portabilidade de crédito

Como a portabilidade de crédito pode ser usada ao financiar imóveis?

Quem já teve necessidade de solicitar um empréstimo, sem ter a certeza de que vai conseguir arcar com os juros cobrados ao longo das parcelas mensais, já sabe o quão estressante é essa situação. Mas, há diversas formas de negociar as suas dívidas no banco, e a portabilidade de crédito é uma das melhores.

Para você que deseja pagar parcelas e taxas de juros mais acessíveis, a portabilidade de crédito é uma prática que oferece condições mais justas para quitar as dívidas e economizar com o financiamento de imóveis.

Quem disse que comprar um imóvel financiado necessariamente significa arcar com diversas parcelas nos próximos anos? Prossiga com a leitura deste artigo e descubra o que é a portabilidade de crédito, para entender como ela pode te ajudar ao financiar imóveis. Confira a seguir!

O que é a portabilidade de crédito?

Você pode, e deve, buscar condições melhores para manter a saúde financeira em dia e se livrar de prestações pesadas em sua conta bancária. Então, é importante saber o que significa a portabilidade de crédito, a fim de entender como ela pode te ajudar em diversos processos.

Ao solicitar um empréstimo de qualquer valor ou financiar um imóvel, é como se você estivesse pedindo um dinheiro emprestado ao banco, o que resulta em parcelas com juros a serem cobrados por esse “aluguel” nos meses posteriores. Para que o banco consiga lucrar com os empréstimos, ele faz cobranças de valor mais alto, podendo prejudicar o controle financeiro de algumas pessoas.

Com o objetivo de melhorar as propostas de pagamentos e gerar competitividade entre as instituições financeiras, o Banco Central do Brasil criou a portabilidade de crédito em 2013, permitindo que o consumidor transite entre as opções mais viáveis, de acordo com as suas condições atuais.

Como funciona a portabilidade de crédito?

Por meio da portabilidade de crédito, o consumidor pode transferir o financiamento imobiliário de uma instituição financeira para outra, buscando condições mais vantajosas. Para isso, é preciso se atentar ao valor da parcela, os custos adicionais com cartório, a diferença nas taxas de juros e as possíveis cobranças de tarifas.

Assim, em vez de ficar “preso” às taxas fixadas do contrato de negociação do imóvel, é possível economizar, livrar-se das altas taxas de juros e escolher uma opção mais viável para o seu bolso. Ao solicitar a portabilidade de crédito, você pode conseguir um prazo maior para efetuar o pagamento ou juros menores.

A solicitação de portabilidade de crédito pode ser efetuada diretamente na instituição da migração, com o envio dos documentos exigidos, dentro do prazo estabelecido. Normalmente, as instituições mostram comparativos de valores para facilitar a escolha e diminuir os processos burocráticos.

ofertas mitre

Como a portabilidade de crédito pode ser usada no financiamento de imóveis?

Assim como mudar de banco é possível, solicitar a portabilidade de crédito a qualquer momento também é um direito de todo cidadão, mas é necessário ter alguns cuidados para garantir que você vai realmente escolher a melhor opção, antes de realizar a portabilidade da dívida.

A compra de um imóvel é sempre um passo muito importante na vida das pessoas, mas financiar um bem é assumir um compromisso financeiro de longo prazo. Então, atenta-se para as possibilidades de obter juros menores é crucial para adquirir menos dívidas. Confira, a seguir, o que é possível fazer para ter mais acertos em sua negociação.

Solicite todas as informações necessárias

Para economizar de verdade e reduzir dores de cabeça ou arrependimentos, é preciso estar por dentro de todas as informações da instituição financeira. Então, é recomendável pedir alguns documentos antes de concluir a operação de portabilidade do financiamento, como:

  • cópia do contrato atual;
  • saldo devedor atualizado;
  • data do último vencimento da operação.

Faça simulações para saber qual é a opção mais vantajosa

Para saber qual é a opção mais vantajosa na hora de solicitar a portabilidade de financiamento de imóvel, é indicado simular os valores e comparar as opções disponíveis, levando em conta não somente as taxas de juros, mas também a correção monetária. Normalmente, as plataformas de crédito facilitam esse processo, a fim de ajudar o consumidor a decidir.

Saiba quanto tempo é preciso aguardar depois de fazer o pedido

Após fazer o pedido de portabilidade com o gerente da instituição financeira, a própria instituição entra diretamente em contato com a que fez o contrato original para solicitar as informações do financiamento, que, normalmente, são enviadas em até cinco dias úteis. Caso a instituição original se recuse a aceitar o pedido de portabilidade, o cliente deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor e registrar uma reclamação no Banco Central.

Entenda como funciona o processo efetuado pelo banco

Depois de pesquisar quais são as opções mais viáveis e escolher o banco para solicitar a portabilidade de crédito, a instituição original deve enviar as informações, para que a nova conclua a operação. Por meio de uma Transferência Eletrônica Disponível (TED), o banco quita os débitos do cliente em conjunto com a primeira instituição, que deve remeter o documento de efetivação da portabilidade à nova instituição em até dois dias úteis.

Quais são os outros cuidados que você deve ter ao solicitar a portabilidade de crédito?

Além das dicas citadas anteriormente, é preciso prestar atenção em outros fatores para aproveitar melhor as vantagens e economizar com mais segurança. Entre eles, estão:

  • converse com os gerentes de várias instituições financeiras;
  • faça uma pesquisa de todas as possibilidades de portabilidade de crédito;
  • peça ajuda para especialistas em financiamento imobiliário;
  • compare o Custo Efetivo Total de todas as propostas, antes de escolher;
  • pesquise tudo sobre o novo banco escolhido, pois ele será responsável pelo processo;
  • negocie todos os custos da portabilidade com a nova instituição.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender o que é a portabilidade de crédito e como essa opção pode ajudar na economia de custos ao financiar um imóvel.

Curta a nossa página no Facebook para acompanhar mais posts como esse e ficar por dentro de todas as novidades!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.