Pós-venda em imobiliárias: 3 benefícios para o relacionamento com o cliente

Pós-venda em imobiliárias: 3 benefícios para o relacionamento com o cliente

Mês das Mães

Depois que o contrato é assinado, muitos corretores e empresas pensam que o trabalho acabou, contudo, não é bem assim que deve ser. A pós-venda em imobiliárias é uma estratégia de extremo valor para fidelizar o cliente.

Com as negociações em fase final, burocracia ajustada, comissão paga e a entrega das chaves consumada, é comum pensar que o relacionamento com o comprador ou locatário chegou ao fim. No entanto, vamos mostrar para você que ainda é possível garantir que essa pessoa volte a fazer negócios com a sua imobiliária.

Neste texto, você vai aprender como funciona o pós-venda no setor imobiliário e quais são as principais estratégias que trazem resultados positivos para os negócios! Vamos começar?

O que significa a pós-venda no contexto de imobiliárias?

Um corretor ou uma empresa do setor imobiliário não deve aparecer na vida de um locatário ou comprador apenas na hora de fechar um negócio. É preciso ser uma referência para esse possível cliente em todos os momentos.

A pós-venda, nesse contexto, implica nas ações realizadas depois que a negociação já foi finalizada, ou seja, demonstrar ao cliente a sua importância e a preocupação da imobiliária em atender a todas as suas necessidades, mesmo após a validação de um contrato.

Isso significa manter contato, enviar mensagens, disponibilizar referências de possíveis profissionais que podem ser necessários em caso de reformas ou problemas e tudo o que envolve a permanência do comprador ou locatário no imóvel.

Existem dois exemplos de pós-venda em imobiliárias e classificamos as duas definições para você escolher qual é a melhor opção para os seus clientes:

Ativo

Nessa opção, a imobiliária é responsável por entrar em contato com o comprador ou locatário após a negociação para perguntar sobre a sua satisfação em relação ao contrato, imóvel, possíveis sugestões e melhorias necessárias para um atendimento ainda melhor.

Uma opção válida para esses casos é que durante esse contato o profissional pergunte ao cliente se ele tem interesse em receber mensagens e ligações sobre promoções, descontos e informações importantes a respeito do contrato.

Receptivo

Diferente do ativo, nessa categoria, a imobiliária apenas disponibiliza diferentes meios de contato de fácil acesso, como redes sociais, telefones e e-mail para que o cliente consiga se comunicar rapidamente em caso de situações inesperadas, sugestões ou elogios.

Quais são os benefícios da pós-venda em imobiliárias para as futuras negociações?

Agora que você já entende o conceito do termo, separamos uma lista com as principais vantagens dessa estratégia para a melhoria do relacionamento com os clientes.

1. Fidelização

Ao oferecer o suporte necessário para que o comprador ou locatário tenha boas experiências mesmo depois da negociação, a imobiliária garante que esse mesmo cliente sinta segurança na hora de voltar a fazer negócios com a sua empresa.

2. Promoção gratuita

Um cliente, quando é fidelizado e vivencia uma boa experiência de negócios com uma imobiliária, tende a fazer uma divulgação espontânea sobre a empresa. Essa pessoa pode comentar sobre as vantagens e elogiar o atendimento recebido para amigos, familiares, colegas de trabalho etc.

Essa promoção espontânea pode trazer mais resultados que o esperado, uma vez que é comum confiar mais na indicação de pessoas em que você confia do que em publicações patrocinadas ou outros meios de propaganda.

3. Referência no mercado

Ao somar negócios que proporcionem boas experiências aos clientes junto com um marketing de relacionamento positivo, onde os compradores e locadores transmitam os benefícios de negociar com você, a sua imobiliária conquista espaço entre as concorrentes.

Conquistar o posto de referência entre a concorrência é um benefício surpreendente para qualquer empresa, sendo assim, trabalhar para alcançar esse objetivo inclui investir em uma pós-venda de qualidade na sua imobiliária.

Quais são as melhores estratégias de pós-venda para imobiliárias?

Entender o conceito e os benefícios proporcionados por essas táticas não foi tão difícil, correto? Sendo assim, preparamos uma lista com as principais dicas que você deve seguir para colocar em prática esses recursos que vão proporcionar os resultados esperados!

E-mail marketing

Enviar conteúdos sazonais com assuntos relevantes para o interesse do comprador ou locatário é uma ótima maneira de demonstrar que, mesmo após o negócio, a imobiliária ainda se preocupa com o relacionamento e o bem-estar do cliente.

Devemos ressaltar que os envios devem ser sazonais, sendo assim, nada de enviar dezenas de e-mail marketing para lotar a caixa de entrada do cliente. Produza matérias interessantes sobre decoração, reformas, regras e leis para mudanças, etc.

SMS marketing

Manter contato com o comprador ou locatário por mensagem também traz resultados positivos para a fidelização pós-venda em imobiliárias. Esse meio de contato aproxima os relacionamentos, transformando a negociação em algo mais informal e fazendo com que o cliente tenha um número de referência em casos de emergências ou dúvidas.

Follow-up

Essa expressão, quando usada em imobiliárias, significa desenvolver um acompanhamento. Ou seja, a empresa precisa prestar todo o suporte para que a estadia do comprador ou locatário no imóvel seja boa o suficiente para que essa pessoa volte a negociar novos locais no futuro.

O follow-up pode ser efetuado por profissionais da área de marketing e corretores, priorizando o bom atendimento e demonstrando a importância desse cliente para a imobiliária.

Profissionalismo

Além de todas as dicas acima, existe uma estratégia infalível para as imobiliárias que desejam crescer no mercado e melhorar o relacionamento com os seus clientes por meio da pós-venda.

O profissionalismo e a ética, duas posturas essenciais para demonstrar ao público-alvo que se trata de uma empresa séria, comprometida com as necessidades dos clientes e que busca diariamente as melhores soluções para os seus compradores e locatários.

Mantenha os acordos, disponibilize profissionais para atendimentos em horários diversificados e ofereça apenas as melhores opções para os clientes. Com isso, a imagem da imobiliária só vai crescer e se destacar entre a concorrência, atraindo novos contratos e vendas, gerando lucros e resultados positivos.

Ao fim deste texto, podemos notar que a pós-venda em imobiliárias é uma das melhores estratégias para conquistar e fidelizar os clientes que já fecharam negócios, mas que podem vir a precisar novamente dos serviços da sua empresa.

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