Por que investir em treinamento de vendas para sua imobiliária?

Por que investir em treinamento de vendas para sua imobiliária?

Você investe em sua equipe de corretores? Sabia que um bom treinamento de vendas é uma das estratégias que pode garantir resultados surpreendentes? Por isso, essa medida vem sendo cada vez mais utilizada e valorizada por empreendedores de sucesso.

No setor imobiliário não é diferente e, com a concorrência acirrada, um bom atendimento pode ser o diferencial que o seu negócio precisa. Promover treinamentos que tragam capacitação e novos conhecimentos aos seus colaboradores, além de potencializar as vendas, estimula o engajamento.

O objetivo deste post é mostrar a importância de se treinar a equipe de vendas imobiliárias, além de explicar como preparar um treinamento eficiente e bem direcionado. Continue lendo e veja os benefícios dessa prática para a empresa!

Por que oferecer treinamento de vendas no ramo imobiliário?

Para melhorar o desempenho geral de uma imobiliária e alcançar os resultados almejados, é primordial que a equipe de vendas esteja em sintonia e preparada. É importante que os colaboradores, por meio do treinamento, melhorem seu desempenho. Os profissionais de vendas, quando bem treinados, são mais seguros em seus argumentos e técnicas de convencimento.

Os desafios do mercado imobiliário podem ser vencidos de um modo mais confiante, se os profissionais estiverem por dentro das tendências e novidades comerciais. Além de treinar as técnicas existentes, é preciso inovar, investindo em novos conceitos de vendas, para fazer da jornada do cliente uma experiência única e enriquecedora.

Os corretores devem desenvolver habilidades técnicas sem, contudo, deixar as comportamentais de lado. Uma boa negociação, principalmente quando envolve investimento na casa própria ou a aplicação do dinheiro, com objetivo de rendimento, requer domínio e conhecimento específicos — particularidades do segmento, mercado financeiro de investimentos e dom da oratória.

As pessoas são diferentes, assim como suas necessidades e trajetórias. Assim, para alinhar essas diferenças aos propósitos da empresa, é preciso juntar todos em um mesmo espaço e estabelecer uma forma diferenciada de conduzir as vendas com foco em resultados, e isso é treinamento.

Como planejar um treinamento de vendas imobiliárias?

Um bom treinamento de vendas exige planejamento — caso contrário, pode não apresentar os efeitos desejados. Para ajudar, trouxemos algumas ideias para você levar em conta, na hora de desenvolver a capacitação dos seus funcionários!

Considere o perfil da equipe

É certo que o objetivo principal do treinamento de vendas é fazer com que a equipe tenha um desempenho acima da média. Mas, para isso, é preciso conhecer melhor o perfil dos profissionais envolvidos.

Isso quer dizer que, para conseguir melhorar a performance comercial da empresa, você deve saber, antes, do que o seu time é capaz e como os corretores se comportam, para não impor metas arrojadas e inalcançáveis a pessoas que não estejam, minimamente, preparadas.

Escolha o tipo de treinamento

Quais habilidades e competências você deseja atualizar ou desenvolver em seu time de vendas? Esse entendimento é muito importante para definir se o treinamento terá foco no comportamento, no conhecimento técnico ou jurídico, por exemplo.

Para uma abordagem completa e exploração dos pontos mais complexos, determinar, ainda no planejamento, o escopo do treinamento vai ajudar a extrair dos colaboradores melhores ideias e sugestões de aplicação, na prática.

Defina o formato

O que é melhor, um treinamento presencial, online ou híbrido? Para tomar essa decisão, considere o tempo que seus colaboradores permanecem dentro da empresa e se é possível reunir todos, ao mesmo tempo.

Em cada empresa, o perfil corporativo e da equipe são determinantes para o formato de treinamento. Enquanto há grupos que se comportam bem e aprendem a distância, outros precisam do contato e da presença para simularem o atendimento ao cliente.

Apresente vídeos online

Seja no treinamento remoto ou presencial, use e abuse dos vídeos online que apresentam cases de sucesso, exemplos e simulações de vendas — bem e mal sucedidas — até porque os vídeos são dinâmicos e rápidos, o que favorece a rotina acelerada de uma imobiliária.

Atente-se às informações do treinamento

Tenha cuidado com o conteúdo do treinamento, para que as informações repassadas façam sentido e sejam, de fato, aplicáveis no trabalho dos corretores. A clareza e a objetividade são pontos altos essenciais para uma capacitação bem recebida e produtiva.

Quais são os benefícios alcançados com esse tipo de treinamento?

Quando se oferece treinamento à equipe de vendas, os benefícios podem ser percebidos em médio e longo prazos. Veja o que sua imobiliária tem a ganhar, ao capacitar o time de corretores!

Melhora a produtividade

O principal objetivo de se investir em treinamento de vendas é melhorar a produtividade, ou seja, trazer mais resultados positivos e concretizações nas negociações — nas imobiliárias, metas e resultados são cobrados e devem ser atingidos rapidamente. Se sua intenção é aumentar o número de clientes, será preciso uma produtividade maior, por parte de seus funcionários.

Isso, geralmente, é obtido por meio de treinamento, no qual eles se tornarão capazes de atender a um público maior e certeiro, alcançando melhores resultados. Ao treinar seus colaboradores, é possível desenvolver habilidades que, muitas vezes, nem eles próprios conheciam, melhorando seu desempenho.

Durante o treinamento, é possível desenvolver, por exemplo, técnicas para melhorar a capacidade de comunicação e a autoconfiança — fatores extremamente importantes no processo de venda. Saiba que o investimento em treinamentos tem um retorno certo, aumentando a lucratividade da empresa. Seus corretores, certamente, passarão a concretizar mais negócios e sua empresa só ganhará com isso.

Vence a concorrência

Atualmente, em qualquer setor comercial, existe a temida concorrência. Você sabia que o bom atendimento pode ser um grande diferencial? Verdade! Pode ser o fator que levará o cliente a optar por sua imobiliária. É por isso que empreendedores de sucesso investem pesado em treinamento de vendas.

Algumas empresas já carregam esse hábito na marca e ganham o mercado por isso — empresas que atendem bem seus clientes são bem-vistas e ganham notoriedade no segmento. Afinal, quem não gosta de ser bem atendido, não é mesmo? Quantos lugares já chamaram sua atenção pelo bom atendimento? Ou mesmo que você deixou de frequentar pelo mau atendimento? São aspectos de extrema importância na captação de clientes.

Corretores com melhor desenvoltura e bem treinados conseguem lidar melhor com os percalços da profissão, pois estão preparados para um atendimento mais diferenciado e personalizado. O resultado chega por meio de clientes satisfeitos e fidelizados.

Motiva os colaboradores

Vários fatores podem contribuir para desmotivar uma equipe, como momentos difíceis no mercado imobiliário, insatisfação salarial, baixa produtividade, entre muitos outros, por isso, motivar — sobretudo em tempos de crise — é essencial. Mas, como fazer isso? Você sabia que empresas que investem em seus funcionários estão também os motivando para um desempenho melhor no trabalho?

O colaborador que percebe que a empresa vê potencial e valoriza sua equipe, certamente, vai querer corresponder na produtividade. No aspecto motivacional, o treinamento de vendas pode contribuir muito, considerando que o funcionário entenderá que, além de aprimorar as existentes, ganhará novas habilidades.

Aproxima o colaborador do cliente

Conquistar o cliente é uma etapa importante da venda no setor imobiliário. Nos treinamentos de venda, esse lado é bastante valorizado, já que, quanto mais o vendedor souber o que seu cliente quer, mais fácil será a análise que terá de fazer para chegar até ele. Isso facilita e torna o trabalho mais produtivo.

Os profissionais que já passaram pela experiência de treinamento de vendas asseguram que é enriquecedor, contribuindo para torná-los mais seguros no que fazem, gerando melhores resultados e os motivando para o trabalho.

Retém talentos

Quando um funcionário recebe treinamento, consequentemente, ele se sente valorizado e mais motivado para o trabalho — como mencionamos acima. Por esse motivo, as empresas visionárias investem muito em treinamento, pois é uma forma de reter talentos que ainda não foram lapidados.

A capacitação dos colaboradores é fundamental, pois, o treinamento vai, na verdade, potencializar as habilidades de sua equipe, bem como apresentar outras formas de aumentar seu desempenho em cada venda. Se seu corretor se mantiver muito tempo desmotivado, certamente, buscará por empresas que o valorizem ou que o estimulem a produzir mais. Por isso, dedique-se a essa estratégia e não perca nenhum talento.

Melhora o relacionamento entre os colaboradores e a empresa

Após um bom treinamento, o relacionamento entre os colaboradores e a imobiliária melhora muito, assim como o relacionamento entre os colaboradores novos e os antigos. Todos saem mais estimulados, e o trabalho em equipe passa a ser visto com um novo olhar — uma vez que, em grupo, as chances de se conquistar bons resultados aumentam, expressivamente.

Nada melhor que um trabalho em sintonia e com comprometimento, para que ele gere mais benefícios a todos os envolvidos. O ambiente de trabalho agradável e colaborativo reflete nos clientes, que percebem quando os profissionais estão felizes e satisfeitos em seu trabalho.

A venda de imóveis é um processo longo e exige conhecimento. Sendo assim, o bom corretor de imóveis deve conhecer todas as etapas do processo, o perfil do cliente, entre outros fatores para concretizar uma negociação. Tudo isso só é possível por meio de capacitação, e fica ainda melhor quando a empresa disponibiliza para seus colaboradores treinamento de vendas.

Os benefícios que listamos acima são bons argumentos? Eles são convincentes sobre a importância de se investir em treinamento para sua equipe de corretores? Os cursos podem ser em módulos e capacitar seus funcionários em todas as etapas de uma venda.

Afinal, o treinamento de vendas é uma ótima oportunidade de apresentar ao time de corretores e demais profissionais da área comercial, as diversas técnicas que podem ser utilizadas para encantar, manter a satisfação dos clientes e fechar bons negócios.

Se você gostou deste artigo sobre treinamento de vendas, que tal aproveitar a visita em nosso blog para saber como motivar sua equipe de vendas e aumentar o faturamento da sua imobiliária!

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