia a dia na capital federal, tanto no seu plano piloto quanto nas demais regiões administrativas.

Conheça, a partir de agora, os 5 melhores lugares para morar em Brasília!

Regiões para o bem viver

Em Brasília, há locais que conjugam índices baixos de criminalidade e a valorização imobiliária. Majoritariamente de médio e alto padrão, essas regiões representam bem o ritmo de vida na capital federal:

1. Sudoeste

Essa Região é primeiro lugar em segurança, registrando pequeno número de ocorrências policiais. Outra de suas particularidades diz respeito ao alto padrão: apartamentos e casas da área figuram entre os imóveis mais valorizados de Brasília.

As opções de lazer por lá são variadas, capazes de agradar a todos que visitam ou moram por ali. O Parque da Cidade Dona Sara Kubitschek, maior parque em área urbana do Brasil e de toda a América Latina, é uma das alternativas locais.

As atrações da região têm muitas áreas verdes, parques de diversões, centros de eventos e pistas de kart, além de lugares para caminhar e pedalar. Lojas e serviços têm endereço certo no Sudoeste, que abriga o Terraço Shopping e sua primorosa arquitetura.

Outros comércios e serviços, somados a restaurantes, lanchonetes e barezinhos sofisticados, complementam as possibilidades desse bairro de Brasília.

2. Lago Norte

Perto do Lago Paranoá, um dos cartões postais de Brasília, o Lago Norte é nobre por vocação. Sua localização demonstra isso, já que o plano piloto fica pouco distante dali.

Além desse posicionamento geográfico para lá de estratégico, a existência dos mais variados centros comerciais na região suprem mais que satisfatoriamente a demanda dos moradores. Há de tudo nessa localidade e ela apresenta baixos índices de criminalidade, bem como ampla oferta cultura e gastronômica.

O Centro de Atividades, que foi planejado para concentrar o comércio, abrange o Shopping Deck Norte e tem lojas casuais, marcas famosas e grandes redes. O Shopping Iguatemi é outra ótima opção que oferece entretenimento e serviços na localidade.

3. Lago Sul

A região administrativa do Lago Sul é nobre, muito segura e repleta de construções luxuosas com até 3 andares. Muito valorizada, é reconhecida pelo alto nível e sofisticação.

O Lago Sul limita-se com o lago Paranoá. Por isso, quem mora na localidade pode praticar esportes aquáticos, pescar ou simplesmente passear na região (lá há ciclovias e pista de cooper).

Já o Centro Comercial Gilberto Salomão é tradicional nessa área da capital federal. Apresenta 140 lojas dos mais variados perfis, como farmácias, estabelecimentos de moda, salões de beleza, agências bancárias, supermercados e casa noturnas.

O centro tem ainda feiras fixas e periódicas em sua agenda. No Deck Brasil Shopping, há 6 mil m² voltados a compras, e conveniências aguardam o morador ou visitante do Lago Sul.

O Jardim Botânico, a orla da Ponte JK — com suas opções gastronômicas, o parquinho e a vista de tirar o fôlego —, o Pontão do Lago Sul e o Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília são outras opções para quem circula na região.

4. Águas Claras

Cerca de 20 km separam Águas Claras do centro da capital federal, ligada a ela por diversos acessos. Com perfil eclético e muito bem servida no quesito mobilidade urbana, tem nada menos do que 3 estações de metrô: conexão garantida de Leste a Oeste.

A paisagem urbana local é marcada, em grande parte, por construções de 10 ou mais andares. A estrutura de lazer e convivência costuma ser bastante completa nesses edifícios. Seus moradores podem aproveitar também as áreas verdes, que funcionam como verdadeiros pontos de encontro.

O Parque Ecológico de Águas Claras completa o entretenimento de quem escolheu viver nessa parte de Brasília. Inúmeros restaurantes, alguns afamados pela caprichada culinária, estão de portas abertas na região.

Aqui, há comércios e serviços para todos os gostos, já que o Águas Claras mescla residências e lojas em toda sua extensão.

5. Guará

Ruas arborizadas e repletas de casas formam o visual do Guará, região que fica a apenas 11 km da Esplanada dos Ministérios. Isso valoriza muito a região, bem como a proximidade dela com o Plano Piloto.

Lá você pode encontrar o Parque Ecológico do Guará, o Parque Ecológico e Vivencial Bosque dos Eucaliptos e o Parque Vivencial Dener. Em comum, essas áreas têm a presença de amplas áreas verdes e a excelente infraestrutura.

Para as compras, o Casa Park e o Park Shopping são ideais, pois apresentam dezenas de lojas, cinemas, praças de alimentação etc. A Feira do Guará, que tem comida, moda e artesanato de diferentes regiões do país, está entre as atrações da região, juntamente com o Estádio do Cave, o Kartódromo e o Teatro de Arena.

Agora que você já conhece algumas das regiões mais privilegiadas para se morar em Brasília, fique atento às seguintes dicas:

  • esteja preparado para lidar com o clima quente e seco do Planalto Central;
  • procure conhecer mais a fundo a configuração dos endereços de Brasília, pois ela é bem diferente daquelas presentes nas demais cidades do país;
  • utilize as funcionalidades de um portal imobiliário ao buscar seu apartamento ou casa na cidade, a fim de comparar com segurança as oportunidades presentes na região;
  • caso não goste de dirigir, prefira um imóvel perto das estações de metrô: a distância entre alguns lugares pode ser muito grande;
  • prepare-se para conviver com gente do Brasil inteiro, pois a cidade recebe pessoas de todas as regiões.

Morar em Brasília é muito interessante para quem busca aliar qualidade de vida e sofisticação. Assim, seja para residir ou multiplicar um capital, imóveis na região são aquisições inteligentes.

Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas novidades e dicas relacionadas a imóveis e qualidade de vida!

Compartilhar: