Onde anunciar imóveis? Saiba a importância da utilização de plataformas online

Onde anunciar imóveis? Saiba a importância da utilização de plataformas online

Imóveis mês das Mães

Hoje em dia, anunciar imóvel na internet está se tornando uma saída bem-sucedida para quem deseja fazer negócios, sobretudo em uma geração de clientes cada vez mais exigentes e bem informados. Sendo assim, preparamos este artigo para esclarecer de uma vez por todas um dilema comum a boa parte dos consumidores: como anunciar imóveis online?

A evolução da tecnologia é a principal responsável por essa mudança de comportamento, em que o público tem acesso constante aos mais variados tipos de conteúdo. Para além disso, também é fundamental reconhecer o papel da concorrência, que contribui com uma grande oferta de produtos e serviços.

E é justamente por conta disso que você deve buscar o destaque nesse setor, fazendo com que a sua imobiliária seja vista pelos clientes certos! Agora, acomode-se na poltrona e acompanhe esta leitura fundamental para o desenvolvimento das suas vendas!

Quais são os principais benefícios dos anúncios online?

Em um primeiro momento, precisamos esclarecer um detalhe importante: as mídias impressas perderam seu efeito! Vamos explicar para que você não nos entenda mal, pois esses formatos ainda apresentam uma taxa de conversão, mas que em nada se compara com a das soluções digitais.

Na realidade, anunciar imóveis online é simplesmente reconhecer onde o seu público está: diante das telas, a todo momento! Além disso, também vale perceber que os materiais impressos (jornais, folders, panfletos e afins) não contam com a mesma flexibilidade dos anúncios em canais eletrônicos.

Mesmo que o consumidor tenha o seu interesse aguçado por uma unidade exposta no jornal, ele não conseguirá saciar essa curiosidade, estando limitado a uma descrição breve e uma fotografia externa do imóvel em questão. Agora, sejamos sinceros: isso lá é jeito de se comprar um imóvel, em pleno 2019?

Pensando nisso, nossa equipe desenvolveu este conteúdo especial, listando as principais vantagens de publicar o anúncio de uma casa ou apartamento na internet. Confira!

Visibilidade

Não há dúvidas de que a internet é um recurso indispensável para quem deseja ofertar imóveis para locação ou venda. Afinal, de acordo com o comportamento do consumidor atual, que está cada vez mais conectado e em busca de facilidades, é quase automático iniciar as pesquisas por serviços e produtos na web.

Contudo, é importante ressaltar que anunciar um imóvel na internet não deve se resumir a apenas disponibilizar uma publicação em seu site, rede social ou qualquer outra página da web. Caso o anúncio não seja elaborado da maneira correta, as chances de que ele se perca em um universo de informações concorrentes são bem altas.

Por esse motivo, as plataformas online se apresentam como ferramentas eficientes, que aumentam muito a possibilidade de um imóvel ser visto por um comprador ou inquilino em potencial. Grosso modo, essas plataformas são dedicadas ao mercado imobiliário e, justamente por isso, disponibilizam recursos que tornam as buscas ainda mais práticas e objetivas.

Acessibilidade

Porém, também é preciso ter em mente que os computadores pessoais já não são os meios mais utilizados pelas pessoas que buscam acesso à internet.

Uma pesquisa realizada em 2015 em uma parceria entre o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) apontou que pelo menos 58% dos brasileiros se conectam todos os dias.

Esse mesmo estudo também demonstrou que 89% dos usuários utilizam smartphones para acessar a web, enquanto 65% ainda preferem os computadores de mesa, notebooks ou tablets, mas sem excluir os eventuais acessos por meio de seus smartphones.

É a partir desses números que se percebe a importância de contar com uma plataforma online e responsiva — isto é, um software preparado e desenvolvido para atender às características de navegação da população, que vem reforçando sua predileção pelos smartphones.

Assim, é preciso estruturar plataformas que estejam preparadas para oferecer uma boa experiência aos usuários em todas as possibilidades de acesso, incluindo computadores de mesa, tablets e smartphones.

Por isso, essa deve ser uma das suas principais prioridades na hora de escolher anunciar os seus imóveis na internet: selecionar uma plataforma preparada para receber todos os compradores, em diferentes formatos de acesso.

Confiabilidade

É essencial que a plataforma utilizada ofereça confiabilidade na hora de conectar um provável cliente à imobiliária. Portanto, esse aspecto também deve ser considerado na hora da escolha.

Além de ser acessível, a plataforma deve oferecer segurança no tráfego de informações, tanto dos clientes quanto dos imóveis anunciados, já que alguns usuários ainda se sentem receosos ao fornecer seus dados.

Por isso, você precisa vincular a imagem dos seus imóveis a uma plataforma que transmita segurança, responsabilidade e transparência.

Informações

A localização do imóvel é um dos aspectos primordiais para quem está fazendo uma busca. Por isso, ofereça ao candidato à compra ou locação um meio prático e objetivo para que ele consiga localizar a oferta de maneira intuitiva, por meio de um mapa. Esse é o tipo de funcionalidade que melhora bastante a experiência durante a navegação.

O mesmo ocorre quando a plataforma permite que um grande número de fotografias do imóvel e da própria localização seja apresentado. Quanto mais informações um provável cliente tiver, maior será a satisfação dele como usuário da plataforma.

Inclusive, saiba que, no momento em que esse usuário se sentir satisfeito com a forma como acessa as informações desejadas, os motivos para objeções nessa etapa serão minimizados, o que é fundamental para a captação desse cliente. Assim, aumentam as chances de atração para um funil de vendas, que pode começar de maneira bastante positiva.

Segmentação

As múltiplas possibilidades de negócios que o mercado imobiliário oferece exigem que a plataforma de anúncios faça uma segmentação perfeita, que considere tanto as características dos imóveis ofertados quanto as finalidades às quais eles se destinam. É sempre importante lembrar que o cliente deseja agilidade na busca, o que torna a segmentação extremamente necessária.

Portanto, a plataforma precisa separar os imóveis prontos daqueles que são lançamentos, permitindo que o visitante perceba de maneira imediata que existem inúmeras seções, dedicadas a produtos e públicos distintos.

Da mesma forma, os tipos de imóveis precisam ser segmentados, valendo o mesmo para os que são destinados à venda, à locação permanente e aqueles específicos para locações por temporada.

Portabilidade

Ter um site responsivo, que se ajuste perfeitamente às características da navegação móvel, é um fator indispensável nos dias de hoje. Mais uma vez, vale considerar que as telas dos computadores perderam a supremacia para os smartphones, o que exige que os sites apresentem formatos adequados aos dispositivos móveis.

Ao mesmo tempo, convém destacar que, além dos sites responsivos, os aplicativos para smartphones e tablets — os chamados “apps” — são uma maneira diferenciada de acesso à informação que oferece uma praticidade que nem sempre está disponível nos sites convencionais.

Assim, a partir de um bom aplicativo, o usuário consegue fazer pesquisas e estabelecer contatos de forma mais rápida e objetiva, tudo com a comodidade dos poucos toques na tela de um celular.

Portanto, na hora de selecionar a melhor plataforma de anúncio de imóveis, convém valorizar aquelas que oferecem aplicativos que permitam que o usuário faça suas pesquisas com maior facilidade.

Entre as que oferecem esse recurso, é interessante valorizar de maneira especial as que permitem a personalização do app, o que cria um diferencial significativo tanto para o mercado quanto para o cliente.

Autenticidade

Por fim, destacamos que a identidade de uma imobiliária é um patrimônio valiosíssimo, conquistado com muito trabalho, criatividade e conhecimento de mercado. Por isso, a plataforma de anúncio de imóveis deve valorizar as características de cada empresa e permitir que as páginas sejam personalizadas, apresentando o caráter exclusivo que a sua marca quer expor no mercado.

Como anunciar imóveis na internet?

Com tantos benefícios, ficou mais fácil compreender as vantagens de utilizar a web para criar anúncios dos seus imóveis, não é mesmo? Sendo assim, chegou a hora de nos aprofundarmos no tema, com dicas fundamentais para facilitar as suas vendas. Veja!

Capriche nas fotos

As imagens servem como um colírio para os olhos de um comprador. Publicar belas fotografias do seu imóvel é uma ótima maneira de aumentar o interesse e o desejo do usuário em adquirir aquela casa ou apartamento.

Para garantir as melhores imagens, você deve ter cuidado com a qualidade do ambiente fotografado, priorizando o período diurno. Dessa maneira, a iluminação natural jogará a seu favor, valorizando os ambientes e refinando o resultado final.

Além disso, é importante manter o lugar limpo, com retoques na pintura, limpeza nos pisos e demais procedimentos que sejam necessários. Nesse sentido, vale a pena conhecer algumas dicas de organização para casa a fim de deixar o local bem arrumado.

Compartilhe as plantas baixas

Os possíveis compradores querem ter acesso a todos os dados de um imóvel antes de se decidirem. Portanto, quanto mais referências a respeito da arquitetura do local, desenhos e informações sobre energia, gás e encanamento forem compartilhados, maiores serão as chances de o processo de compra e venda ser acelerado.

Essa é uma oportunidade de mostrar aos usuários como o seu imóvel é ambientado, fazendo os compradores terem uma ideia do tamanho e espaço para os seus móveis e objetos de decoração.

Estando familiarizado com o setor, você conhece bem a relevância de trabalhar com a imaginação do consumidor. É por isso que fornecer a planta é tão importante, pois isso estimula o comprador a se imaginar vivendo no seu imóvel.

Detalhe as informações

Quanto mais interessado o consumidor, melhor! Em razão disso, é preciso contar com a criatividade e elaborar uma descrição detalhada a respeito de todos os dados do imóvel. Sabemos que existem muitas informações que não devem ficar de fora quando se trata de anunciar um imóvel na internet, contudo, algumas coisas às vezes podem acabar sendo esquecidas.

Então, elaboramos uma lista com os principais dados que você deve incluir na hora da publicação:

  • o tamanho do espaço em m²;
  • a quantidade de dormitórios e banheiros;
  • a metragem da área privativa em m²;
  • as vagas na garagem;
  • diferenciais como churrasqueiras, salão de festas, piscina, playground, sacada, área gourmet e qualquer outro benefício oferecido pela casa, edifício ou condomínio.

Outra prática que uma imobiliária pode utilizar ao descrever um imóvel é fugir do lugar-comum, com anúncios sérios e pragmáticos. Pense fora da caixa e elabore um texto criativo e atraente para captar a atenção do leitor e, assim, aguçar seu interesse na compra.

Disponibilize um conteúdo completo

Todas as informações publicadas no anúncio devem estar corretas e descritas em um local de fácil visualização, além de incluir dados para contato a qualquer horário do dia. Ou seja, nada de inserir um número de telefone de um imóvel onde ninguém estará presente durante o horário comercial.

Uma boa opção é disponibilizar um e-mail para contato. Afinal de contas, vale lembrar que o público que busca informações na internet prefere se comunicar por mensagens, não por telefone.

Anuncie com sinceridade

Os consumidores exigem cada vez mais a verdade das imobiliárias. Eles querem conhecer os benefícios e as desvantagens de um imóvel. E isso não é algo ruim, pelo contrário: quando um corretor apresenta os pontos fracos aos interessados, ganha a confiança imediata deles.

Sendo assim, utilize a sinceridade como uma aliada, pois ela será fundamental na conquista do respeito e da admiração do comprador. Dessa forma, o cliente vai se sentir seguro com esse profissional, favorecendo sua convicção na hora de escolher o imóvel final.

Utilize as redes sociais

Atualmente, para conseguir garantir os acessos nos sites da internet, é preciso ir além da publicação do anúncio do imóvel. Os usuários estão em todas as partes e, para conquistá-los, as empresas devem investir em uma comunicação diferenciada.

O uso das redes sociais é um passo muito importante para o aumento da visibilidade do seu anúncio. Com páginas como o Facebook, as chances de alcançar um público interessado no seu imóvel são muito altas. Além disso, o Twitter e o Instagram também podem ser utilizados para divulgar a sua venda. Tudo vai depender do tipo de imóvel que você está anunciando.

Existem diversas formas de conseguir alcançar o comprador ideal nas redes sociais; uma delas é o uso de publicações patrocinadas direcionadas ao público-alvo correto. Ou seja, o anunciante inclui os dados de usuários que poderiam ter algum interesse no imóvel, como idade, interesses, região demográfica e profissão, e define qual é o valor disponível para investir em uma campanha paga.

Caso você não tenha interesse em pagar para que o seu anúncio apareça para outros usuários, também é possível alcançar perfis interessados com o uso de hashtags e publicações em grupos de compra e venda. O importante é que o post esteja atraente, usando uma linguagem adequada e imagens que despertem o interesse de um possível comprador.

Precifique a unidade de maneira coerente

Nós entendemos que esse é um conceito que parte de uma estratégia específica de cada imobiliária. No entanto, na era digital as etiquetas de preço também merecem certo cuidado. Afinal de contas, a precificação exagerada pode ser responsável por afugentar muitos compradores em potencial, que nem ao menos visualizam o anúncio por acharem que se trata de uma perda de tempo.

Sendo um profissional do setor, é bem possível que você conte com a experiência necessária para posicionar o seu imóvel frente às alternativas concorrentes. Mas vale lembrar que práticas arrojadas, como hipervalorizar o anúncio com a premissa de ter uma margem de negociação, podem ser o suficiente para perder um eventual cliente. De maneira geral, toda estratégia de preço é válida, mas isso não significa que ela seja a mais eficiente.

Atenda para encantar parte I

Engana-se quem pensa que essa é uma dica pertinente apenas aos formatos tradicionais de negociação. Aqui, vale perceber que toda a esfera digital é um espaço propício aos negócios. A imagem da sua empresa está em jogo a todo momento, seja em uma comunicação via WhatsApp, seja por telefone, e-mail ou afins.

Por isso, você precisa contar com a capacitação da sua equipe, garantindo que todos estejam aptos a oferecer um atendimento simpático, ágil e prestativo.

Veja alguns exemplos de atendimentos que cativam o consumidor:

  • ligações telefônicas: baixo tempo de espera, pronúncia clara e cordialidade;
  • mensagens via WhatsApp: contato consentido pelo cliente, ortografia e gramática impecáveis, comportamento cordial e nunca invasivo;
  • áudios via WhatsApp: meio consentido pelo cliente, utilizado apenas em situações estratégicas e pontuais, como ao selar uma negociação ou tentar reverter um caso quase perdido;
  • mensagens via e-mail: cordialidade, ortografia e gramática impecáveis.

Atenda para encantar parte II

Agora, estamos nos referindo ao contato presencial, quando o cliente se desloca até você em busca de uma visita ao imóvel, conversa, negociação ou situação semelhante.

Nem sempre esse é o momento final de uma negociação, pois, como você bem sabe, esse consumidor está sendo disputado por várias ofertas concorrentes. É por isso que você deve entender: toda interação é uma oportunidade para encantar!

O cliente precisa se sentir acolhido e respeitado — sensações contrárias ao sentimento de desamparo e negligência. Um comprador em potencial deve ser percebido com agilidade e, nos breves momentos de espera, precisa receber um aceno compreensivo, mesmo que acompanhado de um pedido de desculpas, justificando o alto movimento no horário de pico.

Nesta seção, também podemos incluir o comportamento do corretor durante a visita a um imóvel. Sejamos claros: o comprador sabe que você quer vender; essa é a sua função e ponto final. Mas é aqui que os bons vendedores se diferenciam daqueles que praticam o “empurrômetro”.

O corretor precisa ser um protagonista camarada na venda, deixando a conversa e os seus comentários fluírem de maneira honesta durante a negociação. Defender defeitos descarados é uma demonstração de desonestidade intelectual, de modo que o comprador perceberá que você está disposto a falar qualquer coisa para empurrar a venda.

Por mais óbvio que isso seja, ressaltamos: o consumidor precisa ser convencido de que o imóvel é aquilo que ele tanto busca, e não forçado a acreditar!

Inclusive, vale perceber o impacto negativo que isso pode ter no longo prazo. Imobiliárias com uma ética duvidosa e que praticam o “empurrômetro” conquistam sim algumas vendas. Em contrapartida, o tempo é infalível em desmontar a reputação dessas empresas, que passam a receber reclamações constantes em plataformas que permitem a avaliação de seus serviços.

Para medir a reputação de uma companhia, basta pesquisar pelo seu nome no Google ou Facebook, que permitem que os usuários façam uma avaliação de 0 a 5 estrelas.

Enquanto as imobiliárias sólidas e confiáveis exibirão notas respeitáveis entre 4 e 5, aquelas que dão dor de cabeça aos consumidores serão bombardeadas com notas 1 e 2, seguidas por extensos comentários relatando como eles foram “deixados para trás” nas negociações.

Por isso, reforçamos: jogar limpo é jogar seguro! Priorize a honestidade e a camaradagem para ser retribuído da mesma maneira.

Como identificar a melhor plataforma para exposição dos seus imóveis?

No fim das contas, ainda cabe a você a tarefa de encontrar uma plataforma que reúna competência e agilidade, entregando os resultados desejados. Foi pensando nesse dilema que nós elaboramos uma checklist com todas as qualidades fundamentais em um serviço de anúncio de imóveis. Veja só:

  • ampla visibilidade: compila imóveis e compradores dos principais centros urbanos brasileiros;
  • boa acessibilidade: uma ferramenta fácil de usar em qualquer dispositivo, como smartphones, tablets e computadores;
  • robustez e confiabilidade: não apresenta vulnerabilidade das informações sensíveis dos compradores e anunciantes;
  • riqueza de informações: entrega descrições que sanem todas as curiosidades do cliente;
  • segmentação clara: permite que o consumidor agilize sua pesquisa filtrando somente os resultados que lhe interessam;
  • portabilidade: oferece uma ferramenta mobile para que os usuários encontrem os seus imóveis em qualquer lugar ou momento, direto do smartphone;
  • autenticidade: possibilita que você alie a identidade visual da sua marca aos imóveis que anuncia.

Por que o Moving Imóveis é um destaque nesse segmento?

Basicamente, por compilar todas as qualidades que acabamos de citar em um único produto digital. Atualmente, o Moving Imóveis é considerado a mais moderna e completa plataforma de anúncios imobiliários online, fundada de olho nas principais tendências tecnológicas.

Aqui, vale lembrar que a plataforma é uma marca subordinada ao Grupo Estadão, que transmitiu toda a sua expertise na robustez dos portais digitais. Hoje, o Moving expõe mais de 800 mil imóveis em seu portfólio digital. Tudo isso com o respeito pela experiência do usuário, que pode inclusive contar com os melhores aplicativos do segmento, disponíveis para Android ou iOS.

Entre os bens anunciados, destacam-se apartamentos, casas, imóveis e terrenos comerciais, em estágio de planta, lançamento ou afins. Para além disso, a plataforma segue expandindo a sua presença no país, reunindo imóveis e compradores de cidades como:

  • Belo Horizonte;
  • Rio de Janeiro;
  • Florianópolis;
  • Porto Alegre;
  • Santo André;
  • Uberlândia;
  • São Paulo;
  • Salvador;
  • Curitiba;
  • Brasília;
  • Canoas;
  • Niterói.

E aí, você gostou dessa jornada que esclareceu como anunciar imóveis no meio digital? Então, não perca a oportunidade de inaugurar as suas unidades nesse segmento, contando com a expertise e a confiabilidade da nossa equipe. Para tanto, acesse o portal e solicite uma avaliação para os seus imóveis!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.