Perfil do consumidor: como atender a geração millennial?

Perfil do consumidor: como atender a geração millennial?

No mercado imobiliário, os empreendimentos devem ser planejados com a finalidade de atender às expectativas dos variados tipos de compradores. Por isso, é essencial estudar o perfil do consumidor para, dessa forma, garantir que se atinja a cada um deles, e que se obtenha sucesso nas campanhas de vendas.

Atualmente, um público, em especial, tem chamado a atenção do mercado imobiliário: é a geração millennial. Você conhece esse consumidor e o quanto ele se diferencia dos demais? Saiba que essas pessoas têm forte presença na sociedade e merecem um olhar mais apurado. Ficou curioso? Continue essa leitura!

Neste post, vamos falar sobre essa geração e o quanto ela tem influência em determinados lançamentos imobiliários. Confira!

O que é a geração millennial?

Todos conhecem muito bem essa geração. São aquelas pessoas que nasceram entre a década de 1980 e o começo dos anos 2000 — é a chamada geração Y. Trata-se de um grupo composto de indivíduos que viram o início da Internet e de toda a tecnologia que veio junto. Desenvolveram-se em meio às funcionalidades que ela trouxe para o mundo de hoje.

Algumas características dessas pessoas merecem destaque. Entre elas, podemos dizer que são extremamente dinâmicas, têm acesso constante à informação, estão sempre conectadas, são imediatistas e prezam pelo conforto.

Existem, no entanto, dois grandes grupos dentro dessa geração: os old millennials e os young millennials. Ambos merecem destaque, pois tiveram infância e adolescência, apesar de ser em períodos distintos, em meio à tecnologia. Confira as características de cada um desses sub-grupos!

Old millennials

  • Infância e adolescência desse grupo ocorreu nos anos 90 e não cresceram em meio à internet;
  • vivenciaram a crise econômica;
  • geralmente, são mais otimistas, flexíveis e colaboram com mais facilidade;
  • suas maiores preocupações estão relacionadas a conseguir um bom emprego, comprar uma casa, viajar para outros países e voltar a estudar.

Young millennials

  • infância e adolescência desse grupo foi nos anos 2000, ou seja, nasceram em meio à internet, nunca conheceram um mundo sem ela;
  • são mais impacientes;
  • o maior sonho é ter um diploma de nível superior.

O que os une?

Na verdade, todos são millennials. O que os une é, essencialmente, a conexão constante com a internet, além de enxergar a cultura como o principal meio de educação.

Quais as principais estratégias para vender para a geração millennial?

Tendo em vista que se trata de uma geração ligada à tecnologia, os investimentos em conteúdos digitais para atrair esse público são fundamentais para algumas estratégias.

Use e abuse das novas tecnologias

Se a geração millennial ama a tecnologia e já não consegue viver sem ela, faça o mesmo. Utilize recursos tecnológicos para atraí-la e conseguir seus objetivos de conquistar seu cliente. Uma dica é evitar o contato telefônico: geralmente, essas pessoas pouco utilizam o telefone, esse tipo de público é totalmente digital e os aplicativos são o meio de contato mais eficaz para conquistá-lo.

Para isso, utilize os diversos apps de mensagens disponíveis, como WhatsApp, Telegram, Messenger, entre outros. Assim, ele só atenderá quando puder e você evitará ser inconveniente ao contatar seus clientes a todo instante.

Para a geração Y ou millennial, o smartphone tem outra função, e exclui o uso do telefone. O aparelho é utilizado para navegação, bem como na interação com as pessoas por meio das redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, entre outras.

Por isso, utilize esses caminhos para divulgar seus imóveis para essa geração. Faça anúncios para publicar nas suas redes sociais.

Identifique as preferências desse público

Como qualquer abordagem para vender ou alugar imóveis, conhecer bem o perfil do consumidor é essencial. Esse público tem algumas exigências, veja as principais:

  • respostas rápidas às suas questões: acostumados à tecnologia desde sempre, eles querem respostas rápidas para suas questões;
  • localização: fazem questão de locais acessíveis para não perderem tempo com nada;
  • infraestrutura urbana: importante para que tudo seja resolvido prontamente;
  • integração da tecnologia: quanto mais uso da tecnologia melhor, essa integração agiliza o dia a dia;
  • plataformas digitais: quando usadas para vendas de imóveis, economizam parte do tempo do consumidor, devido à quantidade de informação disponibilizada.

Como atender à geração millennial?

Com uma presença enorme na sociedade e representando uma grande fatia do público consumidor, satisfazer a geração Y com ofertas de imóveis que atendam às suas expectativas é fundamental para o sucesso nas vendas. Por isso, um atendimento diferenciado é essencial para atraí-lo.

O atendimento a esse consumidor deve ter por objetivo focar suas necessidades com serviços online caprichados. Veja o que a geração millennial prioriza:

  • é imediatista e não gosta de esperar por informações, deseja tê-las sempre rapidamente;
  • está sempre conectada e, por isso, tem amplo acesso a tudo que desejar, como comparação de preços de produtos e serviços;
  • curiosa, está sempre aberta a coisas novas, e a sustentabilidade é assunto recorrente no seu dia a dia. Tem grande preocupação com essa questão, valorizando empresas que também pensem no meio ambiente;
  • gosta de um tratamento pessoal nas relações de negócios, de se sentir importantes, e não ser tratado como número.

Como efetivar esse atendimento a eles?

Algumas dicas de atendimento devem ser praticadas para melhores resultados com esse público. Veja!

Ofereça agilidade no atendimento

Pular etapas e desburocratizar o atendimento é importante. Assim, ser o mais direto possível e ter respostas prontas para seus questionamentos é a melhor forma de mantê-los interessado, pois para eles, tempo é fundamental.

Tenha canais de autoatendimento

Essa exigência da geração millennial é bem característica, já que são hiperconectados e tudo que puder ser feito online é apreciado. Como todos também fazem questão de se manter online, torna-se mais simples montar uma estrutura. Sendo assim, esteja presente nas redes sociais, conecte por email-marketing, use apps e tudo mais que facilite o contato com seus clientes.

 Humanize o atendimento

Colocar-se no lugar do outro no contato com o cliente humaniza o atendimento e isso todas as gerações apreciam. Isso significa compreender os problemas do outro e oferecer as melhores soluções.

Como você conferiu neste artigo, o perfil do consumidor da geração millennial é exigente e representa a maior fatia do mercado — geralmente, são adultos jovens e estabilizados financeiramente. Conhecer e agradar essas pessoas pode garantir muito sucesso nos negócios.

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1 Comentário

  1. É MUITO IMPORTANTE CONHECER O CLIENTE DAR SEMPRE UM FEEDBACK E ACIMA DE TUDO TER EMPATIA COLOCANDO AS VONTADES DELES ACIMA DAS NOSSAS.

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