Otimização de imóveis pequenos: saiba aproveitar melhor os espaços!

Otimização de imóveis pequenos: saiba aproveitar melhor os espaços!

Quando o desejo de vivenciar conforto e estilo depende de aproveitar, ao máximo, cada metro quadrado, é hora de traçar estratégias e acionar a criatividade. Com essas duas aliadas, a otimização de imóveis pequenos passa a ser um gostoso desafio.

Você pode enfrentá-los mais facilmente seguindo as dicas que elencamos aqui. Prossiga a leitura e descubra maneiras simples de deixar seu lar mais bonito e funcional!

Planeje a compra de móveis e outros objetos

Quando se mora em um compacto, comprar móveis e elementos decorativos deve seguir um cuidadoso planejamento, para não se arrepender depois.

Isso porque ter móveis pouco funcionais, que não harmonizam entre si ou sejam grandes para o espaço, tende a criar ambientes sufocantes ou pesados.

Então, antes de decidir o que você quer no seu lar, é preciso tirar medidas, pensar em como cada elemento vai se adequar à parte da casa a que se destina e, acima de tudo, ter muita criatividade.

Considerados tais aspectos, essenciais à otimização de imóveis pequenos, nada de pressa: procure as peças certas. Essa concepção, que privilegia o aproveitamento dos espaços, deve anteceder a aquisição de cada mobília e objeto.

Até mesmo a decisão do que manter e descartar, em se tratando de materiais e peças que vêm de outros imóveis — ou não foram compradas por você —, deve ser avaliada sob a ótica da utilidade e do equilíbrio.

Aposte na integração dos ambientes

Em um imóvel onde cada centímetro precisa ser bem aproveitado, conseguir integrar ambientes facilita a circulação e cria sensação de amplitude. Essa integração, que beneficia apartamentos pequenos, não se restringe a eles: é tendência consolidada em qualquer tipo de imóvel.

Assim, usar os locais em conjunto é uma maneira estratégica para facilitar a organização no apartamento, bem como deixá-lo mais arejado. A circulação dentro do imóvel também apresenta um grande ganho.

Outra vantagem ao abrir espaços e utilizar os ambientes em conjunto fica por conta da possibilidade de receber melhor seus convidados. Afinal, sem as separações, sobra mais espaço para reunir o pessoal e desfrutar momentos de descontração.

Garantindo os momentos de privacidade, as portas de correr representam uma solução simples e inteligente. Com elas, bastam alguns segundos e a sala se converte em quarto — e vice-versa.

Prefira eletrodomésticos multifuncionais e compactos

Não dá para pensar a casa sem eles, pois os eletrodomésticos são grandes aliados na rotina. E, justamente por serem grandes — e indispensáveis —, devem ser adquiridos em suas versões multiuso.

Amostra de uma escolha inteligente é optar pela batedeira elétrica, liquidificador e processador de alimentos em um aparelho só. Ainda na cozinha, substituir o tradicional fogão por um cooktop e forno de embutir vai abrir um espaço que pode ser aproveitado de várias maneiras — uma bancada para as refeições, por exemplo.

Geladeira duplex, com filtro de água embutido — que sai geladinha do aparelho — é mais uma das maravilhas para equipar bem a cozinha. Porém, sem entulhar esse ambiente tão especial da casa.

Na lavanderia, ter uma única máquina que cumpra as funções de lavar e secar vai dar lugar a armários organizadores, varais de chão e o que mais a sua imaginação mandar.

Na sala, televisor de embutir dá o tom, ainda mais se você usar como home theater e, assim, dispensar outras aparelhagens de som e imagem. Trocar o desktop por um notebook também ajuda a ter mais lugar livre em casa.

Use móveis versáteis e/ou planejados para otimização de imóveis pequenos

Aqui, os limites são ditados pela sua criatividade, porque as possibilidades são variadas e na medida para cada gosto — e orçamento. Vamos começar pelas peças adaptáveis, que permitem mais de uma forma de utilização.

Sofá-cama

Na modalidade dos versáteis, o sofá-cama é um dos mais conhecidos, seguindo do mais básico às estruturas com mecanismo de montar e desmontar. Ter um desses móveis em casa pode ser a solução na hora de dormir ou quando for preciso acomodar hóspedes.

Cama-baú e armários embutidos

Se a sua ideia é não abrir mão de uma cama, escolha o tipo com compartimento de guardar lençóis, cobertores e outros pertences. Quanto aos armários embutidos, caem bem em qualquer ambiente, comportam imensa quantidade de objetos e não destoam de nenhuma decoração.

Mesa dobrável

As mesas de dobrar portáteis são úteis em diversas ocasiões e, depois de usadas, podem ser acondicionados em pequenos espaços. Elas tanto servem na cozinha como na sala, terraço ou onde mais você quiser e precisar de um apoio.

Prateleiras e nichos

Eles funcionam como suporte para os mais variados objetos, comportam de livros a sapatos, são baratos e fáceis de instalar. Como se não bastassem todas essas qualidades, são excelentes para compor qualquer decoração. Afinal, podem ser posicionados de diversas formas, em praticamente todos os ambientes.

Móveis planejados

Você procura uma loja ou fábrica especializada e encomenda um projeto personalizado, de acordo com a metragem do seu imóvel, a funcionalidade e aparência que você quer dar a ele.

Pensadas para máxima otimização de imóveis pequenos, as peças são fabricadas em múltiplos materiais, padrões e cores. Por isso, oferecem inúmeras alternativas para deixar a casa exatamente como você imagina.

Utilize cores claras, luzes e espelhos

Revestimentos de parede e pisos em tonalidades claras vão conferir sensação de amplitude e leveza à sua decoração. Para evitar que os ambientes pareçam monótonos ou sem personalidade, empregar uma cor mais vibrante em determinada parede compõe contraste e funciona como ponto de atração visual.

Colocar espelhos posicionados em locais estratégicos do imóvel contribui para que ele pareça maior do que é, além de valorizar os cômodos. E, a fim de tudo ficar ainda mais claro e agradável, providencie luzes de acordo com o uso dos ambientes. Dessa maneira, você terá conforto visual compatível com a exigência de cada lugar.

Importante ter em mente que a luz indireta, obtida com luminárias e abajures, é indicada para realçar recantos e elementos da decoração. Já as lâmpadas embutidas podem ser usadas na iluminação dos ambientes sem, entretanto, chamar a atenção.

Como você pôde conferir, não há uma demanda pesada de investimentos financeiros. Para ter sucesso na missão de deixar seu apartamento ou a casa onde você mora prática e bonita, vale mesmo é praticar criatividade.

Uma última dica para a otimização de imóveis pequenos: se você pensa em buscar por um imóvel mais amplo para comprar ou alugar, opte por móveis fáceis de desmontar e remontar, na decoração da atual residência. Assim você não corre o risco de ver peças escolhidas com todo cuidado se estragarem na hora da mudança.

Compartilhe essas dicas nas redes sociais e ajude seus amigos que também querem tornar o lar ainda mais prático e bonito!

Compartilhar: