

O trabalho de um corretor não é fácil. No transcorrer da negociação, é comum lidar com uma série de objeções em vendas de imóveis. Afinal, o cliente fará um grande investimento e tudo é questionado por ele — o que é bem compreensível.
Sendo assim, o vendedor deve tratar tudo com muita paciência e delicadeza, tentando explicar todas as dúvidas que o cliente tiver — seja o tamanho do imóvel, seja a localização ou qualquer outra dúvida. Afinal, essa atenção e dedicação podem ser fatores decisivos para fechar o negócio.
O objetivo do cliente é não ter nenhuma dúvida de que fará um bom negócio, o que é obviamente compreensível, cabendo ao corretor esclarecer quaisquer detalhes e buscar o imóvel que se encaixe às suas expectativas e necessidades.
Neste artigo, vamos elencar as principais objeções em vendas de imóveis enfrentadas pelo corretor e o que ele deve saber para lidar com elas. Continue conosco e confira!
Essa é uma das objeções mais comuns, afinal, é um período em que, quem investe na casa própria, tem muitos gastos, além do valor do imóvel: mudança, decoração, taxas e uma série de gastos fazem parte do processo. Na verdade, essa é a primeira reação da maioria dos clientes: questionar o valor do imóvel. Quando isso ocorre, é porque ele ainda não está convencido acerca da avaliação do imóvel, cabendo ao corretor convencê-lo e apontar os pontos positivos da residência.
Ele deve destacar ao cliente os pontos que justificam o valor. Tais fatores podem ser o local privilegiado, perto de polos comerciais e escolas, o tamanho do espaço, entre outros detalhes que, antes de qualquer venda, já devem constar na lista do corretor, que precisa se prevenir com respostas preparadas para essa objeção.
Trata-se de uma das maiores objeções em vendas de imóveis. Driblá-la vai depender muito do poder de persuasão do corretor. Muitas vezes, o cliente não se opõe ao valor, apaixona-se pelo imóvel que preenche todas as suas necessidades, quanto ao tamanho, bairro, localização, entre outras. No entanto, não ter garagem passa a ser um sério problema.
Porém, como já falamos, o corretor deve se preparar para toda e qualquer objeção que o cliente fizer ao imóvel, dentre elas, a falta da garagem. Por isso, bem antes de o cliente citar a objeção, o corretor já deve ter respostas, citando, por exemplo, locais próximos que oferecem garagem a preços justos, assim como condomínios que disponibilizam vagas a moradores da região.
Da mesma forma que ocorre com o fator relacionado ao preço do imóvel, quando o cliente pede um tempo para pensar é porque ainda não está convencido de que aquela é uma boa negociação. Diante disso, o vendedor deve mostrar os seus talentos de convencimento, ou seja, precisa elencar uma série de benefícios que aquela unidade pode garantir ao cliente, suprindo suas necessidades e expectativas.
No entanto, o corretor deve ter uma carta na manga. Para isso, precisa contar com outras unidades que se encaixem ao que o cliente espera. Deve apresentar a ele um outro imóvel ainda mais atraente, mas que esteja dentro da realidade financeira do cliente e de acordo com suas preferências relacionadas a tamanho, localização, entre outras necessidades.
Além disso, ele pode alertar ao interessado que, além dele, outras pessoas estão interessadas na unidade. Explicar a ele que demorar a se decidir pode ser um risco de perder a oportunidade de adquirir um excelente imóvel. Mas, de qualquer forma, esteja sempre disponível a ouvir o que, de fato, o cliente busca para lhe mostrar outras unidades igualmente interessantes.
Um dos grandes desafios do mercado imobiliário, quando comparado aos demais, é o fato que, muitas vezes, as pessoas buscam corretores sem, de fato, estarem precisando. Eles têm alguma objeção quanto ao imóvel nos quais moram, mas que poderiam continuar neles. Isso é umas das maiores objeções ouvidas pelos corretores. Então, o que fazer nesse caso? Bem, a melhor forma de agir nesse momento é criar sentimento de urgência e necessidade no cliente.
Para isso, ele deve se basear em fortes argumentos, mostrando os pontos negativos do imóvel atual, tentando convencê-lo que uma unidade mais nova e com mais recursos, além da valorização de mercado, pode trazer mais tranquilidade e conforto para a família. Nessa situação o corretor não deve ter pressa e nem demonstrar ansiedade ao cliente.
O que ele deve fazer é mostrar unidades que encantem e estejam dentro das possibilidades financeiras do cliente, mas que ofereçam muito mais, em comparação ao imóvel atual. Em uma das visitas, ele pode se convencer sobre a necessidade de optar por algo mais novo e moderno e com mais recursos e conforto para sua família.
A concorrência é um problema, porém dá, sim, para driblar a situação. Por isso, já tenha respostas para questões do tipo: “a empresa tal oferece essas facilidades e vocês oferecem o que?”. Tenha em mente que o custo-benefício é uma das maiores preocupações do cliente. Atente-se a cobrir ofertas e, se isso não for possível, exalte o custo-benefício do seu negócio para o cliente, sobrepondo-o ao da concorrência. O fato é que o corretor deve estar preparado para questões desse tipo para não perder a venda.
O corretor de vendas tem técnicas que devem ser utilizadas. Uma delas consiste em fornecer ao cliente todas as informações possíveis, para que ele, de imediato, interesse-se muito pelo imóvel. Para o cliente, além da boa localização, o imóvel deve preencher todas as necessidades do interessado. Por isso, mesmo antes de escolher o que vai mostrar a ele na visita, você precisa, de antemão, saber todas as suas prioridades, em relação à unidade que visitará.
Isso evita a perda de tempo — hoje, item precioso para a maioria das pessoas. O fato é que um bom corretor de imóveis deve se antecipar às principais objeções em vendas de imóveis. Mas, como fazer isso? Tendo conhecimento sobre elas e já ter respostas para as mais comuns. Assim, quando vierem à tona, ele terá argumentos com respostas convincentes, mantendo seus clientes interessados.
Gostou deste conteúdo? Curta, então, nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas publicações!
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.