8 dicas de como pesquisar imóveis e encontrar boas opções

8 dicas de como pesquisar imóveis e encontrar boas opções

Não há como negar que a internet facilitou muito nossa vida, não é mesmo? Em tudo, seja para fazer compras, seja para trabalhar, para obter qualquer tipo de informação e até pesquisar imóveis para compra ou locação. Há algum tempo, tínhamos que fazer peregrinações em vários imóveis até achar aquele que realmente nos interessasse.

Hoje, porém, as coisas mudaram muito e para melhor. Perde-se menos tempo, visto que pela internet é possível encontrar portais imobiliários que, além de nos direcionar para o que queremos, ainda nos dão uma noção de como realmente é o imóvel, por meio de fotos bem definidas. A partir daí, já é possível uma visita mais segura, com informações mais consistentes.

Neste post, vamos dar sugestões de como pesquisar imóveis e encontrar opções que lhe agradem. Veja!

1. Não se baseie apenas em fotos

Muitas vezes, as fotos podem ser lindas, mas, por apresentar apenas os aspectos positivos do imóvel, você acabará fazendo a visita sem necessidade. Afinal, os detalhes negativos são omitidos e você só saberá após a visita, ou seja: tempo perdido.

Ao visitar o imóvel, verifique o que não consta nas fotos, como as condições das instalações hidráulicas, elétricas, se há vazamentos e se a vizinhança é agradável. Essa informação só poderá ser obtida por meio de conversas com moradores do local.

2. Faça mais de uma visita em horários diferentes

Existem locais barulhentos em alguns momentos do dia. Para saber sobre isso, só fazendo esse tipo de pesquisa. Afinal, você fará um investimento e tudo deve ser checado para que não ocorram arrependimentos posteriores.

Além disso, visitas em horários variados vão fazer com que você tenha uma noção das condições do local. Se há escolas que obstruem as ruas ao redor, se o trânsito é normal ou tumultuado, entre outros problemas que podem atrapalhar o dia a dia.

Nessas visitas, verifique também como é o local, se há boa oferta de transporte, se o comércio vai atender às suas necessidades, se há escolas, igrejas e tudo que você possa julgar importante na região onde deseja morar.

3. Analise o anúncio com atenção

Se interessou pelo imóvel online, mas na realidade não era aquilo tudo? Para evitar esse tipo de situação, busque analisar bem o anúncio. Ter atenção a tudo é fundamental para não levar gato por lebre.

Geralmente, junto às fotos, vêm as descrições que detalham os locais e os espaços da residência. Por isso, antes da visita, informe-se sobre as dimensões dos ambientes.

Fique de olho, pois esse recurso é muito utilizado por quem deseja vender uma propriedade. Por meio de fotos, é possível fazer com que o local pareça ser maior do que verdadeiramente é para atrair mais interessados.

4. Verifique a localização exata

Cheque a localização real do imóvel. É comum que determinados prédios estejam inseridos nos anúncios em bairros mais valorizados, mas, na verdade, algumas ruas o distanciam. Isso tem por objetivo agregar valor ao imóvel. Não caia nessa, verifique bem a localização da residência.

É comum, também, que o proprietário inclua seu imóvel em um endereço mais valorizado para atrair mais compradores. Fique atento.

 5. Confirme o valor do imóvel

O mais importante, antes de começar a pensar em qualquer negócio, é saber seu valor. De nada adianta você se interessar por uma propriedade, se ela não couber no seu bolso, certo? Dê mais credibilidade a anúncios que, de cara, já informem o valor do imóvel.

Mas saber via internet não conta muito: informe-se e confirme o valor por telefone ou por e-mail, antes de fazer a visita e perder seu tempo precioso. A explicação para isso é que nem todos os proprietários submetem seu imóvel à vistoria de um corretor antes de anunciar sua propriedade e muitos colocam o preço que acreditam que ele valha.

Uma boa dica para evitar esse tipo de situação é saber o valor do metro quadrado da região que você deseja morar. Isso, além de oferecer uma noção real do valor do imóvel que deseja comprar, dará argumentos para negociação.

6. Informe-se sobre a seriedade do site

Hoje, existem muitos portais imobiliários com o objetivo de ajudar a encontrar imóveis online. No entanto, como em qualquer setor, há aqueles menos confiáveis. Por isso, antes de escolher um deles, verifique sua credibilidade no mercado imobiliário.

Uma dica é fazer uma pesquisa em sites de defesa do consumidor para saber se existem reclamações sobre determinada página. Isso é uma grande ajuda para quem deseja fazer um negócio que envolve um grande investimento.

No entanto, analise a situação: não é porque uma pessoa fez uma reclamação que significa que o site não é sério. Verifique a solução do problema, isso é muito importante.

7. Recorra a sites com ferramentas de busca avançada

Em sites ou portais imobiliários, existem ferramentas que ajudam o consumidor a encontrar o que querem com mais facilidade. Geralmente, são sites organizados e com uma boa usabilidade, tornando a experiência de busca mais simples para o consumidor.

As ferramentas permitem que o usuário possa selecionar as opções de imóveis por preço, tamanho, número de quartos e bairro, por exemplo. Isso economiza tempo, tornando a busca mais rápida.

8. Confirme a veracidade das informações dadas pelo corretor

Infelizmente, nem todos são confiáveis. Se a negociação com o vendedor ocorreu de forma positiva, tudo a contento, mesmo assim, certifique-se. Vá ao Cartório de Registro de Imóveis e veja se as informações dadas pelo vendedor conferem, como dono da propriedade e outros dados importantes acerca do registro.

Muitas situações podem ocorrer se você não se prevenir, como descobrir após a negociação que o imóvel está em um inventário e outras situações bem desagradáveis. Por isso, não se esqueça desse cuidado.

Se você precisa de ajuda para pesquisar imóveis para locação ou compra, conte com o Moving Imóveis — que tem o objetivo de ajudar as pessoas a encontrar a sua moradia nova. Trata-se de uma plataforma digital completa de compra, venda e aluguel de imóveis.

Ficou interessado em conhecer essa solução que vai ajudar você a encontras o imóvel ideal? Então, entre agora mesmo no Moving e comece a fazer as suas pesquisas!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.